Seleção Sub-17 faz visita ao memorial da Copa de 1962

Tocar, benzer, reverenciar… Jogadores e comissão técnica da Seleção Brasileira Sub-17 fizeram um pouco de cada uma dessas ações nesta quinta-feira (22). Isto porque se depararam com um pequeno santuário em homenagem à Seleção Brasileira de 1962, que fez história no Estádio Sausalito, o mesmo que receberá Brasil x Guiné, nesta sexta-feira (23), pelo fechamento da primeira fase do Mundial Sub-17.

(Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
(Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Em Viña del Mar, neste mesmo palco, a Seleção Brasileira mostrou ao mundo mais uma vez a sua força. Na Copa do Mundo de 1962, o Brasil disputou quatro partidas no Estádio Sausalito e, mesmo com a lesão de Pelé logo na segunda rodada, encantou os apaixonados por futebol com um estilo de jogo ofensivo e eficiente. Foi dali que a equipe partiu para a conquista do bicampeonato na Copa do Mundo.

Foram três vitórias e um empate em Viña del Mar. Na estreia, 2 a 0 em cima do México. Pelé e Zagallo marcaram os gols do Brasil. Na sequencia, a Seleção empatou com a Tchecoslováquia em 0 a 0. Nesta partida, o Rei do Futebol se machucou e ficou de fora do restante da competição. O momento é retratado com tristeza no pequeno memorial do Estádio Sausalito.

(Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
(Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Quis o destino que justamente o substituto de Pelé, Amarildo, fosse o autor dos dois gols na rodada seguinte, desta vez contra a Espanha. A partida terminou em 2 a 1 para o Brasil e garantiu mais um jogo da Seleção para os torcedores de Viña del Mar. Nas quartas de final, contra a Inglaterra, 3 a 1 com direito a uma curiosidade também relembrada nas placas de memória do estádio. Um cachorro invadiu o campo, driblou jogadores e ficou mais de 10 minutos dentro das quatro linhas até ser capturado por um zagueiro britânico. Garrincha, duas vezes, e Vavá foram os autores dos gols neste dia.

Honrados por pisar no mesmo campo daqueles que ajudaram a construir a história do futebol brasileiro, jogadores e comissão técnica da Seleção Brasileira Sub-17 caminharam pelo gramado do Estádio Sausalito. Nesta sexta-feira, na partida contra a Guiné, a bola rola às 17h (18h de Brasília). Vale a classificação para o Brasil.

(Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
(Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
*Informações de Cbf.com.br.

Deixe sua opinião

Loading...