Definido como será o Cariocão Sub-20 de 2017

Com os mesmos 16 clubes da categoria profissional, mas regulamento diferente, a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) definiu a fórmula de disputa do Campeonato Carioca Sub-20 de 2017. Os participantes são: BANGU, BOAVISTA, BONSUCESSO, BOTAFOGO, CABOFRIENSE, CARAPEBUS/CAMPOS, FLAMENGO, FLUMINENSE, MACAÉ, MADUREIRA, NOVA IGUAÇU, PORTUGUESA, RESENDE, TIGRES DO BRASIL, VASCO DA GAMA e VOLTA REDONDA.

A Primeira Fase será dividida em Taça Guanabara e Taça Rio. No primeiro turno são dois grupos de oito, que só serão definidos após o fim da Fase Classificatória dos profissionais, se enfrentando em 15 rodadas (todos contra todos) e os dois melhores de cada disputam as semifinais em partida única. O primeiro de cada grupo terá o mando de campo e a vantagem do empate. Posteriormente acontecerá a final, também em uma só partida e caso haja empate haverá decisão por pênaltis. Do segundo turno participarão apenas os quatro melhores de cada grupo na Taça Guanabara, formando um grupo único. Após sete rodadas, os quatro melhores jogam as semifinais e posteriormente haverá a final, ambas no mesmo molde que no turno anterior.

getimage
Botafogo é o atual campeão carioca sub-20 (Foto: Ferj)

A Segunda Fase será disputada pelos vencedores da Taça Guanabara e da Taça Rio e pelas duas melhores equipes na soma dos dois turnos. Se um time tiver conquistado ambas as taças, o terceiro melhor na soma dos turnos também se classifica. Esta etapa será disputada em jogo único, com mando de campo e vantagem do empate para o clube de melhor campanha geral. Os finalistas disputarão dois jogos, em condições de igualdade, para se conhecer o campeão estadual da categoria.

Em 2016 o Botafogo conquistou a Taça Guanabara e o Flamengo ficou com a Taça Rio. Na decisão, após perder fora por 2 a 1, na ida, o Glorioso fez 1 a 0 em casa, na volta, e triunfou por 5 a 4, nos pênaltis, para sagrar-se campeão pela 15ª vez. O rubro-negro da Gávea é o maior vencedor, com 29 troféus.

Deixe sua opinião

Loading...