Líder do Ranking DaBase no Tocantins, FlaPalmas explica segredos do sucesso

Investimento em estrutura, trabalho profissional e capacitado e resultados dentro e fora de campo: com um pacote completo, o FlaPalmas assumiu a liderança do Ranking DaBase no Tocantins em 2023. O clube traça metas ambiciosas para o ano, que têm tudo para serem alcançadas com o desenvolvimento atual.

FlaPalmas conquistou tocantinense sub-15 em 2022. Foto: Divulgação/ FlaPalmas

Com títulos estaduais em diversas categorias, o FlaPalmas colheu em campo o que plantou fora dele. Além da liderança do Ranking DaBase em Tocantins, com 158 pontos, o time assumiu a sexta colocação na Região Norte. Segundo Luiz Eduardo Pezão, presidente do clube, as conquistas se devem à capacitação e investimento nos profissionais.

“Acredito muito no trabalho e na constância em conjunto com uma boa equipe de trabalho, infraestrutura e muita vontade. Viemos ao longo desses anos trabalhando muito para buscar cada vez mais fazer o melhor, evoluir. Buscamos parcerias, como a feita com a CBF, onde todos os profissionais foram capacitados com a licença S; parceria com a universidade, onde todos os atletas participam de testes e avaliações físicas no início, meio e pós-temporada, além das avaliações contamos com a estrutura da academia e laboratório de fisiologia e cinesiologia da Universidade Ceulp Ulbra, que tem o maior complexo esportivo do Norte do país”, explicou, em entrevista exclusiva ao DaBase.com.br.

“O FlaPalmas hoje conta com um grupo de profissionais dos mais capacitados do Norte do Brasil. Técnicos e preparadores físicos e de goleiros com licença da CBF, profissionais de educação física com pós-graduação na área de treinamento desportivo, equipe de saúde com psicóloga, nutricionista, médico do esporte, dentista com especialização esportiva, cardiologista, e uma diretoria qualificada, com experiência na área” – Luiz Eduardo Pezão.

Para chegar a tal nível, o FlaPalmas contou com um 2022 de muito sucesso. Além dos resultado em campo, como o título tocantinense sub-15 e o vice no sub-12, o clube tem evoluído com investimento em estrutura e atletas negociados para times grandes do país.

“Foi um ano muito positivo, conseguimos finalizar a primeira etapa de construção do nosso centro de treinamento e dar início a segunda fase. Implantamos a categoria sub-17, fomos campeões estaduais e interestaduais em algumas categorias e tivemos resultados expressivos como disputar as quartas de finais da Copa Brasileirinho Sub-14. Também tivemos atletas encaminhados pra grandes clubes como Flamengo, Fluminense, Atlético-MG, Atlético-GO, Vila Nova entre outros. Consolidamos nossa metodologia e forma de trabalho, chegaram diversos profissionais, de parcerias e conseguimos um importante investidor”, contou.

FlaPalmas conta com maior estrutura do estado. Foto: Divulgação/ FlaPalmas

Na avaliação de Pezão, o futebol tocantinense oferece boas ferramentas para que o trabalho do FlaPalmas cresça, como jovens com fome de bola. Porém, há poucas competições e união para um desenvolvimento coletivo.

“Avalio o cenário do futebol de base no Tocantins como promissor, terreno fértil de bons atletas, com muita força de vontade de trabalhar, treinar, com valências físicas importantes para o futebol e que vão ser lapidadas nos grandes clubes. Vejo escolas e projetos sociais fazendo um bom trabalho, saindo para disputar competições nacionais e internacionais, tendo bons resultados e melhorando a cada ano, principalmente nas categorias menores até 12 anos”, apontou.

“Mas ainda sofremos com a falta de campeonatos no estado e intensidade necessária no futebol, que essas competições trazem, principalmente do sub-13 ao sub-17, que muitas vezes têm um ou dois campeonatos somente no ano. Acredito que as escolas, projetos sociais e clubes precisam se unir mais, buscar o melhor para o futebol
tocantinense, pois com ações isoladas é mais difícil. Os clubes e profissionais do estado precisam investir mais na base, até mesmo para os atletas terem referências locais e sonharem jogar os campeonatos profissionais aqui, se não a saída dos talentos tocantinenses acontecerá cada vez mais precocemente” – Luiz Eduardo Pezão.

Agora, o FlaPalmas começa 2023 com metas ambiciosas. O clube quer não só finalizar suas obras de estrutura e dar sequência às parcerias para negociar atletas e formar cidadãos, mas também aperfeiçoar seus resultados e criar uma nova categoria.

“Em 2023, queremos conquistar títulos estaduais e nacionais para se manter em primeiro no ranking no estado, atender socialmente mais de 120 crianças e adolescentes em parceria com a CBF e aumentar também o número de atletas do plantel em diferentes regiões da cidade. Oportunizar nossos atletas através de seletivas de grandes clubes do Brasil e parcerias que estão sendo firmadas, ser referência no Norte do país em desenvolvimento de atletas com essa metodologia própria e de trabalho integrado com os outros profissionais da saúde. O clube tem atuado no alicerce primeiro para depois subir para o telhado. Esse ano já implantamos o sub-17 e a ideia é montar o sub-20 ainda esse ano para depois, quem sabe, procurar voos maiores. Mas tudo com pé no chão e muito planejamento”, concluiu.

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...