Confira o Guia DaBase do Brasileirão Sub-20 2024

A categoria sub-20 do futebol brasileiro de base terá seu primeiro grande campeonato nacional no início de abril. O Brasileirão Sub-20 retoma o formato de anos anteriores, com mais jogos e oportunidades para a garotada brilhar e saltar para o profissional.

Após dois anos utilizando um formato diferente, com dois grupos e menos datas na primeira fase, a CBF retornou ao sistema de anos passados, possibilitando que todas as equipes se enfrentem e deem mais rodagem ao elenco. Confira as datas abaixo:

Primeira Fase: 02 de abril a 21 de agosto

Quartas de Final: 27, 28 ou 29 de agosto

Semifinal: 11 de setembro

Finais: 21 e 28 de setembro

FORMATO DE DISPUTA

O Brasileirão Sub-20 contará com os 20 times melhor posicionados no Ranking de Clubes da CBF. Sem novidades em relação aos participantes de 2023, os clubes se enfrentam em turno único, com os oito melhores avançando ao mata-mata.

Nas quartas de final, assim como as semifinais, os duelos serão disputados em partida única, com cruzamentos olímpicos (1º x 8º, 2º x 7º, e assim em diante), mando de campo do time de melhor campanha e disputa de pênaltis em caso de empate no tempo normal.

As finais, por sua vez, serão realizadas em jogos de ida e volta e com disputa de pênaltis em caso de empate em pontos ganhos e saldo de gols.

HISTÓRICO 

Esta será a 10ª edição do Brasileiro Sub-20 realizada pela CBF. Entre 2015 e 2018, o torneio tinha quatro grupos de cinco times cada na primeira fase, além de novas chaves na segunda fase antes das semifinais e finais – com exceção do ano de estreia, no qual não houve semifinais. Entre 2019 e 2021, a primeira fase era disputada em pontos corridos e turno único, além do mata-mata a partir das quartas de final. Em 2022 e 2023, foram adotados dois grupos de dez times na fase inicial.

O Brasileirão Sub-20 também teve nove edições realizadas pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), entre 2006 e 2014. O Cruzeiro conquistou três títulos, enquanto Grêmio e Internacional levantaram duas taças. América-MG e  Corinthians, por sua vez, foram campeões uma vez cada.

Em nove anos de chancela da CBF, somente Flamengo e Palmeiras conquistaram o bicampeonato: os paulistas levaram a taça em 2018 e 2022, enquanto os cariocas faturaram em 2019 e 2023. Além disso, o Verdão é o único campeão que também já foi vice, alcançando as finais de 2019 e 2023. Corinthians e Vitória já chegaram a duas decisões, mas nunca ficaram com o título.

Na última edição, o Rubro-Negro foi campeão batendo o Palmeiras na final, em casa. Após o empate por 0 a 0 no tempo normal, a equipe levou a melhor nos pênaltis, por 3 a 2. Foram dez vitórias, um empate e três derrotas, 26 gols marcados e 16 sofridos.

2015 – Fluminense

2016 – Botafogo

2017 – Cruzeiro

2018 – Palmeiras

2019 – Flamengo

2020 – Atlético-MG

2021 – Internacional

2022 – Palmeiras

2023 – Flamengo

TABELA DA 1ª RODADA

Botafogo x Grêmio

São Paulo x Athletico-PR

Corinthians x Fortaleza

Cuiabá x América-MG

Goiás x Flamengo

Red Bull Bragantino x Atlético-MG

Bahia x Atlético-GO

Internacional x Santos

Ceará x Palmeiras

Cruzeiro x Fluminense

Confira o guia completo abaixo:

AMÉRICA-MG

Destaque: Rafa Barcelos, zagueiro, 20 anos

Técnico: Mairon César

Histórico: Campeão na Era FGF, em 2011, o América disputou as últimas cinco edições do Brasileirão, somando quatro quedas na primeira fase e uma nas quartas de final, em 2022, ano de sua melhor campanha.

