Veja as curiosidades e estatísticas da Copa do Brasil Sub-20 após as oitavas de final

Praticamente chegou ao fim a fase de oitavas de final (segunda fase) da edição 2017 da Copa do Brasil Sub-20, competição organizada pela Confederação Brasileira de Futebol que reúne 32 clubes: os 20 da Série A do Campeonato Brasileiro do ano anterior e 12 dos 13 melhores da Série B do Brasileirão de 2016 (o Brasil de Pelotas desistiu).

O imbróglio entre Náutico e CBF impede saber se a Chapecoense está automaticamente classificada devido à exclusão do time pernambucano ou se o STJD vai revogar a decisão e permitir que o Timbu encare a Chape na partida de volta para definição, no campo, do último classificado às quartas.

Das outras sete equipes que seguem na briga, duas são do Rio de Janeiro (Vasco da Gama e Flamengo), duas da Bahia (Bahia e Vitória), uma de São Paulo (Palmeiras), uma de Minas Gerais (Atlético Mineiro) e uma de Santa Catarina (Avaí), portanto nenhuma fora da elite nacional profissional este ano.

RJ e BA são maioria no torneio (Foto: CBF)

Confira dez dados relevantes:

·    Finalistas no ano passado, São Paulo e Bahia tiveram destinos opostos: o campeão foi eliminado e o vice conseguiu um lugar nas quartas de final.

·    O Fluminense completou cinco anos consecutivos caindo nas oitavas de final da competição.

·    O Avaí, que pela primeira vez avançou de fase na história do torneio, pulou mais uma etapa e é o único com quatro vitórias e tem o melhor ataque, com dez gols marcados. Flamengo e Vasco da Gama também estão com 100% de aproveitamento, mas realizaram um jogo a menos.

·    Além dos três acima, Náutico (com situação indefinida), Palmeiras e Vitória também ainda estão invictos.

·    O Náutico é o único que ainda não sofreu gol.

·    Atlético Mineiro, Avaí, Figueirense, Flamengo, Santos, Vasco da Gama e Vitória fizeram gol em todas as suas partidas disputadas.

·    Somente em 2015 o Bahia não chegou às quartas de final da Copa do Brasil Sub-20.

·    Pela primeira vez o Palmeiras, que disputou todas as edições da Copa do BR Sub-20, passou das oitavas de final.

·    A Ponte Preta, que havia eliminado o Botafogo após dois empates, perdeu para o Atlético Mineiro duas vezes e, com isso, se despediu sem vencer.

·    Desde 2012, na primeira edição do torneio, o São Paulo, atual bicampeão invicto, não era eliminado com duas derrotas, como aconteceu agora diante do Vasco da Gama.

Deixe sua opinião

Loading...