Brasil goleia Colômbia na abertura da fase final do Sul-Americano Feminino Sub-20
O Quadrangular Final do Campeonato Sul-Americano Feminino Sub-20 teve início na segunda-feira (18), no Estádio Nicolás Chauán Nazar, na cidade de La Calera, no Chile.
Na preliminar, o Uruguai venceu a então invicta Venezuela por 2 a 1. A artilheira do torneio Belén Aquino marcou seu décimo gol ao inaugurar o marcador, aos 11 minutos da primeira etapa, de pênalti. Depois do intervalo, Bárbara Martínez empatou aos 25, mas no minuto seguinte Martina Terra, que havia saído do banco, deu o triunfo para as uruguaias.
Na sequência, em duelo de invictos, o Brasil meteu 3 a 0 na Colômbia. A Seleção Brasileira ditou o ritmo do jogo desde o apito inicial, com intensidade no ataque e marcação alta, acumulando chances de gol, principalmente no primeiro tempo, transformando a goleia Giraldo em um dos destaques da partida.
Giovaninha, de cabeça, abriu o placar aos 16 minutos. Aos 38, Analuyza cobrou falta pelo lado esquerdo e marcou um golaço. Já na segunda etapa, quando passou a cadenciar o jogo e chegou a ser ameaçada pelas colombianas, a seleção brasuca decretou a goleada nos acréscimos, aos 46 minutos, com Isa, aproveitando rebote de Giraldo em chute de Tarciane.
A equipe comandada pelo técnico Jonas Urias, que segue com 100% de aproveitamento e sem sofrer gol, volta a campo na próxima quinta-feira (21) para enfrentar o Uruguai, às 17h (de Brasília). Mais tarde, às 20h30, Venezuela e Colômbia buscam a recuperação. As duas melhores na fase final carimbam o passaporte para a Copa do Mundo da categoria, que será disputada em agosto na Costa Rica.