Sem ser vazado, goleiro destaca “perde-pressiona” do Sport Recife no Brasileirão sub-20

O Sport Recife é a grande surpresa do Brasileirão sub-20 até o momento. A equipe lidera o torneio com três vitórias – duas fora de casa – e sem sofrer gols. As estratégias passam pela forte defesa e por homens de velocidade no ataque.

Tulio é um dos destaques do Brasileirão sub-20. Foto: Yuri Laurindo

O Leão estreou no Brasileirão com uma vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense, em casa, e saiu para dois confrontos longe de Pernambuco. No último fim de semana, a equipe bateu o atual vice-campeão Palmeiras por 2 a 0 no Alianz Parque e, nessa quinta (01), derrotou o América-MG por 1 a 0 em Belo Horizonte.

Para construir a campanha, o Rubro-Negro conta com um trio ofensivo formado por Mateus, Gustavo e Danrlley, que vêm levando dor de cabeça aos adversários. Atrás, o sistema defensivo é assegurado pelo goleiro Tulio, um dos destaques da competição.

Com três jogos sem sofrer gols, o camisa 1 rubro-negro ressalta um movimento tático como o diferencial para a boa campanha da equipe: o perde-pressiona. Ele detalhou a estratégia em entrevista exclusiva ao DaBase.com.br.

“O entendimento da equipe em relação à marcação: quando perdemos a bola buscamos pressionar rápido, tomar a bola do adversário o mais rápido possível e não deixar ele ter espaço pra tocar ou tirar a bola do espaço onde a perdemos. Se o adversário quebrar alguma linha de marcação, buscamos recuar e recompor, sempre lembrando do comprometimento da equipe e da atenção em todos momentos”

O goleiro é destaque no Sport há muito tempo. Natural de Recife, o jovem começou a carreira no futsal do Santa Cruz e chegou à Ilha do Retiro aos onze anos. Tulio fez a transição para os gramados a partir da categoria sub-13 e trilhou um caminho de conquistas.

https://www.instagram.com/p/CFf50uDhtPl/

O jogador foi bicampeão pernambucano nas categorias sub-15 (2014 e 2015), sub-17 (2016 e 2017) e campeão sub-20 no ano passado, consolidando o clube como líder do Ranking DaBase em Pernambuco.

Neste ano, o Rubro-Negro não fez uma grande campanha na Copa São Paulo, caindo na segunda fase – mas a defesa seguiu firme. Em quatro jogos, foram apenas dois gols sofridos. Para manter a boa fase, Túlio se inspira em grandes nomes da posição e quer se firmar no Sport Recife antes de fazer novos planos.

“Me inspiro no Magrão, Rogério Ceni e Buffon. Tenho o objetivo de crescer dentro do Sport, sem passar por cima de ninguém, sempre trabalhando pra buscar meu espaço e chegar à seleção brasileira”, disse.

Túlio vem do futsal do Sport. Foto: Anderson Stevens// Sport Recife

Os desafios para o goleiro só aumentarão. O Sport terá três competições pela frente na temporada: a Copa do Brasil, na qual o time estreia na próxima quarta (07), às 15h, contra a Desportiva Perilima-PB, fora de casa, além da Copa do Nordeste, disputada a partir de dezembro.

O próximo compromisso do Leão será no domingo (04), às 15h, contra o Internacional, na Ilha do Retiro. Manter a sequência de vitórias é uma das missões, mas Tulio não deixa de sonhar com objetivos maiores na competição.

“Temos metas a serem alcançadas. A primeira é a classificação, mas sempre sonhamos alto, queremos o título, pois só quem chega longe e ganha faz história e é lembrado”, finalizou.

https://www.instagram.com/p/CFsocXZhETT/

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...