Loading...

Sul-Americano e Mundial das categorias sub-17 e sub-20 são adiados

FIFA e Conmebol adiaram seus torneios de seleções de base nesta semana. Após a confirmação de que o Sul-Americano das categorias sub-17 e sub-20 não serão realizados no primeiro semestre de 2021, os Mundiais do ano que vem foram cancelados.

Seleção foi campeã do Torneio Internacional Sub-20 na semana passada. Foto: Lucas Figueiredo/ CBF

A FIFA definiu que as Copas do Mundo Sub-17 e Sub-20 serão realizadas apenas em 2023, com as mesmas sedes: Peru e Indonésia, respectivamente. No comunicado, a entidade  apontou as dificuldades geradas pela pandemia de COVID-19 como principal fator da mudança.

“A pandemia de COVID-19 segue representando um desafio para a organização de competições internacionais e restringiu viagens internacionais. Está claro que a situação mundial não se normalizou o suficiente”, diz um trecho da nota oficial publicada nesta quinta (24).

O anúncio veio um dia após a Federação Colombiana adiar o Sul-Americano Sub-20, que seria realizado entre 2 d 27 de fevereiro, nas cidades de Armenia, Manizales, Pereira e Ibagué. A entidade ressaltou a intenção de promover o torneio no segundo semestre e apresentou as mesmas justificativas para o adiamento.

 “A FCF espera que este compromisso possa ser reprogramado para o futuro, mas no momento deve primar pela saúde e bem–estar. Por agora, o mais importante é atender as recomendações dos governos nacionais para conter a propagação do vírus”, diz um trecho do comunicado.

A decisão foi tomada após uma reunião com a COnmebol, na qual também ficou definido o adiamento do Sul-Americano Sub-17, marcado para o Equador, entre 31 de março e 25 de abril.

A Seleção Brasileira estava em estágio final de preparação para o campeonato sub-20, tendo feito amistosos contra Ituano e Corinthians em outubro e vencido o Torneio Internacional disputado na Granja Comary, na semana passada, contra Peru, Bolívia e Chile. A categoria sub-17 também já havia feito dois períodos de treinamento.

O Brasil é o atual campeão mundial sub-17, torneio conquistado no ano passado, em território nacional. A Ucrânia havia conquistado a competição na categoria sub-20, enquanto o campeonato sul-americana tem como atuais campeões a Argentina (sub-17) e o Equador (sub-20).

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...