Loading...

Semifinais da Copa do Brasil Sub-17 reúnem finalistas das duas últimas edições; relembre

As semifinais da Copa do Brasil Sub-17 começam a ser disputadas nesta sexta (15) com dois clássicos estaduais. Em comum, as quatro equipes envolvidas têm histórico recente de finais e reeditarão os duelos na fase anterior nesta temporada.

Reinier comandou Flamengo no título de 2018. Foto: Lucas Figueiredo/ CBF

O primeiro jogo da tarde será entre Flamengo e Fluminense, às 14h45, na Gávea. As equipes, que já se enfrentaram no Brasileirão desta temporada, com vitória tricolor por 3 a 0, vêm fazendo finais seguidas na categoria. Uma delas foi na Copa do Brasil de 2018.

Naquele ano, a dupla Fla-Flu chegou ao torneio cheio de revelações. Do lado rubro-negro, Reinier liderava a equipe que já contava com atletas campeões brasileiros da categoria no ano seguinte. Do lado tricolor, o trio de ataque contava com Luiz Henrique, Marcos Paulo e João Pedro, este artilheiro do torneio com oito gols.

O Flamengo chegou à final após eliminar Londrina, América-MG, São Paulo e Santos, enquanto o Fluminense goleou Brasil de Pelotas e Cruzeiro, além de passar por Corinthians e Palmeiras.

A decisão, contudo, foi adiada por uma semana após um surto de caxumba atacar diversos jovens do Flamengo. Apesar do, os desfalques não impediram que a equipe  ficasse com o título. Após um empate por 1 a 1 na ida, com gols de Martinelli para o Tricolor e Reinier para o Rubro-Negro, os meninos do Ninho venceram a partida de volta por 1 a 0, com mais um gol de Reinier.

Os dois times seguiram protagonizando a categoria sub-17. O Fluminense deu o troco no rival e conquistou o bicampeonato do Carioca de 2019, mesmo ano em que o Flamengo levou a taça do Brasileirão. Em 2020, foi a vez do Tricolor ser campeão brasileiro.

Gabriel Veron foi decisivo na final de 2019. Foto: Fábio Menotti/ Palmeiras

O segundo duelo da tarde será entre Palmeiras e São Paulo, às 16h45, no Alianz Parque. Na temporada anterior, as equipes já haviam acirrado a rivalidade na categoria sub-17. Um ano após o Alviverde ficar com o título paulista em cima do rival, o Choque-Rei se repetiu na decisão da Copa do Brasil.

O Alviverde chegou à decisão após golear cada um de seus adversários: União-MT (4×0), Náutico (4×0 e 11×2), Betim Futebol-MG (4×0) e Fluminense (6×1). Do outro lado, o Tricolor passou por 1º BPM-TO, Atlético-GO, Tubarão-SC e Vasco.

Na decisão, o Verdão levou a virada no duelo de ida, mas marcou um gol decisivo nos acréscimos e diminuiu a desvantagem, saindo com uma derrota por 3 a 2. Na volta, o placar agregado fez a diferença e o time venceu por 2 a 0 para ficar com o titulo.

A edição também ficou marcada pelo brilho dos atletas que seriam campeões mundiais sub-17 no mês seguinte. Enquanto Talles Costa e Patryck se destacaram pelo lado são-paulino, os palmeirenses tiveram em Gabriel Veron, Henri e Renan suas principais armas, além dos artilheiros João Paulo, com oito, e Gabriel Silva, com sete gols.

Palmeiras e São Paulo voltaram a se enfrentar no mês seguinte, pela final do Paulistão. onde o gol fora de casa fez a diferença para os tricolores. Após vencer por 2 a 0 em casa, a equipe perdeu por 4 a 2 fora, mas ficou com o título.

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...