EXCLUSIVO! Confira as curiosidades do Brasileiro Sub-20 após as quartas de final

Chegou ao fim a fase de quartas de final do Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2022, definindo os quatro clubes que seguem na briga pelo título. São dois paulistas (Corinthians e Palmeiras), um carioca (Flamengo) e um paranaense (Athletico).

Flamengo é o dono da melhor campanha (Foto: CBF)

O Flamengo segue como dono da melhor campanha geral e tem agora 24 pontos ganhos em 11 jogos, seguido por Athletico, com 22, Palmeiras, com 21, e Corinthians, com 20. O Furacão tem o melhor ataque, com 26 gols marcados, seis à frente dos rubro-negros e dos alviverdes e sete a mais que o alvinegro paulista. Por outro lado, Fla e Timão possuem a melhor defesa, com apenas sete tentos sofridos, um a menos que os palmeirenses. Os athleticanos já foram vazados 15 vezes.

Confira as curiosidades de cada confronto:

Palmeiras x Vasco (0 x 1 e 1 x 0)
O confronto completou dez jogos na história da competição, com cinco triunfos do Verdão, dois do Gigante da Colina (que venceu pela primeira vez em casa) e três empates.

Flamengo x Internacional (1 x 1 e 1 x 0)
O Urubu quebrou uma sequência de três partidas sem vitória sobre o Colorado, mas segue sem conseguir vencer o adversário fora de casa.

Athetico-PR x São Paulo (1 x 3 e 4 x 1)
Mais um duelo que chegou a dez jogos em Brasileirões Sub-20. E jamais o visitante venceu. O Furacão, que aplicou a primeira goleada do confronto, tem agora três triunfos e dois empates em seus domínios. Já os são-paulinos venceram quatro das cinco partidas realizadas como mandante.

Corinthians x América-MG (2 x 0 e 0 x 2)
Primeira vez que o Timão perdeu para o Coelho, após quatro triunfos seguidos (três fora de casa). Todas as cinco partidas tiveram o time vencedor com mais de um gol de diferença no placar.

Athletico-PR x Palmeiras
Nunca houve empate no confronto até aqui. O Furacão venceu três vezes (em 2017, 2020 e 2021) e o Alviverde, uma (fora de casa, em 2019).

Flamengo x Corinthians
O Timão jamais venceu o Rubro-Negro. São três empates e quatro derrotas, com direito à eliminação nas semifinais de 2019 (1 x 2 em casa e 0 x 0 fora).

 

Outros dados:

  • O Palmeiras completou 110 jogos; já o Athletico-PR atingiu a marca centenária. Bahia e Chapecoense realizaram a 80ª partida.
  • O São Paulo passou dos 160 gols marcados (foi a 161) e o Inter atingiu exatos 140. O América marcou o seu centésimo, anotado por Rodriguinho, de pênalti.
  • O Inter alcançou a marca de 140 gols sofridos e o Athletico, 130. O São Paulo passou de 120 (são 122).
  • Vasco 6 x 0 Chapecoense ainda é a maior goleada da atual edição.
  • Arthur Sousa, do Corinthians, que fez quatro gols contra o Atlético-GO, na terceira rodada, continua sendo o jogador a anotar mais tentos em um único jogo na atual edição.
  • O Vasco caiu pela quarta vez (a segunda seguida) nas quartas de final. Apenas em 2019 chegou às semifinais.
  • Atual campeão, o Internacional repetiu 2018 e foi eliminado nas quartas. Além de 2021, em 2016 o Colorado também havia chegado às semifinais.
  • Pela quarta vez seguida nas quartas de final (sexta no geral, recordista ao lado de Flamengo, Palmeiras e Fluminense), o São Paulo apenas no ano passado (e em 2017) conseguiu avançar às semifinais.
  • Por outro lado, o América-MG conseguiu ficar entre os oito pela primeira vez em sua história e terminou na sua melhor colocação geral: quinto lugar.
  • Dono de um título (2019), o Flamengo está entre os quatro melhores pela sexta vez. Ou seja, jamais foi eliminado nas quartas de final da competição.
  • Também com um troféu (2018), o Palmeiras está na semifinal pela terceira vez. Nas outras duas foi finalista.
  • Pela quarta vez entre os semifinalistas, o Corinthians chegou à decisão do título apenas em 2016, sendo derrotado na ocasião.
  • O Athletico chega pela terceira vez às semifinais, sendo eliminado em 2017 e avançando à final em 2020.

Deixe sua opinião

É futebol de base? Então nada escapa dos meus olhos, seja no Brasil ou no exterior.
Loading...