Loading...

No Brasileirão sub-20, Botafogo mira desenvolvimento de atletas em meio à processo de integração

Faltando 18 dias para o início do Brasileirão sub-20, o DaBase.com.br faz a quarta matéria especial de uma série sobre os participantes do torneio nacional. Hoje, veremos um clube que cada vez mais vem utilizando a base e que, em meio a um forte processo de integração. poderá fazer da competição um trampolim para suas revelações: o Botafogo.

Botafogo já fez amistoso com o Fluminense no fim de julho. Foto: Vitor Silva/ BFR

Desde a chegada de Paulo Autuori ao comando do time principal, em fevereiro, o clube intensificou a utilização de atletas da base. Com pouco recurso para contratações, a garotada costuma sendo uma solução para a equipe. Mas neste ano, a integração tem sido feita de forma constante.

Os jovens do time sub-20 já disputaram as rodadas iniciais do Carioca e, atualmente, integram os treinos do profissional com frequência, sendo observados e ganhando oportunidades mesmo em jogos grandes. Dessa forma, nomes como Caio Alexandre, Luis Henrique e Rhuan se firmaram como peças importantes na equipe principal.

Técnico do sub-20, Marcos Soares exaltou o momento de integração vivido no clube em entrevista exclusiva ao DaBase.com.br. Para ele, servir o time principal é o objetivo do trabalho e motivo de alegria para todos os profissionais.

“Servir ao profissional é o grande intuito, o carro-chefe de qualquer clube. Sempre que eles solicitarem os atletas, eles estarão lá. Ficaremos muito felizes, pois é sinal que o trabalho está sendo bem feito, reconhecido e aproveitado. Temos no Botafogo muita integração, o Paulo (Autuori) faz questão de utilizar todos os atletas e isso é muito benéfico para todos nós”

Se o Botafogo ficar desfalcado de alguns atletas durante o Brasileirão, o elenco terá reposição. Nas últimas semanas, o clube reforçou o time sub-20 com as contratações do zagueiro Ewerton, que se destacou pelo Mirassol na Copa São Paulo, e o volante Kayque, emprestado pelo Nova Iguaçu.

Outras promessas, como a dupla de frente formada por Ênio e Maxuel, seguem como opções decisivas no ataque. Já a principal promessa alvinegra não tem lugar garantido na equipe. Matheus Nascimento, campeão sul-americano sub-15 com a seleção brasileira em 2019, já é figurinha carimbada no time principal.

Botafogo conquistou Brasileirão sub-20 de 2016. Foto: Victor Silva/ Botafogo

Mesmo com as possíveis mudanças, Marcos Soares acredita que será possível fazer uma boa campanha no Brasileirão, sempre priorizando o desenvolvimento técnico dos atletas.

“O Botafogo tem por costume fazer boas campanhas e aproveitar os campeonatos de alto nível para desenvolver seus jogadores.  Nosso objetivo sempre é chegar longe nas competições, mas visando o desenvolvimento individual e coletivo, na parte física, tática e técnica, para que os atletas cheguem ao profissional e atendam às necessidades da equipe”, ressaltou.

O costume de fazer boas campanhas, citado pelo treinador, rendeu um título da competição ao Glorioso. Em 2016, a equipe comandada por Eduardo Barroca bateu o Corinthians na decisão e conquistou seu primeiro e único título nacional na categoria (relembre aqui as histórias do time campeão). Naquele ano, o clube ainda conquistou o Carioca, fechando um ciclo vitorioso.

Depois disso, o Alvinegro fez boas campanhas na Copa São Paulo, chegando às quartas de final em 2017 e perdendo nos pênaltis para o surpreendente Batatais. Semifinalista da Copa do Brasil em 2018, o Botafogo não conseguiu manter o desempeno no Brasileirão, ficando apenas em 16º no ano passado.

Em 2020, o clube ainda terá que se dividir. Com a pandemia do novo coronavírus, o Carioca foi interrompido após a realização da primeira rodada. O torneio volta na próxima semana e os grandes cariocas terão pela frente o estadual e o nacional. Mesclando desempenho e competitividade, Marcos Soares aponta os desafios da temporada.

“Chegar ao título em um campeonato nacional com 20 grandes equipes é o que todos almejam, mas sabemos das dificuldades. Temos que ter calma, primeiro classificar na primeira fase, chegar ao mata-mata e ir de etapa em etapa”

“São dois campeonatos ao mesmo tempo, Brasileiro e Carioca, e ainda vamos ceder alguns jogadores ao profissional. Para todos o objetivo é sempre o mesmo, chegar o mais longe possível, buscar o título, mas visando o aprimoramento dos atletas para que sirvam aos profissionais”, finalizou.

