Diretor da base explica motivos para a ausência do Goiás nos torneios da FGF

A Federação Goiana de Futebol (FGF) confirmou nas últimas semanas a realização dos torneios sub-17 e sub-20 e detalhou as tabelas competições. Apesar disso, muitos times desistiram da disputa, incluindo o Goiás, atual campeão sub-20.

Goiás é o atual campeão goiano sub-20. Foto: Divulgação/ FGF

A equipe não disputará os torneios sub-17 e sub-20 da FGF, segundo o diretor das categorias de base do Esmeraldino, Rafael Barreto, por dois motivos. O primeiro é a crença de que o protocolo de segurança referente à pandemia do novo coronavírus não será cumprido.

“Nosso medo é participar de uma competição que não será o Campeonato Goiano. O torneio mão terá um  protocolo tão rigoroso quanto o do Brasileirão sub-20. Sabemos muito bem que algumas equipes não terão como cumprir o protocolo pois não têm condições físicas e financeiras”, disse em entrevista ao Esporte Goiano.

Outro motivo para a desistência do Goiás é o nível técnico. A equipe disputará o Brasileirão sub-20 a partir de 23 de setembro e enfrentará outras 19 equipes de todo o Brasil. Para Rafael, o acréscimo dos clubes da segunda divisão estadual só ratificou a intenção do Esmeraldino.

“Não teríamos retorno técnico também. Tirando os grandes da capital (Atlético e vila Nova), as competições  não agregariam muita coisa, não poderíamos fazer uma avaliação. Nós jogaríamos contra equipes da segunda divisão, naqueles jogos de 6 a 0, 8 a 0, em campos pequenos”, comentou.

O torneio FGF sub-20 contará com a participação de nove equipes e terá início no dia 3 de outubro. Já o sub-17 se inicia em 14 de novembro com cinco times envolvidos. Os campeonatos serão classificatórios para a Copa do Brasil do ano que vem de ambas as categorias. Além disso, o sub-20 deve dar duas vagas na Copa São Paulo de 2021.

Já o Goiás terá três competições nacionais nas duas categorias ainda em 2020. A equipe estreia no Brasileirão sub-20 diante do Palmeiras, em casa, no dia 23 de setembro. Já no dia 7 de outubro, é a vez do Esmeraldino receber o União Rondonópolis-MT pela primeira fase da Copa do Brasil da categoria.

Já o time sub-17 volta aos gramados no dia 11 de outubro, diante do Fluminense, em casa, pela segunda rodada do Brasileirão. O Goiás estreou no torneio com goleada, batendo o Vitória por 4 a 1, em casa.

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...