Saiba quem é Whalacy, mais jovem a entrar em campo pelo Coritiba na Copinha

Uma das marcas da Copa São Paulo é revelar jovens atletas, mesmo aqueles que ainda têm idade para as categorias inferiores: esse é o caso de Whalacy. O atacante foi o jogador mais jovem a entrar em campo pelo Coritiba nesta edição, com apenas 16 anos e quatro meses de idade.

Whalacy já atua pela categoria sub-20 aos 16 anos. Foto: Divulgação/ Coritba

Whalacy Wilhan Gonçalves Ermeliano nasceu em agosto de 2006, no Sítio Cercado, em Curitiba, capital do Paraná. Sua trajetória no futebol se mistura a das categorias de base do Coxa, a qual defende desde os dez anos de idade.

O jovem deu seus primeiros passos no Projeto Amigos da Bola, onde foi observado e chamado para fazer testes no Coxa. Aprovado, ele passou a integrar a base, escrevendo uma história de conquistas e feitos.

Ele soma, entre outros, os títulos da Copa Galo, Life Cup e MGF Cup, além de ter sido convocado para a Copa Atlântico sub-19 em 2022, logo após completar 16 anos. Na última temporada, foram 14 jogos e quatro gols no Paranaense Sub-17, além de duas partidas no Estadual Sub-20.

Entre as principais características de jogo, Whalacy se destaca no confronto 1×1, com bom poder de finalização e ataque de espaço. Defensivamente, o jovem mostra muita intensidade na pressão da bola do adversário e boa mudança de comportamento pós-Perda, contribuindo em todas as fases do jogo.

Da Seleção à Copinha

Um dos momentos mais felizes da carreira de Whalacy se transformou em frustração. Em 2021, ele foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-15, mas acabou cortado após testar positivo para a COVID-19.

No entanto, o garoto superou o momento e voltou a escrever, literalmente, seu nome no Coritiba. No fim de 2022, após integrar o elenco campeão paranaense sub-20, o atacante assinou seu primeiro contrato profissional com o clube, firmando seu nome como uma das referências da categoria.

Whalacy assinou contrato profissional com o Coritiba. Foto: Divulgação/ Coritba

Para completar a temporada, Whalacy recebeu a grande notícia para começar 2023 com tudo: o jovem foi convocado para disputar a Copa São Paulo ainda em seu último ano de categoria sub-17. Em conversa exclusiva com o DaBase.com.br, ele relembrou o momento.

“Voltamos de um campeonato sub 17 em Maringá, seria a última semana da categoria. Fiquei treinando com o profissional e no sábado eles me liberaram. Quando voltei na terça, passei a treinar com o grupo da Copinha e só fiquei sabendo que seria convocado quando saiu a lista” – Whalacy.

O atacante seguiu quebrando marcas no torneio. Um dos mais jovens a ser inscrito, ele se tornou o atleta mais novo a entrar em campo pelo Coritiba nesta edição, atuando nove minutos no empate por 0 a 0 com o Flamengo-SP, pela última rodada da fase de grupos. Agora, com a vaga na terceira fase garantida, o garoto quer mais.

“A sensação de estar nesse grupo da Copinha é de felicidade, pois é a maior competição de base do mundo. A gente está aqui pra ser campeão, vamos em busca do nosso objetivo”, disse.

O Coritiba volta a campo neste sábado (14), às 15h, diante do Novorizontino, no Estádio Antônio Soares de Oliveira, em Guarulhos, pela terceira fase da Copa São Paulo.

Veja alguns lances de Whalacy 

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...