Qualidade técnica de equipes e atletas é destaque na IberLeague Brasília

Amoroso, Dimba. Felipe Anderson, Reinier, Washington… O futebol do Distrito Federal é um dos mais férteis para a formação de talentos. Grandes joias foram reveladas em Brasília, onde muitas outras vêm sendo lapidadas através de competições como a IberLeague.

IberLeague Brasília chegou ao fim no último fim de semana. Foto: Divulgação/ IberCup

No último fim de semana, a etapa regional da IberCup no Distrito Federal chegou ao fim com um balanço positivo. Após a parada, provocada pela pandemia, o torneio voltou e rendeu ótimas avaliações. Quem comenta é um dos organizadores do evento, Henrique Silva, em entrevista exclusiva ao DaBase.com.br.

O balanço da IberLeague Brasília é muito positivo. Apesar da parada que tivemos, a retomada foi boa, o feedback das equipes foi muito positivo, elogiaram bastante. Um evento que veio para ficar em Brasília e transformar o modelo dos campeonatos que temos aqui. O balanço é satisfatório para os atletas que se destacaram, para as equipes campeãs, que terão uma continuidade. Esperamos que no próximo ano, a segunda edição seja melhor ainda”, disse.

Com 128 equipes, distribuídas em nove categorias, o evento começou ainda em fevereiro e foi finalizado no dia 15 de agosto, garantindo aos campeões presença na etapa nacional. O grande número de atletas, segundo Henrique, trouxe um alto nível técnico para as partidas, provando que Brasília é uma terra de craques.

“Eu destacaria a qualidade das equipes, até porque foram quase 30 times de Goiânia, mais os de Brasília, quase 70 equipes. O que chamou mais a atenção foi a qualidade dos jogos, dos atletas. Brasília sempre foi um celeiro, e fez o eventos ser maior ainda”.

IberLeague Brasília apresentou alto nível técnico. Foto: Divulgação/ IberCup

A IberLeague é mais uma iniciativa da IberCup para dar calendário e competitividade aos jovens em todo o país. Com as etapas regionais dando vaga nas nacionais, as edições internacionais conseguem reunir as equipes mais fortes de cada país.

Só em agosto, a IberLeague iniciou etapas em Sergipe, Alagoas, Paraíba e Pará. No próximo fim de semana, o torneio chega ao Rio de Janeiro e, em setembro, Salvador, Feira de Santana e Belo Horizonte também terão disputas. Para Márcio Lima, representante da IberCup no Brasil, o momento é de seguir expandindo e desenvolvendo o futebol de base em cada região brasileira.

“Depois da pausa, tivemos ótimos eventos em Santa Catarina e Brasília, mostrando a força dessas regiões na revelação de atletas. Acreditamos que as próximas etapas serão ainda mais competitivas, já que as equipes se preparam ainda mais para um torneio de referência mundial. Essa oportunidade de levar a IberCup a cada estado brasileiro é muito gratificante e tem ajudado muito cada comunidade”, finalizou.

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...