Retrospecto: Com campanhas fortes, o Coelhãozinho vem de anos consolidados na categoria. Semifinalista da Copinha em 2022, vice em 2023 e eliminado nas quartas deste ano, o clube tem disputado a Copa do Brasil e o Brasileiro das últimas temporadas, além de somar um título mineiro em 2021 e um vice em 2022.

Momento: Com renovações forçadas na categoria após vários jovens serem aproveitados no profissional, o sub-20 americano não decepcionou no início de 2024. Apesar do início preocupante, a equipe evoluiu e chegou às quartas de final da Copinha, somando duas vitórias, quatro empates e uma derrota, dez gols a favor e nove contra.

ATHLETICO-PR

Destaque: Dudu, meia, 18 anos

Técnico: Caco Espinoza

Histórico: O Athletico vem batendo na porta do título nas últimas edições. O clube, que só havia passado da primeira fase em 2017, quando chegou às semifinais, foi vice-campeão na edição de 2020, semifinalista em 2022 e parou nas quartas de final em 2021 e 2023.

Retrospecto: O Furacãozinho tem disputado as principais competições da categoria em alto nível, mas vem de anos sem conquistas. Na Copinha, a equipe não chega às semifinais desde 2012; na Copa do Brasil, ainda não conseguiu uma campanha de destaque; e no Paranaense, o time foi vice em 2022 e semifinalista em 2023.

Momento: O sub-20 rubro-negro fez uma boa Copa São Paulo, chegando às quartas de final, onde foi eliminado pelo Novorizontino. No Paranaense, a equipe vem impondo goleada atrás de goleada, mas perdeu a invencibilidade na última rodada. No ano, já são sete vitórias, um empate e três derrotas, 38 gols marcados e 14 sofridos.

ATLÉTICO-GO

Destaque: Gustavo Almeida, meia, 19 anos

Técnico: Kássio Fernando

Histórico: O Atlético disputou apenas quatro edições do Brasileirão, sem superar a primeira fase. Em 2018, o time foi o 18º colocado geral; em 2022, terminou como 17º colocado; e nos dois últimos anos foi o lanterna.

Retrospecto: O Dragãozinho vem variando suas campanhas nos torneios da categoria sub-20. Campeão estadual em 2020 e da Copa Goiás de 2022, ano no qual foi vice estadual, o clube viveu um 2023 longe das finais das competições locais, além de vir de quedas precoces na Copa do Brasil e não ter superado a terceira fase da Copinha recentemente.

Momento: O sub-20 rubro-negro começou 2024 repetindo campanhas recentes na Copinha, alcançando a terceira fase. A equipe passou por uma mudança no comando técnico e iniciou o Goiano com bons resultados. Ao todo, no ano, já são sete vitórias, um empate e duas derrotas, 24 gols marcados e nove sofridos.

ATLÉTICO-MG

Destaque: Vitor Gabriel, lateral-direito, 18 anos

Técnico: Guilherme Dalla Déa

Histórico: Presente em todas as edições na história, o Atlético caiu na primeira fase nos quatro primeiros anos, em 2022 e 2023. Entre 2019 e 2021, o time avançou, parando nas quartas de final em 2019, nas semifinais em 2021 e ficando com a aça em 2020.

Retrospecto: Após o título brasileiro sub-20 de 2020, conquistado no início de 2021, o Galinho não tem conseguido os mesmos resultados na categoria. O clube parou nas semifinais do Mineiro. na primeira fase do Brasileiro e não superou a terceira fase da Copinha nos últimos anos.

Momento: Com o novo comando técnico para 2024, o sub-20 atleticano não conseguiu impressionar na Copa São Paulo, na qual parou na primeira fase, diante do Sfera. Na expectativa para o Mineiro, a equipe soma apenas os resultados do torneio disputado em janeiro: três vitórias e uma derrota, nove gols a favor e dois contra.

BAHIA-BA

Destaque: Tiago, atacante, 18 anos

Técnico: Rogério Ferreira

Histórico: O Bahia vem de resultados ruins no Brasileirão, caindo na primeira fase nos últimos cinco anos. O clube ficou fora das edições de 2017 e 2018 e teve como melhor campanha a segunda fase de 2015.

