Vitória aposta em tradição e entrosamento para buscar classificação no Brasileirão sub-20

Faltando 11 dias para o início do Brasileirão sub-20, o DaBase.com.br faz a 11ª matéria especial de uma série sobre os participantes do torneio nacional. Hoje, veremos um clube que já obteve grandes resultados em torneios nacionais e que aposta no entrosamento para manter a tradição formadora: o Vitória.

O Rubro-Negro é uma das equipes com melhores resultados em campo nas competições de base entre os clubes de fora dos “12 grandes”. No cenário local, o Leão é o líder do Ranking DaBase na Bahia e maior campeão da Copa do Nordeste sub-20, com cinco títulos – inclusive o de 2019. Campeão também da Copa do Brasil em 2012, o time foi semifinalista no Brasileirão de Aspirantes em 2018 e 2019.
Apesar dos desempenhos irregulares na Copa São Paulo, que incluem as quartas de final de 2018 e eliminações precoces nos dois últimos anos, o clube sempre surpreende as potências do Sul e Sudeste.
No Brasileirão, o Vitória bateu na trave em algumas oportunidades. Semifinalista em 2010, o time foi vice-campeão em 2015, diante do Fluminense, e em 2018, quando chegou a fazer 6 a 1 sobre o Flamengo nas semifinais, mas acabou sendo goleado pelo Palmeiras na decisão.
Após um 14º lugar em 2019, o Rubro-Negro quer entrar na briga pelo título novamente. Para isso, a equipe precisa primeiro chegar ao mata-mata. Segundo o técnico Rodrigo Chagas, que falou com exclusividade ao DaBase.com.br, esse é o objetivo.
“Esperamos realizar um ótimo campeonato, temos uma equipe que joga junto há quatro anos e mesmo tendo alguns atletas compondo o profissional, sabemos que quem está no elenco pode realizar um grande trabalho. Esperamos realizar uma ótima campanha e que consigamos chegar ao objetivo final nesse primeiro momento que é classificar entre os oito melhores”
A união do elenco faz parte de um trabalho a longo prazo realizado pelo técnico, que voltou ao clube em 2017 para assumir o sub-17. Ele trabalhou com vários desses garotos, chegando ao time sub-20 no ano passado embalado para a conquista da Copa do Nordeste sub-20.

O sucesso da equipe levou alguns bons nomes ao time principal, como o zagueiro John e o volante Figueiredo – que voltarão ao sub-20 para o decorrer da temporada – e os atacantes Ruan Nascimento e Luan Gabriel (vendido ao Lokomotiv Plovdiv, da Bulgária, nesta semana.
No entanto, com o encerramento das atividades do sub-23, que disputou o Campeonato Baiano, houve um remanejamento dos jogadores que, de acordo com Rodrigo Chagas, pode ajudar o time.
“Contaremos com alguns desses atletas que estariam no sub-23, fortalecendo mais ainda o nosso elenco. Nosso grupo é muito entrosado, com jogadores que já passaram pelas seleções de base, têm muita qualidade. Mas sabemos que o Brasileiro é muito difícil, com equipes de muita tradição e ótimos trabalhos de base”, comentou.
Mas se o assunto é tradição na base, o Vitória não pode ficar de lado. O clube revelou nomes como David Luiz, Júnior, Vampeta e Bebeto, todos com carreiras marcantes na seleção brasileira. Técnicos como Carlos Amadeu, Wesley Carvalho e João Burse desenvolveram trabalhos que aliaram resultados e formação nas últimas décadas, o que Rodrigo Chagas pretende manter.
“O objetivo é sempre realizar grandes trabalhos porque temos atletas com potencial. O Vitória é um clube revelador. que sempre tem colocado atletas de projeção nos grandes clubes, não só no Brasil como também na Europa”
“Acreditamos que podemos repetir um grande trabalho, até porque a expectativa é a melhor possível em relação ao elenco que temos hoje. Vamos trabalhar muito, nos dedicaremos dia a dia colocando nossas ideias de jogo para fazer uma grande campanha em uma competição muito importante no cenário nacional”, acrescentou o treinador.
MOMENTO
Após retomar os treinos presenciais na segunda quinzena de agosto seguindo uma série de protocolos de segurança referentes à pandemia do novo coronavírus, o Vitória iniciou a preparação para o decorrer da temporada focado no Brasileirão. Com mudanças no elenco, que tem atletas treinando com o grupo principal e outros que disutaram o Baiano com o time sub-23, o Leão aguarda o retorno aos gramados, previsto para o dia 23, às 15h, contra o Santos, no Barradão.
DESTAQUES

