Loading...

FAF cancela Amazonense sub-19 e demais competições de base de 2020

A Federação Amazonense de Futebol (FAF) cancelou todas as competições de base no estado em 2020. A entidade comunicou nessa quinta (01) que não realizará os torneios neste ano e que o Amazonense sub-19, paralisado pela pandemia em março, não será retomado.

Amazonense sub-19 tinha duas rodadas disputadas. Foto: Milly Barreto/ Nacional FC

A competição estava prevista para retornar entre os dias 15 e 16 de outubro e já tinha protocolo de segurança estabelecido. A FAF alegou que recebeu pedidos extraoficiais de clubes para o cancelamento do torneio, além de considerar o aumento de casos de COVID-19 no estado nos últimos dias.

O Amazonense sub-19 teve início em março e foi interrompido após a realização de duas rodadas. O campeonato contava com nove clubes, que disputavam, além do título, vagas na Copa do Brasil sub-20 e na Copa São Paulo de 2021.

“Manifestaram que não queriam voltar em relação isso (aumento do número de caos de Covid-19). Os testes que nós iríamos realizar era de sorologia. Essa questão da volta, isso preocupa. Porque tem atletas menores de idade. Atletas de 17 e de 16”, explicou o diretor de base da FAF, Thiago Durante, em contato com o GE.

A entidade também planejava realizar competições nas categorias sub-9, sub-11, sub-13, sub-15, sub-17 e sub-21 neste ano. No entanto, com a situação da pandemia, os torneios foram adiados para 2021, com previsão de início em março. Segundo o dirigente, eles terão aumento no limite de idade para compensar o “ano perdido” dos jovens atletas.

“A ideia é que retorne as competições em março de 2021 com um ano acima. Para que a gente diminua. O Sub-9, por exemplo, passaria a ser Sub-10. E assim as demais. Somente a Sub-21 que não ocorreria”, disse Durante.

FAF publicou resolução nessa quinta (01). Foto: Divulgação/ FAF

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...