Saiba quem é Whalacy, mais jovem a entrar em campo pelo Coritiba na Copinha
Uma das marcas da Copa São Paulo é revelar jovens atletas, mesmo aqueles que ainda têm idade para as categorias inferiores: esse é o caso de Whalacy. O atacante foi o jogador mais jovem a entrar em campo pelo Coritiba nesta edição, com apenas 16 anos e quatro meses de idade.
Whalacy Wilhan Gonçalves Ermeliano nasceu em agosto de 2006, no Sítio Cercado, em Curitiba, capital do Paraná. Sua trajetória no futebol se mistura a das categorias de base do Coxa, a qual defende desde os dez anos de idade.
O jovem deu seus primeiros passos no Projeto Amigos da Bola, onde foi observado e chamado para fazer testes no Coxa. Aprovado, ele passou a integrar a base, escrevendo uma história de conquistas e feitos.
Ele soma, entre outros, os títulos da Copa Galo, Life Cup e MGF Cup, além de ter sido convocado para a Copa Atlântico sub-19 em 2022, logo após completar 16 anos. Na última temporada, foram 14 jogos e quatro gols no Paranaense Sub-17, além de duas partidas no Estadual Sub-20.
Entre as principais características de jogo, Whalacy se destaca no confronto 1×1, com bom poder de finalização e ataque de espaço. Defensivamente, o jovem mostra muita intensidade na pressão da bola do adversário e boa mudança de comportamento pós-Perda, contribuindo em todas as fases do jogo.
Da Seleção à Copinha
Um dos momentos mais felizes da carreira de Whalacy se transformou em frustração. Em 2021, ele foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-15, mas acabou cortado após testar positivo para a COVID-19.
No entanto, o garoto superou o momento e voltou a escrever, literalmente, seu nome no Coritiba. No fim de 2022, após integrar o elenco campeão paranaense sub-20, o atacante assinou seu primeiro contrato profissional com o clube, firmando seu nome como uma das referências da categoria.
Para completar a temporada, Whalacy recebeu a grande notícia para começar 2023 com tudo: o jovem foi convocado para disputar a Copa São Paulo ainda em seu último ano de categoria sub-17. Em conversa exclusiva com o DaBase.com.br, ele relembrou o momento.
“Voltamos de um campeonato sub 17 em Maringá, seria a última semana da categoria. Fiquei treinando com o profissional e no sábado eles me liberaram. Quando voltei na terça, passei a treinar com o grupo da Copinha e só fiquei sabendo que seria convocado quando saiu a lista” – Whalacy.
O atacante seguiu quebrando marcas no torneio. Um dos mais jovens a ser inscrito, ele se tornou o atleta mais novo a entrar em campo pelo Coritiba nesta edição, atuando nove minutos no empate por 0 a 0 com o Flamengo-SP, pela última rodada da fase de grupos. Agora, com a vaga na terceira fase garantida, o garoto quer mais.
“A sensação de estar nesse grupo da Copinha é de felicidade, pois é a maior competição de base do mundo. A gente está aqui pra ser campeão, vamos em busca do nosso objetivo”, disse.
O Coritiba volta a campo neste sábado (14), às 15h, diante do Novorizontino, no Estádio Antônio Soares de Oliveira, em Guarulhos, pela terceira fase da Copa São Paulo.