Fluminense promove “clínicas de cidadania” para jogadores das divisões de base

O Fluminense está mostrando diariamente que vem investindo nos jogadores das suas divisões de base não só dentro de campo. Dessa vez, o clube está promovendo clínicas de cidadania para os garotos, em parceria com a Defensoria Pública do Rio de Janeiro. O nome do projeto se chama “Defensoria e Fluminense: jogando juntos pela cidadania” e ele foi elaborado pela coordenação pedagógica tricolor, que tem como coordenador Ivan Proença, em parceria com o Departamento de Desenvolvimento Sustentável, dirigido por Luiz Carlos Rodrigues.

O objetivo é estimular o desenvolvimento da cidadania por meio do controle de permanência escolar, do atendimento médico e psicológico, ensino de uma segunda língua, além de lazer e cultura. A ideia também é levar cada vez mais humanidade aos atletas no processo, trazendo resultados imediatos e futuros.

Foto: divulgação/Fluminense
Foto: divulgação/Fluminense

Serão cinco clínicas: a primeira, em parceria com o DETRAN, será sobre Educação no Trânsito e acontecerá nesta terça-feira (18), no Salão Nobre das Laranjeiras. A segunda clínica, com a temática de saúde e saneamento, será ministrada pela Coordenadora de Saúde da Defensoria Pública em parceira com a CEDAE. A terceira será realizada por meio de um cine debate que tratará do respeito à diferença no universo do futebol, promovendo conceito de paz, harmonia e tolerância. Na quarta, será convidada a presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro para ministrar uma palestra aos jogadores.

Na última clínica, os jovens de Xerém participarão de um julgamento simulado de um personagem do universo infantil (Batman, por exemplo) no plenário histórico do I Tribunal do Júri. Um defensor público fará a acusação, outro a defesa e o defensor aposentado Liszt será o juiz. Ao final do debate, os atletas exercerão o papel de jurados para condenar ou absolver o personagem. Em seguida haverá um debate sobre os conceitos de justiça, impunidade e respeito à lei.

Inspirador, não?

*Com informações do site oficial do Fluminense.

Deixe sua opinião

Loading...