Treinador da Seleção Sub-20 elogia goleiro do Atlético Mineiro
O goleiro Uilson, de 21 anos, terá seu teste de fogo no clássico contra o Cruzeiro deste domingo, às 11h, no Independência, válido pelo Campeonato Mineiro. Com as lesões do titular Victor e do reserva imediato Giovani, a terceira opção atleticana assumiu a responsabilidade de proteger a meta nos próximos jogos da equipe. Cria da base do Galo e constante em listas para as seleções Sub-17 e Sub-20 do Brasil, o atleta foi bastante elogiado por Rogério Micale, treinador da Seleção Brasileira Sub-20.
“Vejo no Uilson um jogador de grande potencial desde a base, principalmente pela característica de jogo que eu gosto, que é um goleiro que não joga apenas com as mãos, mas também com os pés. Tem domínio sobre essa situação. É um jogador tranquilo, que está há muito tempo no Atlético, onde fez grandes jogos na base, jogos contra o Cruzeiro. Lógico que agora é um momento novo, uma atmosfera totalmente diferente. Mas pelo histórico e pelas qualidades, por ser um jogador que participou de seleção brasileira de base e da Olímpica, merece a oportunidade de mostrar sua qualidade”, aponta o ex-comandante de Uilson no Atlético.
No Galo desde os 14 anos, Uilson se destacou nas diversas categorias de base do clube. Entretanto, o reconhecimento veio na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2014, quando o Galo terminou em 3° lugar. Na ocasião, o atleta foi promovido para os profissionais, então sob o comando de Paulo Autuori.
Neste domingo, no clássico mineiro, Uilson fará sua quarta partida pelo profissional do Galo. Para Micale, essa é uma ótima oportunidade de mostrar seu potencial.
“Nesse tipo de jogo que o jogador bem preparado, e eu acredito que ele está, vai demonstrar todo potencial e transmitir segurança para o clube, torcida e dirigentes. Tem de encarar como a grande oportunidade de mostrar tudo que trabalhou na base. O momento chegou”, completa Micale.
Por sua vez, André Figueiredo, diretor de futebol das categorias de base do Atlético, afirma que Uilson está apto para o desafio do próximo fim de semana. O diretor ainda aproveitou para ressaltar a experiência do arqueiro nas categorias de base e na Seleção Brasileira, assim como analisou as características e pontos fortes do jogador para suportar a pressão do jogo.
“Ele está com a gente já há quase oito anos. Já deve ter feito mais clássicos que o Victor. Claro que na base é diferente, mas, apesar de novo, ele tem muita experiência. A expectativa é de que suporte bem a pressão, faça uma grande estreia (em clássicos pelo profissional) e mostre que a torcida pode confiar”, comenta.
Natural de Mucuri, na Bahia, Uilson chegou ao Atlético Mineiro em 2008, aos 14 anos. No profissional do clube conquistou a Recopa Sul-Americana (2014), Copa do Brasil (2014) e o Campeonato Mineiro (2015).