Treinador do Jacuipense comenta sucesso na revelação de jogadores
Formar jogadores de qualidade e cidadãos de bem é uma premissa repetida aos quatro cantos na Salvador Arena Club, centro de treinamentos do Jacuipense-BA. Destaque nas categorias de base do futebol baiano, o clube (antes era Salvador Futebol Clube) tem se destacado, especialmente, pelo grande número de jogadores vendidos. Este sucesso na formação, aprimoramento e venda de atletas deve-se muito ao trabalho realizado pelo treinador do juvenil, Fábio Frubal. Nos últimos dois anos, 24 atletas revelados por ele foram negociados. Uma média de um atleta por mês indo respirar novos ares em clubes de maior expressão no futebol nacional e internacional.
De acordo com Frubal, o grande segredo para tamanha eficácia no objetivo principal do clube, que é revelar atletas, está no relacionamento transparente que ele tem com os atletas. “A gente procura dar confiança aos meninos para eles jogarem tranquilos. Não existe pressão por resultados ou títulos. Queremos o jogo bem jogado, a aplicação tática e empenho nos treinamentos”, destacou.
Os números citados acima tiveram um crescimento expressivo no ano passado. Em 2015, o time da geração 98/99, comandado por Frubal, mandou jogadores para clubes como Palmeiras, Sport, Atlético-MG, Vitória, Bahia e Atlético-PR. Coincidência ou não, a temporada que se passou teve início com um estágio no Bayern de Munich, ao lado de Pep Guardiola.
Na Alemanha, o treinador garante que o aprendizado foi grande. “Aprendi, primeiro, que as coisas começam de fora para dentro do campo. E, segundo, que não existe sucesso sem organização dos departamentos do clube: o campo é o produto final”, cravou.
Foi a vivência com a metodologia de Guardiola que fez Frubal acreditar que a relação de confiança entre treinador e atleta deve ser sempre motivo de atenção especial. Para o treinador baiano, inclusive, esse é o grande diferencial para o sucesso do espanhol. “O grande segredo do cara é que os atletas acreditam nele cegamente. Além disso, tem a capacidade de reinventar de Guardiola, que é impressionante”, pontuou antes de detalhar sobre a semelhanças e diferenças no modo de treinar dos brasileiros e dos europeus. “Tudo que usamos aqui se usa lá. A diferença é a intensidade dos trabalhos e qualidade dos atletas”.
Em 2016, Frubal está à frente da geração 2000/2001. Sem querer prometer nomes de possíveis destaques individuais para a temporada, o treinador garante apenas que a determinação de toda a equipe de trabalho do Jacuipense só aumenta. “Minha comissão toda é de excelência. São profissionais comprometidos em trabalhar a parte técnica, física e psicológica do atleta. Com certeza, isso faz toda a diferença para que alcancemos resultados expressivos onde e quando quer que seja”, explicou.
Hoje, a comissão técnica do juvenil do Jacuipense é formada por:
Vicente Grillo – Coordenador das Categorias de Base do Jacuipense
Lucas Grillo – Preparador Físico
Victon Miller – Preparador de Goleiros
Mateus Adonai – Auxiliar de Preparação Física
Edson Silva – Massagista
Essa equipe de trabalho se prepara para a disputa da 2ª Supercopa Natal, que será disputada entre os dias 09 e 15 de maio deste ano, na capital potiguar e região metropolitana.