Loading...

ESPECIAL BRASILEIRÃO DE ASPIRANTES: Avaí aproveita torneio para prolongar formação dos atletas

Na terceira matéria da série especial do DaBase.com.br sobre o Brasileirão de Aspirantes, um dos clubes mais presentes no torneio tenta superar a barreira das segunda fase. O Avaí quer aproveitar o bom momento do time sub-20, prolongar a formação e seguir revelando atletas.

Avaí vai para o seu terceiro Brasileirão de Aspirantes. Foto: Divulgação/ Avaí

O clube disputou as três últimas edições do campeonato, porém não conseguiu alcançar as semifinais. Após cair na primeira fase em 2018. com apenas três pontos em oito jogos, o clube avançou à segunda fase nos dois últimos anos, falhando, contudo, no momento de chegar ao mata-mata.

Em 2019, os catarinenses terminaram a primeira fase de forma invicta, com três vitórias e cinco empates, mas fecharam a fase seguinte sem vencer, com dois pontos. Já no ano passado, a equipe estava invicta até a última rodada, porém foi derrotada pelo Fortaleza e novamente fez dois pontos na segunda fase.

Para 2021, o clube anunciou mudanças no time sub-23. Gabriel Bussigner, técnico na última temporada, assumiu o cargo de auxiliar do profissional, enquanto Evando, ex-atacante e então assistente, herdou a vaga. Ele falou com exclusividade ao DaBase.com.br e destacou que o grupo pensará jogo a jogo, mirando o melhor desempenho possível.

“Estamos nos preparando, sabemos das dificuldades, mas estamos formando um elenco forte para ser competitivo a cada jogo. Almejamos chegar na melhor colocação possível, mas vamos trabalhar jogo a jogo, o melhor de cada um dos nossos atletas. Temos o sub-23 com o objetivo de revelar atletas para o profissional. Nosso desejo é fazer uma grande competição”.

Se as semifinais não vieram para a equipe sub-23, o sub-20 do Avaí superou essa barreira no último fim de semana. A equipe vem fazendo grande campanha e está nas semifinais da Copa do Brasil da categoria, onde enfrentará o Botafogo.

Avaí perdeu amistoso para o Atlético Catarinense, por 3 a 2. Foto: Leandro Boeira/ Avaí FC

Com muitos jovens se destacando – como o atacante Gustavo, que já marcou gol na competição sub-20 e decidiu um duelo da equipe principal no Catarinense -, o elenco sub-23 receberá reforços. O técnico, porém, frisa que o foco da divisão inferior está na Copa do Brasil.

“Estamos muito felizes com a campanha do sub-20 na Copa do Brasil. Vários atletas serão aproveitados, é a continuação da formação deles. Vamos promover alguns deles para o sub-23., mas no momento, o foco está no sub-20, na semifinal da Copa do Brasil. Desejamos sorte para que eles cheguem à final. Na sequência, serão aproveitados no sub-23”, destacou.

Esse processo de integração na base do clube vem rendendo frutos. Conhecido por revelar e negociar atletas, como o zagueiro Gabriel Magalhães e o meia Raphinha, ambos no futebol inglês, e o lateral Guga, no Atlético-MG. o Leão da Ilha tem emplacado vários jovens no elenco principal nos últimos anos.

Campeão catarinense nesta quarta (26), o clube contou com as participações dos volantes Luan Silva e Wesley Soares, dos meias João Vitor e Thiaguinho e dos atacantes Gabriel Barbosa e Jô, todos com bons números no último Brasileirão de Aspirantes e revelados na Ilha.

Dar sequência à formação dos jovens e inseri-los no time profissional de maneira progressiva é a grande meta do Avaí. Evando elogiou o clube e a CBF pela disputa do campeonato e ressaltou que muitos atletas precisam dessa etapa para amadurecerem.

“É uma grande cartada da CBF essa competição, temos mais três anos de aperfeiçoamento e vivência dos atletas. Nem todos chegam aos 20 anos prontos para o profissional, alguns precisam de mais rodagem. Espero que esse campeonato continue crescendo, vai gerar muitos frutos para os times brasileiros. A CBF está de parabéns por isso. Vemos Grêmio, Athletico-PR, Inter, Santos e o próprio Avaí revelando vários aletas através do sub-23. Penso que essa é a tendência de crescimento de muitos clubes, por isso a gente agradece o presidente do Avaí por continuar nessa ideia, prolongando o tempo de formação dos atletas até o profissional”, concluiu.

DESTAQUES

Arthur Chaves. Foto; Reprodução/ Instagram

Arthur Chaves

O zagueiro Arthur Chaves é uma das principais revelações da base. O jogador de 20 anos integrou o elenco principal no Catarinense deste ano, atuando em uma partida, além de ter descido para o sub-20 e entrado em campo nas duas partidas das quartas de final da Copa do Brasil. Após disputar onze jogos no último Brasileirão de Aspirantes, ele poderá ser um dos líderes da defesa neste ano.

 

Igor Dutra. Foto: Divulgação/ Avaí

Igor Dutra

Outro atleta nascido em 2001 com destaque no Avaí é o lateral-direito Igor Dutra. O jogador de 20 anos chegou ao clube em 2019, vindo do Juvntus-SP, e fez oito jogos pelo time sub-23 na última temporada. Neste ao, o jovem integrou o elenco principal no Catarinense, mas só entrou em campo uma vez, pelo sub-20, na Copa do Brasil, podendo ganhar mais espaço novamente no sub-23.

 

Jô. Foto: Divulgação/ Avaí

Vice-artilheiro do último Brasileirão de Aspirantes, com sete gols, o atacante é uma das esperanças de gol do Avaí. O jogador de 22 anos soma passagens por PSTC, Cianorte e Grêmio antes de chegar ao Leão, em 2018. Desde então, foram dez partidas pelo time principal, mas com pouca sequência de jogos. Ele entrou em campo quatro vezes no Catarinense deste ano e poderá ganhar mais minutos no time sub-23.

 

TÉCNICO

Evando. Foto: André Palma Ribeiro/ Avaí

Evando

Revelado no Vitória, com passagens pela Seleção Brasileira e ex-atacante do clube na última década, Evando trabalha na comissão técnica do time principal desde 2016. Ele foi auxiliar e assumiu a equipe de forma interina em algumas oportunidades. Nesta temporada, o profissional comandará o sub-23 no Brasileirão de Aspirantes.

 

ÚLTIMOS RESULTADOS

O Avaí vai para a sua terceira participação no Brasileirão de Aspirantes com a expectativa de superar a segunda fase, na qual parou nas duas últimas campanhas. Em sua estreia, no ano de 2018, o clube não passou da primeira fase. Além disso, a base do Leão vem de título catarinense sub-20, em 2019, e está nas semifinais da Copa do Brasil da categoria.

ESTREIA DEFINIDA

O Avaí está no Grupo B da competição, ao lado de Bahia, Coritiba, CRB, Fluminense, Fortaleza, Red Bull Bragantino e Santos A equipe estreia no dia 10 de junho, quinta-feira, às 15h, diante da Ponte Preta, na Ressacada, em Florianópolis.

Além da Macaca, o time enfrentará, na sequência, Vitória, Ceará, Figueirense, Cuiabá, Corinthians, Grêmio e Juventude.

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...