Loading...

Federação Pernambucana não realizará competições de base em 2020

O presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, afirmou que não será possível realizar competições de base no estado em 2020. Em entrevista ao Diário de Pernambuco nessa quinta (07), ele afastou qualquer possibilidade de organizar os torneios devido à pandemia do novo coronavírus.

Sport é o atual campeão pernambucano sub-20. Foto/ Divulgação: Anderson Stevens/ Sport Club do Recife

Segundo o dirigente, questões financeiras e burocráticas impedem a realização dos estaduais sub-15, sub-17 e sub-20. “Já acertamos que só vamos ter as Séries A1 e A2. Já estamos com uma dificuldade enorme de fazer esses dois campeonatos, imagina organizar sub-15, sub-17 e sub-20. Está 100% definido que não vai ter”, garantiu.

“Até porque são atletas menores de idade e existe um problema legal muito sério. Seria preciso a autorização de todos os pais, do juizado. Base é muito complicado com a questão de saúde. Seria preciso, a realização de outros exames, além da Covid-19”, justificou o presidente.
Para Evandro, a decisão de não realizar torneios de base em 2020 deve ser adotada também por outras federações. “Eu acho que nenhuma federação vai organizar competições de base esse ano. Vai ser um esforço e um gasto inimagináveis, quando se pode concentrar isso no futebol profissional e deixar a base para o próximo ano, com as competições ampliadas. O foco agora é com o futebol profissional. Se dissipar muito, atrapalha. As despesas já serão enormes”, explicou.
Por outro lado, ele acredita que as competições nacionais, promovidas pela CBF, ainda terão espaço no calendário. “Já a CBF é outra realidade. Mesmo nas competições de base, ela consegue patrocinadores que podem injetar recursos. Mas nos estados não têm nada disso. Tudo é a federação que paga. É outra realidade”, finalizou.
Atualmente, a FPF realizava os torneios sub-15, sub-17 e sub-20. Tanto o sub-15 quanto o sub-20 estavam previstos para o início de maio, mas foram suspensos devido à paralisação do futebol. O Sport é o atual campeão das três competições. A dúvida fica quanto às vagas para os campeonatos nacionais, que normalmente são cedidas aos campeões estaduais (Copa do Brasil sub-17 e sub-20) e para campeão e vice (Copa São Paulo).
Quanto às competições da CBF, ainda não há nenhum tipo de definição. O Brasileirão sub-17 foi paralisado após a realização da primeira rodada. A Copa do Brasil sub-20, por sua vez,  foi suspensa dias antes de seu início. Ainda há a previsão de disputa do Brasileirão sub-20 e de Aspirantes, da Copa do Brasil sub-17, das Supercopas sub-17 e sub-20 e da Copa do Nordeste sub-20, além dos torneios femininos, como o Brasileirão sub-16 e sub-18.

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...