Retrospecto: O Esquadrãozinho vem fazendo boas campanhas, tanto a nível estadual quanto nacional. Pentacampeão baiano na categoria, o clube chegou às semifinais e final da Copa do Brasil, em 2023 e 2020, respectivamente, além de ter alcançado fases mais agudas em Copinhas recentes.

Momento: Com a força da formação do Grupo City e jovens da categoria sub-17 cada vez mais presentes no time sub-20, o Tricolor começou 2024 derrapando na Copinha, na qual parou na primeira fase, mas invicto no Estadual. Ao todo, são três vitórias, três empates e uma derrota, doze gols marcados e sete sofridos.

BOTAFOGO-RJ

Destaque: Bernardo Valim

Técnico: Eduardo Oliveira

Histórico: Após o título em 2016, o Botafogo nunca mais chegou próximo das finais. O clube superou a primeira fase em 2017, 2021 e 2023, mas parou na segunda fase e na edição seguinte ao título e nas quartas de final, nas duas últimas classificações.

Retrospecto: O Glorioso vem de anos regulares e títulos estaduais na categoria. Enquanto seus melhores números na Copinha vieram em 2022, chegando às quartas, e na Copa do Brasil, com o vice-campeonato de 2021, o time parou nas semifinais do Carioca – após o vice de 2020 – e soma as conquistas da Copa Rio de 2021 e 2022, além do vice na temporada passada.

Momento: Com uma nova comissão técnica para a temporada, o sub-20 alvinegro não teve sucesso na Copa São Paulo, caindo na segunda fase, diante do Novorizontino. No Carioca, a equipe faz bom início, com apenas um tropeço em cinco rodadas. Já foram sete vitórias e duas derrotas no ano, com quinze gols a favor e seis contra.

CEARÁ-CE

Destaque: Caio Rafael, meia, 19 anos

Técnico: Alison Henry

Histórico: O Ceará disputou cinco edições do Brasileirão, mas nunca superou a primeira fase. A melhor campanha foi em 2015, na estreia, quando ficou com a 15ª posição geral.

Retrospecto: O Vozão vem oscilando em suas campanhas nacionais e estaduais na categoria. Sem conseguir superar a primeira fase do Brasileiro e tendo em 2016 o ano de sua melhor campanha na Copa São Paulo, quando alcançou as oitavas de final, o clube se destacou na Copa do Brasil de 2022, parando nas semifinais, além de somar os títulos cearenses de 2021 e 2023.

Momento: O sub-20 alvinegro vinha empolgando seus torcedores após uma primeira fase perfeita na Copa São Paulo deste ano, mas a queda veio logo na segunda fase, de forma invicta, após perder nos pênaltis para o São Paulo. Foram três vitórias e um empate, nove gols marcados e três sofridos na única competição oficial disputada em 2024.

CORINTHIANS-SP

Destaque: Kayke, atacante, 19 anos

Técnico: Danilo de Andrade

Histórico: O Corinthians é um dos times que já chegaram à final duas vezes, mas ainda não conquistou o título brasileiro. Vice em 2016 e 2022, o clube foi semifinalista em 2019, 2020 e 2023, além de ter alcançado a segunda fase em 2018.

Retrospecto: O Timãozinho faz campanhas regulares na categoria há anos, coroadas com o título da Copinha deste ano. Até janeiro, no entanto, o time vinha batendo na trave, chegando à fases agudas do Brasileiro e ficando com dois vices em 2022 – no torneio nacional, já mencionado e no Paulista.

Momento: O trabalho de médio longo prazo do ídolo Danilo à frente do sub-20 corintiano rendeu frutos no início desta temporada. A equipe voltou a conquistar a Copinha – e de forma invicta. Foram sete vitórias e dois empates, 25 gols a favor e três contra, deixando boas expectativas para o Brasileiro e o Paulista, também prestes a começar.

