Loading...

Com participação da torcida, Vila Nova avança em formulação de metodologia da base

Visando formar atletas com o “DNA” do clube, o Vila Nova está formulando um caderno metodológico para as categorias de base. O documento conta com a participação da torcida para definir características básicas do trabalho de formação.

Vila Nova quer se tornar referência em formação de atletas. Foto: Matheus Alves/ Vila Nova

A previsão é que o caderno seja lançado até o fim de agosto, já que o Tigre tem a intenção de ratificar o rótulo de clube formador ainda neste semestre. Para isso, o Vila deve lançar nos próximos dias uma enquete para toda a torcida escolher duas palavras que vão orientar o perfil do atleta colorado.

“Pegamos o traço da história do clube até os dias de hoje. Pegamos quais atletas que fizeram história no clube, quais são os estilos destes, a filosofia, e caracteristicas deles. Adaptamos para a realidade de hoje. Traçamos um perfil que a gente quer e, em paralelo a isso, montamos uma metodologia de treino para que consigamos desenvolver os jogadores dentro dessas características da melhor maneira possível”, detalhou o coordenador da base, Rafael Fernandes, em entrevista ao site oficial do clube.

O profissional ressalta que o processo é longo, durando até oito anos para uma formação completa. Ele explica que o projeto será composto por três fases:

  • Inicialização, para a categoria sub-13;
  • Especialização, para as categorias sub-15 e sub-17;
  • Profissionalização, para a fase final da categoria sub-17 e o sub-20;

Com a inspiração no passado, o clube pretende materializar o futebol de grandes nomes que já passaram pelo Vila nos jovens da base através de conceitos, fundamentos e a prática dos treinamentos. Serão registrados aspectos de ataque, defesa, bola parada, tática e técnica.

Além disso, as categorias inciais receberão o reforço do futsal. Desse modo, os jovens que iniciam sua trajetória no Tigre poderão desenvolver o lado cognitivo e a técnica que a modalidade proporciona.

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...