Gerente da base do Santos comemora feito inédito no Campeonato Paulista
O Santos se tornou o primeiro time da história do futebol paulista a levar todas as suas categorias, do profissional até a divisão de base, à final do campeonato estadual. O Alvinegro já levantou as taças no profissional e no Sub-13, foi vice no Sub-11 e agora disputará as decisões no Sub-15, 17 e 20 contra Audax, São Paulo e Corinthians, respectivamente.
O gerente da base santista, Ronaldo Lima, comemorou o feito inédito e elogiou o trabalho realizado pelos técnicos de todas as categorias, bem como o desempenho dos jogadores. “Isso mostra uma sequência integrada de trabalho, que é o que nós programamos, a integração entre as categorias, e aos poucos os métodos do treinamento que vai dando resultado. O que quero deixar como um ponto forte desse trabalho em primeiro lugar é a qualidade técnica desse trabalho, porque sem qualidade não teríamos resultado. E também o profissionalismo dos técnicos de todas as categorias, por todos eles tem em mente a formação”, pontuou.
O dirigente ainda declarou que embora o Peixe tenha chegado nas finais, o principal objetivo dos coordenadores da base é voltado para a formação dos jogadores, meta que também vem sendo cumprida.
“O fato de termos chegado à cinco decisões, mostra que existe um trabalho orientado no sentido da qualificação desses atletas. O mais importante é a formação, aquilo que a gente passa para o jogador, que nós sabemos que do outro lado não existe inimigo, existem adversários, e vamos respeitá-los dentro de campo, como colegas, mas que a nossa qualidade, a nossa vontade e o nosso trabalho, vão superá-los. Acho que esse momento bom das categorias de base do Santos não é só pela conquista do título, mas sim pela formação”, explicou, reforçando a tese em seguida quando perguntado sobre a expectativa para manter o feito em 2016.
“Estando entre os quatro finalistas já mostra que o trabalho está sendo bem realizado. Acredito que chegar à uma semifinal ou uma decisão é detalhe, são meninos, não podemos exigir, porque eles estão em formação, atitudes do Sub-11, iguais às do Sub-20. Pode ser que ano que vem, não cheguemos na disputa do título e nem por isso, o trabalho terá caído de qualidade. Ao contrário, com a experiência de equilíbrio esse ano, com o trabalho que vem sendo incrementado e com os indicadores de desempenho que estamos mostrando isso nos mostra uma crescente no trabalho, na qualidade e no produto final, que é a formação do atleta”, disse.
No entanto, Lima não escondeu a felicidade e a satisfação de estar presente em todas as finais da base e exaltou a história e a tradição do time em revelar grandes jogadores.
“Isso é maravilhoso. É um momento histórico para o Santos, o clube merece isso. É o clube do Brasil que tem o melhor jogador do mundo, então o Santos, a Vila Belmiro em si tem um glamour, algo diferente que traz essa mágica do futebol. Então é claro que nós ficamos satisfeitos em podermos estar entre os que levaram todas às finais com as categorias de base. Isso nos mostra que estamos no caminho certo que, repito novamente, é a formação dos nossos atletas”, finalizou.
O Sub-15 enfrentará o Osasco Audax pela primeira partida da final neste sábado (21), às 9h, em Osasco. Já o Sub-17, confrontará o São Paulo, também no sábado (21), às 10h45, em Santos. Por fim, o Sub-20 duelará com o Corinthians, no sábado (21), às 16h, também na cidade do Alvinegro Praiano.