Conheça Gusttavo Sousa, revelação do FlaPalmas e já campeão pelo Flamengo

O que um lateral-direito precisa ter para ser bem-sucedido? Características ofensivas, velocidade, resistência, força de vontade… Essas são as valências de Gusttavo de Sousa Oliveira. Nascido em 10 de janeiro de 2006, o jovem foi revelado pelo FlaPalmas e já é destaque na base do Flamengo, com título conquistado e contrato assinado.

Gusttavo já vem atuando pela categoria sub-17. Foto: Reprodução/ Instagram

Mas a trajetória do garoto começou muito longe do Rio de Janeiro, mais precisamente a 2.413 km de distância. Nascido em Riachão, interior do Maranhão, ele era levado pelo tio aos campos de futebol. Mas como era muito pequeno, ficava restrito às ruas, berço de muitos talentos do passado e do presente.

A trajetória do jovem ganhou uma nova cara quando ele se mudou para Palmas, onde passou a morar com a mãe. Com o apoio da Dona Simone, Gusttavo ganhou sua oportunidade no FlaPalmas, escolinha oficial do clube carioca na capital tocantinense. E logo quando chegou, sua força de vontade e perfil de atleta já chamaram a atenção, como conta Luiz Eduardo Pezão, presidente da escolinha em conversa exclusiva com o DaBase.com.br.

“Gusttavo chamou a atenção logo quando chegou à escola pela garra e força de vontade. Menino magro, aguerrido, ele foi se desenvolvendo, tinha um 1 x 1 muito bom, drible, ia para cima, com muita vontade. Acreditávamos muito nele, foi se destacando, se desenvolvendo nas viagens, treinos, não faltava. Colocávamos em qualquer posição e ele jogava bem, se firmou na lateral e ganhou o título de melhor do estado” – Luiz Eduardo Pezão.

Os anos trouxeram evolução, crescimento e novas oportunidades. Observado por analistas do Flamengo, Gusttavo viu sua grande chance quase virar um pesadelo. Aprovado em testes e chamado para ir ao Rio, ele já tinha data marcada para se mudar quando a pandemia adiou os planos.

Gusttavo Sousa começou carreira no FlaPalmas. Foto: Arquivo Pessoal

Mas o jovem não desanimou. Pezão relata que o apoio da família e a mentalidade focada estimularam o trabalho do garoto, que finalmente partiu rumo para o Ninho.

“Ele foi aprovado no Flamengo antes da pandemia, iria para o Rio em abril, mas acabou sendo adiado. O garoto manteve os treinos, não desanimou. Torcemos muito por ele, desde novo tem as características necessárias, principalmente pela força de vontade, sempre acreditando que ia dar cero. Ele também tem uma família muito legal, a mãe focada, apoia, lutou pelo bem dele. Está no caminho certo, acreditamos que vai ser um grande jogador, logo vamos vê-lo no profissional”, destacou o dirigente.

Gusttavo assinou contrato de formação por três anos com o Rubro-Negro e vem integrando a categoria sub-17. No mês passado, ele foi campeão da Brasil Soccer Cup Sub-16, em Macaé-RJ, sendo eleito o melhor em campo no duelo contra o Atlético-MG. O momento é tão especial que o lateral não esquece as datas que o marcaram.

“Vim para o Rio no dia 09/08/2021 para fazer avaliação e dia 22/10/2021 assinei meu contrato de formação e até então estou muito feliz de estar aqui. É difícil ficar longe da família, todos me apoiam, mas a saudade de estar perto, de falar e conviver com eles é muito grande. A Brasil Soccer Cup foi uma competição muito boa, tive uma experiência muito boa na competição”, disse o lateral.

Flamengo conquistou título no norte do Rio. Foto: Divulgação; CRF

Gusttavo já soma seis partidas oficiais na temporada, sendo cinco pela Copa Rio Sub-17 e uma no Carioca Sub-17 – cinco delas como titular. Ele vem sendo muito elogiado pelo desempenho dentro de campo e a postura fora dele. Quem comenta é Thiago Cardoso, sócio da PGB Sports, empresário do jovem e experiente na área de observação de atletas no Flamengo.

“Gusttavo é um menino muito tranquilo, bom de lidar e conversar, esforçado, dedicado, escuta o que falamos, humilde, tem os pré-requisitos para se tornar um atleta de alto nível se manter o comportamento exemplar”, apontou o agente.

“Dentro do campo, ele tem iniciativa, vontade de aprender, é dedicado na parte física, tática e técnica. Está se adaptando a essa mudança de patamar e ao jogo como um todo. Tem vocação ofensiva, participa bem do ataque, apoia bem, com boa condição física, dinâmico, intenso, corre o jogo todo, tem resistência e velocidade, valências importantes para a posição” – Thiago Cardoso.

Thiago projeta uma carreira promissora para o jovem. Na visão dele, as características e comportamento do garoto, aliadas à carência da posição no futebol brasileiro combinam para um futuro de destaque.

“Que consiga evoluir em todos os aspectos., projetamos um futuro promissor, fruto da qualidade, dedicação, posição e do staff integrado para que ele possa se preocupar em aprender, evoluir e desempenhar seu melhor a cada dia. Ele atua em uma posição carente no futebol brasileiro”, complementou o empresário.

Gusttavo também sonha. Inspirado em Neymar, ele tem objetivos claros: “Quero seguir evoluindo, conquistando mais títulos e me tornar jogador profissional, para dar uma casa para minha mãe.”, finalizou.

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...