Comparado à Dida, goleiro é mais uma revelação do Aliança no futebol paulista

O Natal de 2003 da família Santos Silva foi especial. O dia 25 de dezembro daquele ano marcou o nascimento de Carlos Gabriel dos Santos Silva. O que poucos imaginavam é que, mais de 18 anos depois, o garoto trocaria o povoado de Perucaba, em Igreja Nova, interior de Alagoas, pelo futebol paulista.

Carlos Gabriel já atua pelos profissionais do EC São Bernardo. Foto: Divulgação/ EC São Bernardo

Esse sonho começou a ser desenhado ainda em casa. Seu pai tentou ser jogador na adolescência, mas a consolidação da carreira veio nos pés – e nas mãos – de Carlos Gabriel. Mas antes de seguir os passos do Seu Carlos Antônio, ele atuou em uma posição diferente.

O jovem começou como jogador de linha nas quadras do Esporte Clube Perucaba, como ele contou em entrevista exclusiva ao DaBase.com.br.

“Comecei no futsal como jogador de linha aos 10 anos de idade, mas passei para o gol, Meu pai era goleiro na adolescência, então me inspirei nele, já gostava da posição. Fui para o campo, vi que a posição de goleiro era a minha, me saí melhor, senti confortável, gostei de verdade e fixei lá”, disse.

E foi como goleiro que a carreira decolou. A primeira etapa do voo foi na chegada à Escolinha Novos Talentos, aos 12 anos, após ser aprovado em uma peneira.

Três anos de desenvolvimento foram o suficiente para levá-lo a novas alturas. Com o apoio do treinador de goleiros Shell Alves, Carlos Gabriel chegou ao Desportivo Aliança, clube que o impulsionou de vez.

Shell Alves descobriu Carlos Gabriel na Escolinha Novos Talentos. Foto: Arquivo pessoal

Com décadas de experiência no futebol nordestino e responsável por revelar grandes nomes da posição, Shell falou com exclusividade ao DaBase.com.br. Ele destacou o crescimento do pupilo e o comparou a um gigante da posição.

“É gratificante para todos nós vermos o sucesso do Carlos Gabriel. Conheci  ele quando criança, o levei para Maceió a cinco, seis anos atrás. É um garoto disciplinado, de família humilde e sincera, que sempre quis ver um bom futuro para ele”, contou.

“Fora de campo, é um garoto muito disciplinado e educado. Na meta, é um goleiro ágil, de boa estatura e com muita qualidade técnica. Vi o Dida quando garoto no futebol de Arapiraca e vejo hoje um espelho no Carlos Gabriel” – Shell Alves.

Pela categoria sub-17, Carlos Gabriel fez parte da campanha que levou o Aliança às quartas de final do Alagoano de 2019, caindo diante do CSA. Após o primeiro ano de pandemia, ele retornou ao cenário competitivo integrando o grupo principal na disputa da Copa Alagoas e do Estadual, no qual o clube ficou com a quarta posição. Para o jovem, esse foi um momento muito especial na carreira.

“No Aliança, tive toda a estrutura para crescer como ser humano e atleta, consegui evoluir e fui relacionado para jogos do profissional. Um dos momentos mais especiais da minha carreira foi a minha primeira vez como profissional no Aliança, em jogos contra grandes clubes, como CSA e CRB”, ressaltou.

Carlos Gabriel defendeu o Aliança por três anos. Foto: Divulgação/ Aliança

De Alagoas para São Paulo

Foi nesse momento que o empresário Wallace Castro entrou em sua trajetória. Também em conversa exclusiva com o DaBase.com.br, ele destacou as qualidades do jovem e o momento no EC São Bernardo, clube que defende desde o segundo semestre do ano passado.

“Vi Gabriel jogando no Aliança, colhi informações sobre os treinos, já que era reserva. Procurei o presidente Luciano para que eu pudesse trazê-lo para São Paulo e trabalhar com ele, em 2021. A transferência para o EC São Bernardo foi nessa oportunidade, o presidente deu o ok e trouxe para cá. Hoje, há algumas especulações pela performance dele, mas nada concreto. Tudo fruto do trabalho”, contou.

“Profissionalmente, o Carlos Gabriel é muito aplicado, dedicado, muito bom goleiro, um potencial enorme, tem tudo para crescer e evoluir. É um menino tranquilo, ouve muito, sempre aberto a críticas. Tem tudo para evoluir” – Wallace Castro.

No EC São Bernardo, Carlos Gabriel destacou que vive um dos melhores momentos da carreira. Após compor o elenco no Paulistão Sub-20 de 2021 e na Copinha deste ano, ele ganhou espaço durante a primeira fase do Estadual da categoria. O desempenho chamou a atenção do plantel principal, o qual o jovem vem integrando nos treinos e nos jogos da Copa Paulista.

“É um dos melhores momentos da minha carreira, tive boa sequência no Paulistão Sub-20, fui integrado e relacionado para o profissional e venho evoluindo a cada treino, a cada jogo. Meu objetivo é jogar a Copa Paulista, ser profissional e me destacar”, apontou o goleiro.

Do Natal de 2003 para o mundo, Carlos Gabriel tem o sonho de brilhar em grandes clubes, na Europa e na Seleção Brasileira, como suas inspirações, Alisson e Ederson. Mas engana-se quem pensa que o filho de Perucaba não sente falta de sua terra: “O mais difícil é ficar longe da família”, fechou.

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...