Veja os resultados da quinta rodada da fase de grupos da “UEFA Youth League”
A edição 2018/2019 da “UEFA Youth League”, a Liga dos Campeões da Europa na categoria sub-19, teve sua quinta rodada (segunda do returno) da fase de grupos encerrada, com 68 gols em 16 partidas, mais uma vez média superior a três por jogo (isso aconteceu em todas as jornadas), porém a primeira acima dos quatro (4,25). Ao todo já são 290 em 80 partidas (3,62 de média por jogo). R. Gül, do Galatasaray-TUR, foi o autor do centésimo gol da temporada e o brasileiro Rodrigo (ex-Grêmio Novorizontino-SP), do Real Madrid-ESP, marcou o de número 200.
Foram oito vitórias dos mandantes, quatro empates e quatro derrotas (34 – 20 – 26 no geral). Os maiores destaques foram as goleadas aplicadas por Ajax-HOL e Real Madrid-ESP, fora de casa. O time merengue segue como o único entre todos os 32 participantes a ainda não perder ponto, e o atacante brasuca Rodrigo balançou as redes em todas as rodadas, sendo duas nesta. AEK Athens-GRE 1 x 8 Ajax-HOL passou a ser o maior placar da competição.
Entre os países com mais de um representante, apenas Portugal e Holanda não perderam, com um empate e uma derrota (5v – 3e – 2d e 4v – 4e – 2d, respectivamente, ao todo).
A Itália teve três vitórias e uma derrota (7 – 5 – 8). A Espanha também se saiu bem, com dois triunfos, um empate e uma derrota (12 – 3 – 5). A França conseguiu duas vitórias e uma derrota (9 – 2 – 4). A Alemanha conquistou um triunfo, empatou duas e perdeu uma (6 – 6 – 8),
A Inglaterra obteve apenas uma vitória, com três derrotas (9v – 6e – 5d ao todo). E a Rússia, com um empate e um revés (2 – 3 – 5), foi a pior na rodada e também é a de pior retrospecto no geral.
Entre os jogadores, Brown, do Chelsea, que participa do “Caminho dos Campeões”, segue no topo da artilharia, com sete gols. Rodrigo (Real Madrid) e Kühn (Ajax) estão com seis.
Ao final das seis rodadas (turno e returno), o primeiro colocado avança direto às oitavas de final, enquanto o segundo vai aos play-offs, em jogo único fora de casa, contra um dos oito classificados na outra chave do torneio continental. Com isso, Atlético, Barcelona, Real Madrid e Manchester United garantiram antecipadamente presença nas oitavas-de-final. Hoffenheim, Liverpool, Lyon, PSG também estão classificados, mas ainda não se sabe para qual fase. Juventus, Mónaco, Chelsea*, Dinamo Zagreb*, Dínamo Kiev*, Hertha Berlim*, Midtjylland*, Montpellier*, PAOK*, Sigma Olomouc* vão aos play-offs (*via Caminho dos Campeões Nacionais).
Resultados:
CSKA Moskva 1 – 1 Viktoria Plzeň
Manchester United 6 – 2 Young Boys
Roma 1 – 6 Real Madrid
AEK Athens 1 – 8 Ajax
Hoffenheim 1 – 1 Shakhtar Donetsk
Olympique Lyonnais 2 – 0 Manchester City
Juventus 3 – 0 Valencia
Bayern München 2 – 2 Benfica
Lokomotiv Moskva 0 – 1 Galatasaray
Napoli 5 – 3 Crvena Zvezda
PSV 1 – 1 Barcelona
Tottenham Hotspur 2 – 4 Internazionale
Atlético Madrid 3 – 0 Monaco
Porto 3 – 0 Schalke 04
Borussia Dortmund 2 – 1 Club Brugge
PSG 3 – 2 Liverpool
No Grupo A, o Atlético de Madrid assumiu a liderança isolada, com 12 pontos ganhos, três a mais que o Monaco. O Barcelona segue invicto e líder isolado do Grupo B, com 11 pontos ganhos, cinco a mais que o Tottenham. O Liverpool perdeu a sua invencibilidade e agora divide o primeiro lugar no Grupo C com o PSG, ambos com dez pontos ganhos. Na ponta do Grupo D estão Galatasaray e Porto, com dez pontos somados.
O Ajax, mais um invicto, permanece na primeira colocação do Grupo E, com 11 pontos somados, três a mais que Benfica e Bayern München. O Hoffenheim segue na liderança isolada e invicta do Grupo F, com 11 pontos ganhos, um à frente do Lyon. Agora único 100%, o Real Madrid, primeiro colocado do Grupo G, tem 15 pontos e está bem à frente da Roma, que tem seis. E no H, o invicto Manchester United se manteve na ponta, com 13 pontos ganhos, três a mais que a Juventus.
O Ajax é o dono do melhor ataque, com 22 gols marcados, quatro a mais que Real Madrid e Manchester United. Por outro lado, o Schalke 04 balançou as redes apenas uma vez. Barcelona, Galatasaray e Lokomotiv Moskva têm a melhor defesa, com apenas quatro gols sofridos. Já o AEK possui a pior, vazada 23 vezes.
Até aqui, nas cinco edições anteriores, foram dois títulos para Chelsea e Barcelona (atual campeão) e um para o RB Salzburg.