Ranking DaBase: Cruzeiro permanece liderando entre os mineiros
Único site do país com cobertura nacional e exclusiva sobre futebol de base do país, o DaBase.com.br apresenta o mais completo ranking das categorias de base dos clubes brasileiros.
Entretanto, visando o fortalecimento das categorias de base e a formação de atletas, a partir de 2022 excluiu-se os torneios internacionais que não sejam Copa Libertadores, Fiesta Sudamericana e Torneio Desenvolvimento CBF-Conmebol, reconhecidos pela entidade máxima do futebol da América do Sul. Além disso estão fora também os certames estaduais e nacionais com um número excessivo de escolinhas, seleções locais e clubes amadores. Por outro lado, passaram a computar pontos as convocações para torneios oficiais.
São mais de 200 campeonatos de base contabilizados no levantamento. Levam-se em conta todos os Estaduais disputados no Brasil, catalogados nos sites oficiais de cada Federação, do sub-11 ao sub-21, assim como as copas, além do Brasileiro de Aspirantes e as competições regionais e nacionais.
Levando-se em consideração apenas as agremiações do Estado de Minas Gerais, são 19 as conseguiram pontuar desde o início do levantamento, em 2016, com destaque para o Cruzeiro, único a superar a marca de mil pontos. A Raposa lidera com 1048, permanecendo à frente do eterno rival Atlético, que soma 871. Tido como terceira força mineira, o América também é terceiro no ranking, com 504 pontos.
Completam a lista: Futgol, com 63; Locomotiv, com 41; Minas Boca, com 26; Arena 7, com 22; Inter de Minas, com 21; Betim, com 19; Florestino e Santa Cruz, com 15; Araxá, Coimbra e Tupi, com 13.
Fechando a relação, todos com 11 pontos, aparecem Athletic, Columbia, Flamengo de Divinópolis, Inter Academy e Sintetic Bool/Arena Pintangui-MG.
Ao todo são 460 associações pelo Brasil que conseguiram pontuar no Ranking DaBase. Os critérios de pontuação e desempate você encontra junto com a lista, no link acima.