Referência, Palmeiras apresenta métodos utilizados na base a grandes clubes da Europa

O bom futebol apresentado pelos times de base do Palmeiras nos torneios internacionais tem chamado a atenção e despertado curiosidade dos grandes clubes europeus. Em viagem com a equipe Sub-17 para a participação em torneios na Itália e na Espanha, o coordenador geral da base, João Paulo Sampaio, ministrou uma palestra sobre os métodos utilizados no Verdão para representantes de clubes como Real Madrid, Manchester City, Sevilla e Osasuna, entre outros.

Em Zubieta, na Espanha, a apresentação durou 50 minutos e abordou desde a história do Palmeiras ao trabalho que é realizado hoje na base, com uma filosofia de formação de atletas e integração entre categorias que começa no Sub-11 e termina no Profissional. Sampaio também preside o Movimento Futebol de Base, que reúne os coordenadores dos principais clubes do país, e comentou sobre o mercado do futebol nas categorias menores no Brasil.

Em Zubieta, na Espanha, João Paulo Sampaio falou sobre os métodos utilizados nas categorias de base do Verdão

Participando dos principais torneios internacionais na base, o Palmeiras reforça sua marca como clube formador no exterior e ainda pode explorar novos mercados, além de mobilizar torcedores palmeirenses espalhados pelo mundo. Os jovens ainda têm contato com outras culturas futebolísiticas, enfrentam outros modelos de jogo e aprendem sobre o mundo. No ano passado, o Verdão disputou torneios em sete países diferentes, com dois títulos obtidos.

No início de 2017, o saldo já é positivo. O Sub-17 foi campeão da Scopigno Cup, em Rieti, na Itália, com vitória sobre o Dínamo de Kiev-UCR na final, por 2 a 0 (campanha invicta de três vitórias e um empate). Agora na Espanha, a categoria participa do Torneio da Real Sociedad, no qual é o atual vice-campeão e busca a taça inédita. Vale ressaltar que o time Sub-17 do Verdão também foi vice-campeão mundial em 2016, após a final contra o Real Madrid.

Também neste domingo (15), a equipe Sub-18 do Verdão faz importante duelo no exterior. Atual campeã do Torneio de Bellinzona, na Suíça, a equipe disputa a semifinal do torneio contra a Internazionale de Milão, às 16h (horário da Suíça, 11h no Brasil). Participam também Darou Salam (Senegal), Rijeka, Honved (Hungria), Brøndby (Dinamarca), Grasshopper e Ticino Team (Suíça). O Sub-12 terminou em terceiro lugar na Copa Toreros, disputada no Japão.

O Sub-15 também realizou sua primeira viagem internacional da temporada: em Bolonha, na Itália, participou do torneio “We Love Football”, que contou com a presença dos principais clubes italianos (Inter de Milão, Milan, Juventus e Roma), além de outros grandes europeus como o Atlético de Madrid. O clube empatou em 1 a 1 com a Roma, venceu o Lokomotiv Zagreb por 6 a 1 e teve o futebol ofensivo muito elogiado pela delegação de todos os rivais.

Informação: palmeiras.com.br

Deixe sua opinião

Loading...