FlaPalmas inaugura projeto Gol do Brasil e mira formação cidadã

Os princípios do desenvolvimento humano e formação de cidadãos são fundamentais na relação entre esporte e educação. Apesar de citados constantemente por Fernando Diniz, treinador do Fluminense, o ambiente competitivo do futebol muitas vezes os ignora. No entanto, o projeto Gol do Brasil, inaugurado pelo FlaPalmas no Tocantins na semana passada, quer reforçar essas ideias.

FlaPalmas trabalhará com metodologia baseada em diretrizes da OMS. Foto: Divulgação/ FlaPalmas

Fruto do Fundo do Legado da Copa do Mundo de 2014, deixado pela FIFA para a CBF, o projeto tem sido desenvolvido nos estados que não receberam jogos do Mundial. Na última terça (13), ele chegou a Palmas, através da parceria entre a FTF (Federação Tocantinense de Futebol) e o Clube Recreativo FlaPalmas.

Ainda sem um centro de treinamentos totalmente pronto, a federação indicou a estrutura do clube para receber as 240 vagas disponibilizadas aos jovens de 7 a 17 anos da capital tocantinense. Presidente do FlaPalmas, Luiz Eduardo Pezão falou com exclusividade ao DaBase.com.br e explicou as negociações com a CBF.

“Como o centro de desenvolvimento do estado ainda está em construção, a CBF abriu a possibilidade dos clubes receberem em suas sedes. Já sabíamos do projeto em outros estados e tínhamos procurado a federação. Quando ela recebeu o contato da CBF, começaram as negociações para o FlaPalmas ser um dos clubes sede do projeto. Além de conseguirmos preencher todos os requisitos e documentações solicitadas, o presidente da federação, Leomar Quintanilha, não mediu esforços junto à CBF para efetivar o projeto no nosso estado”, contou.

Para a realização da parceria, a CBF cedeu uniformes , materiais esportivos e capacitação profissional através dos cursos da CBF Academy. Um dos coordenadores do projeto, Roberto Burns também falou com o DaBase.con.br e explicou que a metodologia adotada caminha lado a lado com as diretrizes da OMS (Organização Mundial da Saúde) para a formação de jovens através do esporte.

“O projeto é desenvolvido a partir de profissionais vinculados ao FlaPalmas e que realizaram o curso de capacitação presencial disponibilizado a partir da CBF Social no final do ano passado. Possui uma metodologia baseada nas habilidades de vida propostas pela OMS e visa utilizar o futebol como meio promotor de cidadãos independentes, engajados e que possam contribuir com a sociedade. Ao todo, são 240 vagas que serão disponibilizadas a partir da entrega de documentações necessárias” – Roberto Burns.

240 vagas foram disponibilizadas pelo FlaPalmas. Foto: Divulgação/ FlaPalmas

Na visão do coordenador, o futebol oferece lições de vida e aprendizagem para quem está em formação. Além dos aspectos esportivos, é possível entender diversos conceitos fundamentais à vida em sociedade, que serão frisados durante a parceria.

“O projeto possui uma metodologia estruturada e formação continuada, que permite o que há de melhor na área técnica e psicossocial, garantindo um treinamento ampliado para todos os setores da vida. A utilização de dinâmicas, debates e momentos de reflexão proporcionam o futebol como meio para um desenvolvimento pessoal aos jovens de grande relevância”, destacou.

“Proporcionar o desenvolvimento através do futebol, refletindo e reconhecendo as habilidades de vida (autoconhecimento, relacionamento interpessoal, empatia, lidar com os sentimentos, lidar com o estresse, comunicação eficaz, pensamento crítico, pensamento criativo, tomada de decisão e resolução de problemas) como fatores cruciais para o desenvolvimento, potencializando os cidadãos com responsabilidade e dedicação” – Roberto Burns.

Referência no futebol de base da Região Norte, ocupando a sexta posição no Ranking DaBase e a liderança estadual, o FlaPalmas tem aliado resultados esportivos, com boas participações em torneios regionais e nacionais, ao desenvolvimento de atletas dentro e fora de campo.

Com revelações espalhadas por clubes como Flamengo, Fluminense, Atlético-MG, entre outros, o FlaPalmas também se aproxima da comunidade através de projetos sociais, participação familiar e formação de cidadãos. Nesse sentido, Roberto Burns acredita no fortalecimento da instituição com a chegada do Gol do Brasil.

“O FlaPalmas recebe a chancela da CBF como uma instituição capaz de carregar a importância do projeto e suas potencialidades. Poder coordenar um projeto desta dimensão é um passo importante para o desenvolvimento social e fortalecimento da instituição. Todos os profissionais do clube foram capacitados com a licença “s” da CBF, onde recebemos em Palmas por quatro dias profissionais de alto nível nacional para ministrar o curso, que com certeza, fez e fará a diferença no trabalho e desenvolvimento dos atletas e clube”, concluiu.

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...