Nova Zelândia aplica nova goleada no Campeonato da Oceania Sub-19
O Campeonato OFC Sub-19 de 2022, a 23ª edição na história e que permitirá atletas com 20 anos de idade em função da pandemia do novo coronavírus que impediu a sua realização em 2021, tem todos os 11 países inscritos, divididos em três grupos, com sede no Taiti. As duas melhores seleções do torneio se classificarão para a Copa do Mundo Sub-20 de 2023, na Indonésia.
No Stade Fautaua, a atual bicampeã Nova Zelândia aplicou uma sonora goleada em cima da Samoa Americana: 9 x 0, gols de Manuel, Colloty (3), Beale (2), Surman e Donkers (2).
Pelo mesmo Grupo A e no mesmo local, as Ilhas Salomão fizeram 3 a 0 nas Ilhas Cook, com gols de Hou, Paul e Rocky.
Assim, Nova Zelândia e Ilhas Salomão seguem com 100% de aproveitamento, chegaram aos seis pontos e já se classificaram para o mata-mata, mas os neozelandeses estão em primeiro pelo saldo de gols (17 x 9).
Pelo Grupo B, o Taiti venceu por W.O. (3 x 0) Papua Nova Guiné, que desistiu do torneio, e Fiji bateu Tonga por 3 a 0, no Stade Pater, gols de Raheem, Mohammed e Begg, todos no segundo tempo.
Com os resultados, Taiti e Fiji seguem com 100% de aproveitamento, chegaram aos seis pontos e já se classificaram para o mata-mata, mas os taitianos estão em primeiro pelo saldo de gols (11 x 6).
No Grupo C, o único com três participantes e com os dois classificados definidos antes de a bola começar a rolar, o desistente Vanuatu perdeu por W.O. (0 x 3) para a Samoa. A Nova Caledônia folgou.
Assim, como Papua Nova Guiné conquistará um triunfo por W.O. na última rodada e se classificará, resta apenas uma vaga nas quartas de final, que ficará com o vencedor de Samoa Americana x Ilhas Cook.