CRUZEIRO-MG

Destaque: Otávio, goleiro, 18 anos

Técnico: Fernando Oliveira

Histórico: O Cruzeiro tem campanhas irregulares no Brasileirão. Após chegar à segunda fase em 2015, a equipe foi a pior na classificação geral em 2016, porém se recuperou no ano seguinte e conquistou o título. Depois disso, o time só superou a primeira fase em 2019, quando parou nas quartas de final.

Retrospecto: A Raposa vem fazendo campanhas fortes na categoria nos últimos anos, fechando a temporada 2023 com duas taças e abrindo 2024 com o vice da Copa São Paulo. O clube soma três finais e dois títulos consecutivos do Mineiro, duas finais e uma taça da Copa do Brasil nas últimas cinco temporadas.

Momento: Às vésperas do início do Brasileiro e do Mineiro, o sub-20 cruzeirense se prepara para o início de trabalho da nova comissão técnica. Isso porque o então comandante Fernando Seabra deixou o clube após grande campanha na Copa São Paulo, somando sete vitórias, um empate e uma derrota, 19 gols a favor e três contra no vice-campeonato diante do Corinthians.

CUIABÁ-MT

Destaque: Rhyan, goleiro, 18 anos

Técnico: Filipe Dias

Histórico: O Cuiabá fez a sua estreia no Brasileiro de 2023, caindo na primeira fase.

Retrospecto: Fortalecendo a categoria a cada ano, o Dourado vem obtendo resultados positivos no cenário estadual. Campeão mato-grossense em 2023 após bater na trave nas edições anteriores, o clube já disputou a Copa do Brasil, estreou no Brasileiro no ano passado e vem superando a primeira fase nas últimas participações na Copa São Paulo.

Momento: O sub-20 dourado começou 2024 chegando à segunda fase da Copinha, na qual caiu diante do Atlético Guaratinguetá. Foram duas vitórias, um empate e uma derrota, seis gols a favor e dois contra.

FLAMENGO-RJ

Destaque: Lorran, meia, 17 anos

Técnico: Mário Jorge

Histórico: O Flamengo é um dos times com mais títulos na história do Brasileiro, conquistando as taças de 2019 e 2023, além de ter chegado ao maior número de semifinais. O clube alcançou a segunda fase em 2015 e ficou entre os quatro primeiros também em 2018, 2020, 2021 e 2022.

Retrospecto: O Rubro-Negro tem chegado às fases mais agudas de todos os torneios que disputa na categoria e vem de conquistas em sequência. Após quedas precoces na Copa São Paulo, o clube foi semifinalista neste ano, somando também dois vices recentes no Carioca, na Copa do Brasil de 2022 e os títulos brasileiros de 2023 e da Libertadores de 2024.

Momento: O sub-20 rubro-negro pegou o embalo da conquista do Brasileiro de 2023 e iniciou 2024 com tudo. Primeiro, na Copinha, mesmo perdendo vários jogadores para o time profissional, a equipe chegou às semifinais. Depois, na Libertadores, o título veio com 100% de aproveitamento e viradas marcantes no mata-mata. Além disso, o elenco já disputa a Copa Rio, somando, ao todo, 14 vitórias, um empate e três derrotas, 35 gols a favor e 18 contra.

FLUMINENSE-RJ

Destaque: Agner, meia, 18 anos

Técnico: Rômulo Rodriguez

Histórico: O Fluminense caiu na primeira fase do Brasileirão nas três últimas edições, mas tem um bom histórico. Primeiro campeão da era CBF, em 2015, o clube foi semifinalista em 2018, alcançou a segunda fase em 2016 e 2017 e as quartas de 2019 e 2020.

Retrospecto: O Tricolor vem de três temporadas consecutivas com títulos estaduais na categoria, mas tenta repetir o desempenho a nível nacional. O clube não tem conseguido ir longe na Copinha, além de parar em etapas precoces da Copa do Brasil. Por outro lado, o time foi bicampeão carioca em 2021 e 2022 e faturou a Copa Rio na última temporada.

Momento: Após nova decepção na Copa São Paulo, caindo diante do Ituano na segunda fase, o sub-20 tricolor passou por mudanças. Técnico do sub-17, Rômulo Rodriguez foi promovido e faz um bom início na Copa Rio, perdendo os 100% de aproveitamento apenas na última rodada. Em 2024, já são seis vitórias, um empate e duas derrotas, 21 gols a favor e sete contra.

