Fifa vai remodelar indenização repassada a clubes formadores

A Fifa deu início a uma pesquisa com todos os clubes filiados a suas federações nacionais, visando revisar os valores de compensação repassados a clubes formadores. Até o dia 31 de maio de 2021, todas as agremiações do mundo devem fornecer, obrigatoriamente, informações sobre suas receitas e o financiamento destinado às categorias de base.

FIFA fará alterações nas negociações (Foto: Divulgação/FIFA)

A entidade irá instaurar o “Training Compensation 2.0” (ou, em português, Compensação por Treinamento 2.0), uma remodelação do atual programa de indenização por formação. A previsão para seu funcionamento total é julho do ano que vem, mas a data ainda não foi confirmada. Na prática, equipes de menor porte que investem na formação poderão ganhar uma compensação maior. Isso impedirá que um jogador saia livre para outro clube sem que o atual receba grana alguma. A iniciativa tem aval positivo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A compensação por treinamento não é a mesma coisa que o mecanismo de solidariedade, que recompensa todos os clubes com qual o atleta teve vínculo entre seus 12 e 23 anos. Parte do valor da transação vai para o clube formador, com teto de 5%.

Deixe sua opinião

É futebol de base? Então nada escapa dos meus olhos, seja no Brasil ou no exterior.
Loading...