Loading...

Vitória aposta em tradição e entrosamento para buscar classificação no Brasileirão sub-20

Faltando 11 dias para o início do Brasileirão sub-20, o DaBase.com.br faz a 11ª matéria especial de uma série sobre os participantes do torneio nacional. Hoje, veremos um clube que já obteve grandes resultados em torneios nacionais e que aposta no entrosamento para manter a tradição formadora: o Vitória.

Atual campeão da Copa do Nordeste sub-20, Vitória vai em busca do sucesso no Brasileirão. Foto: Maurícia da Matta/ EC Vitória

O Rubro-Negro é uma das equipes com melhores resultados em campo nas competições de base entre os clubes de fora dos “12 grandes”. No cenário local, o Leão é o líder do Ranking DaBase na Bahia e maior campeão da Copa do Nordeste sub-20, com cinco títulos – inclusive o de 2019. Campeão também da Copa do Brasil em 2012, o time foi semifinalista no Brasileirão de Aspirantes em 2018 e 2019.

Apesar dos desempenhos irregulares na Copa São Paulo, que incluem as quartas de final de 2018 e eliminações precoces nos dois últimos anos, o clube sempre surpreende as potências do Sul e Sudeste.

No Brasileirão, o Vitória bateu na trave em algumas oportunidades. Semifinalista em 2010, o time foi vice-campeão em 2015, diante do Fluminense, e em 2018, quando chegou a fazer 6 a 1 sobre o Flamengo nas semifinais, mas acabou sendo goleado pelo Palmeiras na decisão.

Após um 14º lugar em 2019, o Rubro-Negro quer entrar na briga pelo título novamente. Para isso, a equipe precisa primeiro chegar ao mata-mata. Segundo o técnico Rodrigo Chagas, que falou com exclusividade ao DaBase.com.br, esse é o objetivo.

“Esperamos realizar um ótimo campeonato, temos uma equipe que joga junto há quatro anos e mesmo tendo alguns atletas compondo o profissional, sabemos que quem está no elenco pode realizar um grande trabalho. Esperamos realizar uma ótima campanha e que consigamos chegar ao objetivo final nesse primeiro momento que é classificar entre os oito melhores”

A união do elenco faz parte de um trabalho a longo prazo realizado pelo técnico, que voltou ao clube em 2017 para assumir o sub-17. Ele trabalhou com vários desses garotos, chegando ao time sub-20 no ano passado embalado para a conquista da Copa do Nordeste sub-20.

Vitória tem tradição de revelações na base. Foto: Letícia Martins/ EC Vitória

O sucesso da equipe levou alguns bons nomes ao time principal, como o zagueiro John e o volante Figueiredo – que voltarão ao sub-20 para o decorrer da temporada – e os atacantes Ruan Nascimento e Luan Gabriel (vendido ao Lokomotiv Plovdiv, da Bulgária, nesta semana.

No entanto, com o encerramento das atividades do sub-23, que disputou o Campeonato Baiano, houve um remanejamento dos jogadores que, de acordo com Rodrigo Chagas, pode ajudar o time.

“Contaremos com alguns desses atletas que estariam no sub-23, fortalecendo mais ainda o nosso elenco. Nosso grupo é muito entrosado, com jogadores que já passaram pelas seleções de base, têm muita qualidade. Mas sabemos que o Brasileiro é muito difícil, com equipes de muita tradição e ótimos trabalhos de base”, comentou.

Mas se o assunto é tradição na base, o Vitória não pode ficar de lado. O clube revelou nomes como David Luiz, Júnior, Vampeta e Bebeto, todos com carreiras marcantes na seleção brasileira. Técnicos como Carlos Amadeu, Wesley Carvalho e João Burse desenvolveram trabalhos que aliaram resultados e formação nas últimas décadas, o que Rodrigo Chagas pretende manter.

“O objetivo é sempre realizar grandes trabalhos porque temos atletas com potencial. O Vitória é um clube revelador. que sempre tem colocado atletas de projeção nos grandes clubes, não só no Brasil como também na Europa”

“Acreditamos que podemos repetir um grande trabalho, até porque a expectativa é a melhor possível em relação ao elenco que temos hoje. Vamos trabalhar muito, nos dedicaremos dia a dia colocando nossas ideias de jogo para fazer uma grande campanha em uma competição muito importante no cenário nacional”, acrescentou o treinador.

MOMENTO

Após retomar os treinos presenciais na segunda quinzena de agosto seguindo uma série de protocolos de segurança referentes à pandemia do novo coronavírus, o Vitória iniciou a preparação para o decorrer da temporada focado no Brasileirão. Com mudanças no elenco, que tem atletas treinando com o grupo principal e outros que disutaram o Baiano com o time sub-23, o Leão aguarda o retorno aos gramados, previsto para o dia 23, às 15h, contra o Santos, no Barradão.