FORTALEZA-CE

Destaque: Amorim, meia, 18 anos

Técnico: Léo Porto

Histórico: O Fortaleza estreou no Brasileirão em 2021, quando caiu na primeira fase, ocupando a 17ª posição; em 2022, o clube foi o 18º no total; e no ano passado, fez sua melhor campanha, com a 13ª posição geral.

Retrospecto: Apesar de não faturar o Cearense Sub-20 desde 2017, o Leão do Pici tem feito campanhas consistentes na categoria. Finalista da Copa do Nordeste em 2020 e vice-campeão estadual nas duas últimas temporadas, o clube repetiu sua melhor campanha na Copinha de 2023, alcançando as quartas de final.

Momento: O sub-20 tricolor começou a temporada com uma campanha regular na Copa São Paulo. A equipe vinha com 100% de aproveitamento até a terceira fase, quando foi derrotada pelo CRB. Foram quatro vitórias e uma derrota, doze gols a favor e quatro contra.

GOIÁS-GO

Destaque: Vitor Hugo, atacante, 20 anos

Técnico: Vinícius Rovaris

Histórico: O Goiás já disputou cinco edições do Brasileirão Sub-20, mas nunca superou a primeira fase. Entre as participações, em 2015, 2016, 2017, 2021 e 2023, a 11ª colocação geral de 2016 é sua melhor campanha.

Retrospecto: O Esmeraldino vem revezando temporadas de títulos e campanhas regulares na categoria. Alternando participações no Brasileiro e na Copa do Brasil e chegando às semifinais da Copinha em 2023, o clube também faturou três das últimas cinco edições do Estadual e foi vice da Copa Goiás nas duas últimas temporadas.

Momento: O sub-20 esmeraldino decepcionou no início da temporada. Com mudança no comando técnico e vários atletas aproveitados no time principal após o bom desempenho em 2023, o time caiu na fase de grupos da Copinha, mas vem invicto em cinco rodadas do Estadual. Já são quatro vitórias, dois empates e duas derrotas, 20 gols marcados e sete sofridos.

GRÊMIO-RS 

Destaque: Cássio, goleiro, 19 anos

Técnico: Airton Fagundes

Histórico: O Grêmio nunca se aproximou das finais do Brasileirão Sub-20. Quando superou a primeira fase, o time alcançou a segunda fase, em 2016 e 2017, e as quartas de final, em 2020 e 2023.

Retrospecto: O Tricolor voltou a fazer um ano forte em termos de resultados na categoria sub-20 em 2023. Com campanhas regulares na Copinha, chegando às oitavas em 2024 após duas quedas seguidas na terceira fase, o clube carrega no histórico recente o vice-campeonato da Copa São Paulo de 2020 e da Copa do Brasil de 2023, além de vice e título gaúcho em 2022 e 2023, respectivamente.

Momento: O sub-20 tricolor vinha de um 2023 positivo na categoria, mas não conseguiu superar as expectativas na Copa São Paulo de 2024. Foram cinco vitórias e uma derrota, 29 gols marcados e dez sofridos, parando nas oitavas de final, frente ao Athletico-PR.

INTERNACIONAL-RS

Destaque: Ricardo Mathias, atacante, 17 anos

Técnico: João Miguel

Histórico: O Internacional tem um histórico irregular no Brasileirão Sub-20. O clube superou a primeira fase em cinco oportunidades, alcançando as semifinais em 2016, a segunda fase em 2018, as quartas em 2022 e 2023 e o titulo em 2021.

Retrospecto: Após anos dourados na categoria, com conquistas de Copa São Paulo (2020), Brasileiro e Supercopa (2021), além de campanhas fortes na Copa do Brasil, o Colorado viveu um 2023 de quedas precoces, sem conseguir alcançar as semifinais de nenhum torneio disputado e vendo o Grêmio interromper sua sequência de títulos gaúchos.

