Veja as curiosidades e estatísticas da Copa do Brasil Sub-20 após início das oitavas de final
Chegaram ao fim as partidas de ida das oitavas de final (segunda fase) da edição 2017 da Copa do Brasil Sub-20, competição organizada pela Confederação Brasileira de Futebol que reúne 32 clubes: os 20 da Série A do Campeonato Brasileiro do ano anterior e 12 dos 13 melhores da Série B do Brasileirão de 2016 (o Brasil de Pelotas desistiu).
Das 16 equipes que seguem na briga, somente Criciúma, Figueirense, Goiás e Náutico não estão na elite nacional profissional este ano. E curiosamente nenhuma das quatro venceu este primeiro jogo da etapa do torneio.
Confira dez dados relevantes:
· Finalistas no ano passado, São Paulo e Bahia perderam para Vasco da Gama e Santos, respectivamente, e estão em desvantagem por um lugar nas quartas de final.
· O Fluminense, que há quatro anos consecutivos cai nas oitavas de final, perdeu os dois jogos fora de casa que fez na atual edição da competição.
· O Avaí, que pela primeira vez avançou de fase na história do torneio, é o único com três vitórias. Flamengo, Vasco da Gama e Vitória também estão com 100% de aproveitamento, mas realizaram um jogo a menos.
· Além dos quatro acima, Náutico, Palmeiras e Santos também ainda estão invictos.
· Náutico e Vitória são os únicos com nenhum gol sofrido.
· Atlético Mineiro, Avaí, Figueirense, Flamengo, Santos, Vasco da Gama e Vitória fizeram gol em todas as suas partidas disputadas.
· O Goiás, que perdeu em casa para o Vitória, chegou às quartas de final nos últimos três anos.
· Palmeiras e Ponte Preta, que disputaram todas as edições da Copa do BR Sub-20, jamais passou das oitavas de final.
· A Ponte Preta, após dois empates com o Botafogo, perdeu para o Atlético Mineiro e, com isso, ainda não venceu este ano.
· O São Paulo, com a derrota diante do Vasco da Gama, perdeu uma invencibilidade de 25 jogos no torneio. A última derrota havia sido para o Paraná Clube, na primeira fase de 2013. De lá para cá foram 17 vitórias e oito empates.