Com passagens na Seleção, meias são apostas do Palmeiras na Copa São Paulo

Único clube dentre os grandes de São Paulo que não venceu a Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Palmeiras encara há anos o troféu como obrigação. Duas vezes vice (1970 e 2003), nesta temporada o alviverde mandou um elenco jovem para competição. Entre os 25 inscritos na lista de atletas, a maioria (14) será jovem o suficiente para disputar mais uma edição da competição.

Diretamente da Cohab, Vitinho luta para se firmar (Foto: Folha de São Paulo)
Diretamente da Cohab, Vitinho é o 10 da Seleção Sub-17 (Foto: Folha de São Paulo)

Ex-companheiros de treino de Gabriel Jesus, os garotos Artur e Vitinho, de 17 anos, são as grandes esperanças do time. Eles são os únicos com passagens pelas categorias de base da Seleção Brasileira.

“São jogadores diferentes. O Artur é mais agudo, velocista, enquanto o Vitinho é mais inteligente quanto a batida na bola, visão de jogo, movimentação. Um é mais intenso para atacar e o outro tem mais qualidade para pensar o jogo”, analisa João Burse, técnico do sub-20.

Morador da Cohab, bairro humilde de São Paulo, Vitinho é atualmente o camisa 10 da Seleção brasileira sub-17, e disputará sua primeira edição da Copa São Paulo.

” Vim da Cohab e agora estou conhecendo lugares melhores. Quem vem de periferia não tem vida fácil. Desde pequeno eu passei por muita coisa ruim. Muitas vezes não tem muito o que comer nem onde dormir. Agora eu jogo também para tirar minha família de onde ela não merece estar. Eu visto duas camisas de peso enorme, a da seleção e a do Palmeiras, e vou fazer meu máximo para mostrar meu cartão de visitas”, disse o atleta.

Filho de uma contabilista e de um professor de filosofia, o meia Artur comemora a integração que vem ocorrendo entre o time profissional e base.

“Antigamente não davam tanta atenção assim. A gente aprende muito convivendo com eles, com Marcelo Oliveira também, e vê como é bom jogar no profissional de um clube como o Palmeiras.”

Meia-atacante Artur é um dos craques da base (Foto: Folha de São Paulo)
Meia-atacante Artur é um dos craques da base (Foto: Folha de São Paulo)

Perguntados sobre a perspectiva do Palmeiras na competição, ambos foram diretos.

“O grupo está trabalhando forte, já que é um campeonato de muita visibilidade. O Palmeiras nunca conquistou, mas vamos chegar fortes para conseguir”, conclui Vitinho.

“É um time novo. Disputamos a Copa Ipiranga no ano passado, chegamos à semifinal. É um time preparado, erguido, com muita raça. Desta vez não escapa”, diz Artur.

O Palmeiras lidera o Grupo 25 com 1 pontos ganho. Hoje (5), encara o Estanciano, às 21h, no Martins Pereira, em jogo válido pela segunda rodada.

Deixe sua opinião

Loading...