Momento: O sub-20 colorado não fez um bom início de temporada em 2024. A equipe caiu na segunda fase da Copinha após ser goleado pelo Fortaleza, somando duas vitórias e duas derrotas, nove gols marcados e sete sofridos.

PALMEIRAS-SP

Destaque: Vitor Reis, zagueiro, 18 anos

Técnico: Lucas Andrade

Histórico: O Palmeiras é o maior campeão do Brasileiro Sub-20 ao lado do Flamengo, com duas conquistas (2018 e 2022), além dos vices em 2019 e 2023. O clube também alcançou as quartas de final em 2020 e 2021 e a segunda fase em 2015.

Retrospecto: Títulos incontáveis – essa tem sido a marca do Verdão nos últimos anos da categoria. Hexacampeão paulista, o clube venceu, desde 2018, a Copa do Brasil, o Brasileiro e a Copinha, duas vezes cada, além de conquista na Copa Internacional Ipiranga e campanhas de destaque quando as taças não vieram.

Momento: Após duas conquistas consecutivas, o sub-20 alviverde foi surpreendido na Copinha de 2024. A equipe caiu logo na terceira fase, diante do Aster Itaquá, somando quatro vitórias e uma derrota, 18 gols a favor e três contra.

RED BULL BRAGANTINO 

Destaque: Isac, zagueiro, 18 anos

Técnico: William Batista

Histórico: O Red Bull Bragantino fez a sua estreia no Brasileiro Sub-20 em 2022, mas caiu na primeira fase, ficando na sexta posição do Grupo B. Em 2023, a equipe foi lanterna da sua chave e 19ª colocada geral.

Retrospecto: O Massa Bruta vem evoluindo nos resultados da categoria após a transformação do clube. Depois de quedas precoces na Copinha e no Paulistão, o time alcançou as oitavas do tradicional torneio de janeiro e as quartas da competição estadual em 2023.

Momento: O sub-20 do Massa não conseguiu grande sucesso na Copa São Paulo de 2024. A equipe fez quatro partidas na temporada, caindo na segunda fase, diante do Taubaté, nos pênaltis, e somou três vitórias e um empate, nove gols a favor e quatro contra. Agora, sob novo comando técnico, o clube se prepara para o início do Brasileiro e do Paulista.

SANTOS-SP

Destaque: Miguelito, meia, 19 anos

Técnico: Orlando Ribeiro

Histórico: O Santos fez sua primeira grande campanha na história do Brasileiro Sub-20 em 2023, quando superou de forma inédita a primeira fase e caiu nas semifinais.

Retrospecto: Após anos de campanhas sem destaque na categoria, o Peixe reencontrou o caminho dos títulos e dos bons resultados em 2022, quando foi vice-campeão da Copinha e conquistou o Paulista, voltando a chegar às fases agudas das competições em 2023, como as semifinais da Copa São Paulo e do Brasileiro.

Momento: O sub-20 santista fez uma campanha regular na Copinha de 2024. A equipe chegou às oitavas de final, caindo diante do Cruzeiro e somando cinco vitórias e uma derrota, 20 gols marcados e seis sofridos.

SÃO PAULO

Destaque: Leandro, goleiro, 19 anos

Técnico: Menta

Histórico: Em 2021, o São Paulo fez sua melhor campanha no único torneio da categoria que não conquistou, ficando com o vice-campeonato. Antes, o clube já havia chegado às semifinais, em 2017, à segunda fase, em 2016, e às quartas de final em 2019 e 2020, resultado repetido em 2022.

Retrospecto: Após diversos títulos em sequência no fim da última década, o Tricolor vem batendo na trave das competições na categoria. Vice-campeão brasileiro em 2021 e paulista em 2023, a equipe tem disputado as principais competições e avançado no mata-mata, mas pecado nos detalhes.

Momento: Após assumir o sub-20 são-paulino, Menta levou a equipe à final do Paulistão de 2023 e fez uma Copinha regular. Com grande renovação na categoria, a equipe caiu diante do Novorizontino, nas oitavas de final, somando três vitórias, um empate e duas derrotas, 14 gols a favor e dez contra.

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...