MOMENTO

O elenco botafoguense voltou aos treinos na segunda quinzena de agosto seguindo uma série de protocolos de segurança referentes à pandemia do novo coronavírus. Após cinco meses sem treinos presenciais, os atletas inciaram o processo de recuperação física já mirando o retorno das competições. Isso porque o Carioca sub-20 será retomado na próxima quarta (09) e o time alvinegro terá que se dividir entre estadual e Brasileirão. No torneio nacional, o time estrei no dia 23 de setembro, em casa, contra o Atlético-MG. Até lá, serão mais quatro rodadas do Carioca em sequência.

DESTAQUES

Foto: Arquivo Pessoal

O zagueiro Wesley é um dos líderes da defesa botafoguense. O jovem chegou ao clube através de uma parceria com o Três Passos, equipe gaúcho que também revelou o atacante Luis Henrique, que já atua entre os profissionais. Aos 19 anos, o defensor é titular do time sub-20 desde o ano passado e também vem treinando com o elenco principal no processo de integração promovido pelo técnico Paulo Autuori.

 

 

Foto: Reprodução/ Instagram

Camisa 10 da equipe, Ênio comandou o Botafogo na última Copa São Paulo, anotando quatro dos cinco gols do time no torneio. Veloz e habilidoso, seu desempenho o levou ao time profissional, pelo qual o jovem fez três jogos no Carioca. De volta ao sub-20, o jogador também marcou na estreia do estadual e seguirá como uma das referências técnicas da equipe.

 

 

Foto: Reprodução/ Instagram

Centroavante de força e bom finalizador, Maxuel tem fato de gol. O jogador de 20 anos era artilheiro do Paulista sub-20 com dez gols em onze jogos quando trocou o Primavera pelo Botafogo em 2019. Com a camisa alvinegra, o jovem anotou nove gols em 22 jogos no ano passado e já subiu para treinar com os profissionais. O contrato dele, no entanto, é de empréstimo e vai até o fim do ano.

VAI JOGAR?

Foto: Fábio de Paula/ BFR

Matheus Nascimento tem apenas 16 anos, mas já é considerado uma das maiores promessas do futebol brasileiro. Campeão do Sul-Americano sub-15 com a seleção brasileira em 2019, o atacante foi promovido ao time principal na volta do futebol  e já fez sua estreia no Brasileirão. Autor de 16 gols em 23 jogos no ano passado, o jovem pode descer para reforçar o time sub-20 caso não seja utilizado por Paulo Autuori.

COMISSÃO TÉCNICA

Foto: Reprodução/ Botafogo TV

Marcos Soares tem décadas de experiência entre o futebol profissional e de base. Ele chegou ao Botafogo no fim de 2018 após passagens pelo sub-20 do Santos e pelo sub-17 do Corinthians e terá, no Brasileirão, a seguinte comissão técnica:

 Auxiliar Técnico: Thiago Fagundes

Preparador Físico: Dailson Paulucio

Treinador de Goleiros: Marcelo Inácio

Massagista: Leonardo Reis

CALENDÁRIO

Mesmo com a pandemia, o calendário do Botafogo foi mantido para 2020. A equipe sub-20 volta aos gramados já na próxima quarta (09), às 10h, em um clássico estadual: pega o Fluminense, nas Laranjeiras, no retorno do Campeonato Carioca. O time já estreou na Taça Guanabara antes da pandemia chegar ao Brasil, em março, com empate por 2 a 2 diante do Volta Redonda. O clube terá que conciliar o estadual com o Brasileirão, escalando equipes alternativas em muitas rodadas, visto a sobreposição de datas.

Jogos do Botafogo no Brasileirão:

1ª rodada – 23/09 – Botafogo x Atlético-MG

2ª rodada – 27/09 – Grêmio x Botafogo

3ª rodada – 30/09 – Vitória x Botafogo

4ª rodada – 04/10 – Botafogo x Vasco

5ª rodada – 11/10 – São Paulo x Botafogo

6ª rodada – 14/10 – Botafogo x Internacional

7ª rodada – 18/10 – Ceará x Botafogo

8ª rodada – 25/10 – Botafogo x Athletico-PR

9ª rodada – 01/11 – Cruzeiro x Botafogo

10ª rodada – 04/11 – Botafogo x Santos

11ª rodada – 08/11 – Botafogo x Fluminense

12ª rodada – 14/11 – Chapecoense x Botafogo

13ª rodada – 22/11 – Goiás x Botafogo

14ª rodada – 25/11 –Botafogo x Corinthians

15ª rodada – 29/11 – Flamengo x Botafogo

16ª rodada – 02/11 – América-MG x Botafogo

17ª rodada – 06/11 – Botafogo x Sport

18ª rodada – 13/11 – Botafogo x Bahia

19ª rodada – 20/11 – Palmeiras x Botafogo

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...