Loading...

De volta ao Brasileirão sub-20 após cinco anos, Ceará tenta se firmar no cenário nacional

Faltando 20 dias para o início do Brasileirão sub-20, o DaBase.com.br faz a segunda matéria especial de uma série sobre os participantes do torneio nacional. Hoje, veremos um clube que está de volta à competição após cinco anos e que quer levar o domínio estadual r regional a todo o país: o Ceará.

Ceará vem embalado por campanhas de 2019. Foto: Ricardo Oliveira/ CearaSC.com

Dono da liderança do Ranking DaBase no Ceará e na Região Nordeste, o Vôzão quer recuperar o prestígio no cenário nacional após ficar fora das últimas quatro edições do Brasileirão sub-20. Em sua última participação, em 2015, o clube foi eliminado na primeira fase.

Antes dessa edição, a primeira realizada pela CBF, o clube havia feito sua melhor campanha em 2010, quando chegou às quartas de final e caiu para o Palmeiras.

O histórico do clube em competições nacionais nos últimos anos também não é favorável. O Ceará caiu na segunda fase da Copa São Paulo deste ano, diante do Coritiba. A equipe não chega às oitavas de final desde 2016, quando foi eliminada pelo Cruzeiro.

Para Fábio Caponi, treinador do time sub-20, o maior desafio será se impor diante das demais forças do cenário nacional. Em entrevista exclusiva ao DaBase.com.br, ele disse que o torcedor pode esperar um time muito competitivo.

“Os maiores desafios serão posicionar nosso time em termos comparativos com as outras equipes. Vamos disputar com times tradicionais, com trajetória dentro dessa competição. Equipes na sua maioria com investimentos maiores que o nosso”

Apesar da nova experiência em cenário nacional, o Ceará vem com grande desempenho em seus domínios. Caponi chegou ao comando da equipe sub-20 após mais de 20 anos de experiência no futebol gaúcho e reconduziu o time às conquistas.

Ceará foi campeão cearense sub-20 em 2019. Foto: Pedro Chaves/ FCF

Em 219, o Vôzão foi campeão cearense da categoria batendo o rival Fortaleza na decisão. No fim do ano, a equipe fez grande campanha na Copa do Nordeste, com cinco vitórias e dois empates nos sete primeiros jogos. Na final, no entanto, o time acabou derrotado pelo Vitória.

O vice-campeonato regional e a conquista estadual são fruto de estrutura e revelações. Através da Cidade Vôzão, em Itaitinga, o clube desenvolve as categorias de base e forma atletas para usar no profissional e reforçar o caixa . Em destaque, o lateral-esquerdo Felipe Jonatan, hoje no Santos, e o atacante Artur Cabral, que passou pelo Palmeiras e atualmente é destaque no Basel, da Suíça.

Segundo Fábio Caponi, é possível equilibrar resultados e formação, o que já vem acontecendo no clube. “Acredito que é possível revelar e obter bons resultados. Da campanha do Estadual e da Copa do Nordeste de 2019, surgiram bons valores que estão sendo aproveitados no grupo profissional”, disse.

“Queremos ampliar o aproveitamento desses meninos, e participar de uma competição de alto nível como o Brasileiro sub-20 pode projetar e ser importante nessa última etapa da base”

Em 2020, o Ceará vem utilizando com frequência três jovens da base no time profissional: o zagueiro Gabriel Lacerda, o lateral Kelvyn e o atacante Rick. Outros nomes, como o meia Rafael e o atacante Cristiano, destaques da equipe em 2019, integram o elenco sub-23.

MOMENTO

Após cinco meses sem treinos presenciais devido à pandemia do novo coronavírus, o elenco sub-20 do Vôzão se reapresentou no início de agosto. Jogadores e profissionais passaram por testes de COVID-19 e uma série de protocolos para a retomada das atividades. A volta aos gramados está prevista para o dia 23 de setembro, diante do América-MG, fora de casa.

DESTAQUES

Foto: Divulgação/ Ceará

O goleiro André, de 20 anos, foi titular em boa parte da última temporada. Revelado pelo Botafogo, ele tem passagens pela seleção brasileira, onde disputou o Sul-Americano sub-15 de 2015. O jovem já treina com o grupo principal, mas também será utilizado no time sub-20.

 

 

Foto: Reprodução/ Instagram

O lateral-esquerdo Mateus Farias já tem experiência no time profissional e é um dos destaques da base do Vôzão. O jovem, que completa 20 anos nesta quarta (02), vem sendo titular desde 2018 na equipe sub-20 e de aspirantes e deve ser peça fundamental nesse Brasileirão.

 

 

Foto: Ana Leal/ CearáSC.com

O meia Marco Antônio foi um dos principais jogadores do Ceará na Copa São Paulo deste ano, marcando dois gols em três partidas. Ele passou pela base de Joinville e Internacional e voltou ao Ceará no ano passado. Desde então, vem sendo utilizado tanto na equipe sub-20 quanto no time de aspirantes. Em 2019, foram quatro gols anotados.

NOVIDADE

Foto: Divulgação/ Ceará

No início de agosto, o Ceará acertou a contratação do atacante Arlonso, de 19 anos, junto ao Ferroviário-CE. Ele assinou contrato de empréstimo de seis meses após se destacar no Campeonato Cearense, onde atuou em três partidas. O jovem chama a tenção pela velocidade e no um contra um, atuando normalmente pelos lados do campo.

 

COMISSÃO TÉCNICA

Foto: Divulgação/ Ceará

Fábio Caponi chegou ao Ceará em janeiro de 2019 após mais de 20 anos de experiência no Rio Grande do Sul. Para o Brasileirão sub-20, o técnico tem a seguinte comissão técnica:

 Auxiliar Técnico: Alison Henry

Preparador Físico: Lawrence Borba

Treinador de Goleiros: Matheus Morais

Massagista: Jonathan Furtado

Roupeiro: Tchesco

CALENDÁRIO

O time sub-20 do Ceará terá, além do Brasileirão, a Copa do Brasil e a Copa do Nordeste nesta temporada. No torneio nacional, o Vôzão recebe o São José-RS no dia 7 de outubro pela primeira fase. Já a partir de dezembro a equipe disputará o campeonato regional. Ainda não há confirmações sobre a realização do estadual.

Jogos do Ceará no Brasileirão:

1ª rodada – 23/09 – América-MG x Ceará

2ª rodada – 27/09 – Ceará x Goiás

3ª rodada – 30/09 – Ceará x Chapecoense

4ª rodada – 04/10 – Atlético-MG x Ceará

5ª rodada – 11/10 – Vitória x Ceará

6ª rodada – 14/10 – Ceará x Corinthians

7ª rodada – 18/10 – Ceará x Botafogo

8ª rodada – 25/10 – Vasco x Ceará

9ª rodada – 01/11 – Palmeiras x Ceará

10ª rodada – 04/11 – Ceará x Athletico-PR

11ª rodada – 08/11 – Flamengo x Ceará

12ª rodada – 14/11 – Ceará x Internacional

13ª rodada – 22/11 – Grêmio x Ceará

14ª rodada – 25/11 – Ceará x Bahia

15ª rodada – 29/11 – Santos x Ceará

16ª rodada – 02/11 – Cruzeiro x Ceará

17ª rodada – 06/11 – Ceará x São Paulo

18ª rodada – 13/11 – Sport Recife x Ceará

19ª rodada – 20/11 – Ceará x Fluminense

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...