DESTAQUES

Foto: Reprodução/ Instagram

O zagueiro John era volante até pouco tempo atrás, mas foi recuada para a defesa, onde vem mostrando muita técnica e qualidade. O jogador de 19 anos está no clube desde os 11 anos e se destacou no ano passado, atuando em 23 partidas e sendo titular na conquista da Copa do Nordeste sub-20. Ele foi promovido ao time profissional neste ano e atuou em quatro partidas antes de voltar à equipe sub-20 para a disputa do Brasileirão.

 

Foto: Letícia Martins/ EC Vitória

O promissor volante Figueiredo, de 18 anos, já é opção para o elenco profissional do Vitória. Após atuar doze vezes no ano passado pela equipe sub-17, o jovem foi promovido ao time sub-20 e seguiu escalando as categorias. Em 2020, o jogador de 18 anos disputou oito jogos com a equipe sub-23 no Campeonato Baiano – sete como titular – e vinha treinando com o elenco principal. Com contrato renovado até 2025, ele retornou ao time sub-20 para a disputa do Brasileirão.

 

Foto: Reprodução/ Instagram

Destaque do título da Copa do Nordeste sub-20 no ano passado, o meia Gabriel Santiago chega como uma das referências do time neste ano. O jogador de 20 anos fez 23 jogos e marcou seis gols no ano passado, chamando a atenção da comissão técnica, que promoveu o jovem para atuar no sub-23 em 2020. Santiago fez três jogos – dois como titular – e vem para seu último ano na categoria.

 

VAI FAZER FALTA?

Foto: Maurícia da Matta/ EC Vitória

Luan Gabriel era uma das principais promessas da base rubro-negra. O meia-atacante de 20 anos disputou 27 partidas e marcou três gols em 2019, quando foi campeão da Copa do Nordeste sub-20. Habilidoso e veloz, o jovem integrou o time sub-23 durante o Campeonato Baiano. Ele poderia ser uma das apostas para o Brasileirão, mas foi vendido ao Lokomotiv Plovdiv, da Bulgária, nesta semana.

COMISSÃO TÉCNICA 

Foto: Matheus Caldas / Arena Rubro-Negra

Rodrigo Chagas acumula conquistas pela base do Vitória, onde passou pela primeira vez em 2006. Após trabalhar na base do Bahia e em clubes de menor expressão no profissional, o treinador voltou ao Rubro-Negro em 2017 para comandar a equipe sub-17. Campeão da Copa do Nordeste sub-20 no ano passado e integrando comissão técnica principal, ele terá a seguinte equipe no Brasileirão:

Auxiliar Técnico:  Ricardo Lemos

Preparador Físico: Júlio Sacramento

Treinador de Goleiros: Paulo Musse

Analista: André Mendes

Massagista: Julio César Batista

CALENDÁRIO

O Vitória terá em boa parte da temporada apenas o Campeonato Brasileiro pela frente. A equipe não disputará a Copa do Brasil sub-20 e, com a suspensão do atual formato do Baiano, ainda não se sabe se terá o estadual no decorrer do ano. As atenções serão divididas somente em dezembro, quando o Rubro Negro disputará a Copa do Nordeste da categoria, da qual é o atual campeão.

Jogos do Vitória no Brasileirão:

1ª rodada – 23/09, 15h – Vitória  x Santos

2ª rodada – 27/09, 15h – Vasco x Vitória

3ª rodada – 30/09, 15h – Vitória x Botafogo

4ª rodada – 04/10, 19h30 – Palmeiras x Vitória

5ª rodada – 11/10, 15h – Vitória x Ceará

6ª rodada – 14/10, 15h – Bahia x Vitória

7ª rodada – 18/10, 15h – Vitória x Sport

8ª rodada – 24/10, 15h – Internacional x Vitória

9ª rodada – 01/11, 15h – Vitória x Corinthians

10ª rodada – 04/11, 15h – Atlético-MG x Vitória

11ª rodada – 08/11 – Vitória x Chapecoense

12ª rodada – 14/11 –São Paulo x Vitória

13ª rodada – 22/11 – Vitória  x América-MG

14ª rodada – 25/11 –Cruzeiro x Vitória

15ª rodada – 29/11 –Vitória  x Fluminense

16ª rodada – 02/11 – Goiás  x Vitória

17ª rodada – 06/11 – Flamengo x Vitória

18ª rodada – 13/11 – Vitória x Grêmio

19ª rodada – 20/11 – Athletico-PR x Vitória

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...