Loading...

Títulos no Grêmio e bom início no Ceará alimentam sonhos de Rhonan

A vida de quem tem o sonho de ser jogador de futebol não escolhe cidade, estado ou região. Para correr atrás do sonho, os jovens fazem peneiras, trocam de clube e tentam se firmar e profissionalizar. A história de Rhonan, nova joia da base do Ceará, não é muito diferente.

Rhonan estreou com gol e vitória pelo Ceará. Foto: Reprodução/ Instagram

Nascido em Brasília, o meia-atacante de 16 anos cresceu vendo o pai atuar na várzea de Santo Antônio do Descoberto, interior de Goiás e nas proximidades da capital federal. Mas foi no Nordeste que o jovem deu seus primeiros passos. De mudança com a família para João Pessoa, capital da Paraíba, Rhonan iniciou sua trajetória ao ser observado na quadra de um condomínio, como ele conta em entrevista exclusiva ao DaBase.com.br.

“Em 2014, quando tinha nove anos, estava jogando na quadra de um condomínio e o pai de um amigo meu me viu  e levou para minha primeira escola de futebol. Foi quando eu comecei a jogar futsal e, depois de um tempo, migrei para o campo”, disse.

Rhonan precisou de pouco tempo para mostrar seu talento. Pai da promessa, Rildo Henrique relembra que a tranquilidade do filho ao atuar com atletas mais velhos chamou a atenção.

“Eu vi em jogo de futebol de salão dele, Cabo Branco x COPM. A partida estava muito pegada e ele estava muito tranquilo . Naquele dia, ele fez dois gols, tinha dez anos e atuava na categoria sub-11”, detalhou.

“A Paraíba tem uma coisa boa para o futebol, se chama incentivo. Os pais se dedicam muito. Eu sempre fiz o possível para que ele ganhasse projeção. Acredito que dei uma base boa pra ele”.

A transição para os gramados foi feita através do Escrete de Ouro, uma seleção estadual, pela qual marcou um dos gols mais bonitos da GO Cup 2017. Mais tarde, ele integrou o VF4, projeto do lateral Victor Ferraz na capital paraibana. O clube, que é o atual campeão estadual sub-17, foi a casa do meia-atacante até os 13 anos. Entre títulos e o desenvolvimento do futebol, Rhonan atraiu olhares de um gigante brasileiro: o Grêmio.

Rhonan defendeu o VF4 no início da carreira. Foto: Arquivo Pessoal

Após ser visto por observadores e passar em testes, o jovem se mudou para o Rio Grande do Sul, onde encarou o frio e as saudades de casa. Em três anos, Rhonan teve a oportunidade de viver intensamente o clube, que ganhou a torcida dos familiares. Além disso, o meia-atacante assinou seu primeiro contrato profissional e conquistou os principais títulos da carreira, como a EFIPAN e a Taça Tuparendi, ambas em 2019.

Versatilidade, objetivos e início dos sonhos 

Rhonan recebeu uma nova oportunidade em 2021. De volta ao Nordeste, ele acertou com o Ceará e teve uma estreia de gala. O meia-atacante foi titular e decisivo na vitória por 5 a 0 sobre o Rio Branco, pela última rodada da primeira fase do Cearense Sub-17.

“Foi um excelente início aqui no Ceará, pois cheguei ao clube, fiz praticamente duas semanas de treino, estreei como titular, fiz uma boa partida e um dos gols da vitória, que levou o Ceará às quartas de final do Campeonato Cearense Sub-17”, destacou.

Treinador da equipe, Álvaro Martins ressaltou, em conversa exclusiva com o DaBase.com.br, as características do novo reforço alvinegro.

“O Rhonan tem um perfil físico muito bom. É um jogador alto, forte e que também tem boa velocidade. Além disso, tem uma técnica de jogo e drible curtos bem apurada, gerando um potencial grande para crescer no clube. Ele também é um rapaz interessado, concentrado, focado e que mostra entendimento do que passamos”.

Rhonan foi campeão de dois torneios em 2019. Foto: Arquivo Pessoal

Seus pais apontam que o Ceará foi uma resposta de Deus e que agora o filho será Vozão da cabeça aos pés. Rildo e Lucineide ainda destacaram que o sentimento de vê-lo em campo é gratificante, mas que os desafios só vão crescer com a evolução da carreira.

“É gratificante vê-lo crescer, evoluir, virar homem, dedicado ao extremo para as atividades do dia a dia. Para nós da família, é o nosso orgulho ontem, hoje e amanhã. Em relação ao futuro atleta, ele está vencendo os desafios que a vida lhe coloca. Sendo assim, o trabalho continua”, comentou.

Versátil, veloz e habilidoso, Rhonan tem Kaká como inspiração em campo, Deus e sua família fora dele e o lema de “humildade e sabedoria”. Seus objetivos são claros: se firmar no Ceará e virar profissional, colocando assim um destino em sua trajetória iniciada ainda na várzea.

“Meus sonhos são virar um jogador profissional, atuar na equipe principal, ser um jogador completo e ganhar títulos importantes”, finalizou.

Veja alguns lances de Rhonan 

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...