O zagueiro John era volante até pouco tempo atrás, mas foi recuada para a defesa, onde vem mostrando muita técnica e qualidade. O jogador de 19 anos está no clube desde os 11 anos e se destacou no ano passado, atuando em 23 partidas e sendo titular na conquista da Copa do Nordeste sub-20. Ele foi promovido ao time profissional neste ano e atuou em quatro partidas antes de voltar à equipe sub-20 para a disputa do Brasileirão.

O promissor volante Figueiredo, de 18 anos, já é opção para o elenco profissional do Vitória. Após atuar doze vezes no ano passado pela equipe sub-17, o jovem foi promovido ao time sub-20 e seguiu escalando as categorias. Em 2020, o jogador de 18 anos disputou oito jogos com a equipe sub-23 no Campeonato Baiano – sete como titular – e vinha treinando com o elenco principal. Com contrato renovado até 2025, ele retornou ao time sub-20 para a disputa do Brasileirão.

Destaque do título da Copa do Nordeste sub-20 no ano passado, o meia Gabriel Santiago chega como uma das referências do time neste ano. O jogador de 20 anos fez 23 jogos e marcou seis gols no ano passado, chamando a atenção da comissão técnica, que promoveu o jovem para atuar no sub-23 em 2020. Santiago fez três jogos – dois como titular – e vem para seu último ano na categoria.
VAI FAZER FALTA?

Luan Gabriel era uma das principais promessas da base rubro-negra. O meia-atacante de 20 anos disputou 27 partidas e marcou três gols em 2019, quando foi campeão da Copa do Nordeste sub-20. Habilidoso e veloz, o jovem integrou o time sub-23 durante o Campeonato Baiano. Ele poderia ser uma das apostas para o Brasileirão, mas foi vendido ao Lokomotiv Plovdiv, da Bulgária, nesta semana.
COMISSÃO TÉCNICA

Rodrigo Chagas acumula conquistas pela base do Vitória, onde passou pela primeira vez em 2006. Após trabalhar na base do Bahia e em clubes de menor expressão no profissional, o treinador voltou ao Rubro-Negro em 2017 para comandar a equipe sub-17. Campeão da Copa do Nordeste sub-20 no ano passado e integrando comissão técnica principal, ele terá a seguinte equipe no Brasileirão:
Auxiliar Técnico: Ricardo Lemos
Preparador Físico: Júlio Sacramento
Treinador de Goleiros: Paulo Musse
Analista: André Mendes
Massagista: Julio César Batista
CALENDÁRIO
O Vitória terá em boa parte da temporada apenas o Campeonato Brasileiro pela frente. A equipe não disputará a Copa do Brasil sub-20 e, com a suspensão do atual formato do Baiano, ainda não se sabe se terá o estadual no decorrer do ano. As atenções serão divididas somente em dezembro, quando o Rubro Negro disputará a Copa do Nordeste da categoria, da qual é o atual campeão.
Jogos do Vitória no Brasileirão:
1ª rodada – 23/09, 15h – Vitória x Santos
2ª rodada – 27/09, 15h – Vasco x Vitória
3ª rodada – 30/09, 15h – Vitória x Botafogo
4ª rodada – 04/10, 19h30 – Palmeiras x Vitória
5ª rodada – 11/10, 15h – Vitória x Ceará
6ª rodada – 14/10, 15h – Bahia x Vitória
7ª rodada – 18/10, 15h – Vitória x Sport
8ª rodada – 24/10, 15h – Internacional x Vitória
9ª rodada – 01/11, 15h – Vitória x Corinthians
10ª rodada – 04/11, 15h – Atlético-MG x Vitória
11ª rodada – 08/11 – Vitória x Chapecoense
12ª rodada – 14/11 –São Paulo x Vitória
13ª rodada – 22/11 – Vitória x América-MG
14ª rodada – 25/11 –Cruzeiro x Vitória
15ª rodada – 29/11 –Vitória x Fluminense
16ª rodada – 02/11 – Goiás x Vitória
17ª rodada – 06/11 – Flamengo x Vitória
18ª rodada – 13/11 – Vitória x Grêmio
19ª rodada – 20/11 – Athletico-PR x Vitória