Quatro anos depois: saiba por onde andam as promessas do Vitória campeão da Copa do Brasil Sub-20

Ao erguer o troféu da Copa do Brasil Sub-20, naquele 15 de dezembro de 2012, na Arena do Jacaré em Sete Lagoas, as jovens promessas do Vitória talvez sequer imaginassem a importância da conquista que tinham acabado de alcançar. Após dois triunfos nos jogos de ida e volta, contra o Atlético Mineiro, o Leão se tornava o primeiro clube brasileiro a levantar a taça da Copa do Brasil para categorias de base.

Foto: Divulgação CBF
Foto: Divulgação CBF

O torcedor que lotou o Aeroporto Internacional de Salvador, no dia seguinte, pouco se importava com o sufixo “Sub-20”. Além do prazer de um importante título nacional, o time comandado pelo técnico Carlos Amadeu, que chegou a ser recebido pelo então governador da Bahia Jaques Wagner e foi condecorado com uma placa de honra ao mérito, encheu a nação rubro-negra de otimismo em relação ao futuro do Leão.

Sim, o futuro era brilhante. Nomes como Arthur Maia, Matheus Salustiano e Edson Magal, eram promessa de novos troféus nas prateleiras da Toca do Leão. Contudo, na prática, a história foi diferente, poucos jogadores foram aproveitados na categoria profissional do clube, enquanto a maioria sequer gerou retorno para os cofres do clube, tendo deixado o Barradão através de dispensa.

Os rumos pós-Copa

Logo após a conquista do título, os destaques, Edson Magal e Matheus Salustiano foram promovidos para o time profissional. Os dois viriam a integrar a equipe vencedora do Campeonato Baiano 2013, que marcou história com duas goleadas vexatórias sobre o principal rival, Bahia. Ao longo de 2013, Magal foi pouco aproveitado pelo Vitória e acabou rodando por alguns clubes como Fortaleza, Santa Rita e Ferroviária, através de empréstimo, já que possuía vínculo com o Rubro-Negro baiano até 2015. Atualmente, meia defende as cores do Teixeira de Freitas, clube que disputa a 2ª divisão do Campeonato Baiano.

O rumo de Salustiano contudo, foi diferente. Com oportunidades junto ao Vitória, o zagueiro integrou o elenco do time até 2015, quando transferiu-se para o Oeste-SP, ao fim do vínculo com o clube que ajudou a sagrar campeão. Em junho desse ano, foi apresentado pelo Confiança-SE, que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro.

Já o meia Arthur Maia, que foi eleito o melhor jogador da competição, acabou sendo emprestado no ano seguinte ao Joinville-SC. Depois de retornar ao Vitória, teve passagens também por empréstimo, por Flamengo-RJ e Kawasaki Frontale, clube da 1ª divisão do Campeonato Japonês. Voltou ao Vitória mais uma vez no início de 2016, mas foi emprestado à Chapecoense, onde joga atualmente.

Dentre as promessas reveladas na equipe Sub-20 de 2012, um dos jogadores conseguiu melhor sequência na carreira foi zagueiro Mansur, que foi promovido à equipe profissional no mesmo ano da conquista da Copa do Brasil. Figurou entre o plantel da Toca do Leão até 2015, quando foi emprestado ao Atlético Mineiro. Ao fim do vínculo com o Vitória, o defensor assinou com o Galo, mas foi emprestado esse ano ao Sport-PE. Caso seja negociado com algum clube, poderá gerar um percentual para o Rubro-Negro baiano.

Também daquela equipe, o zagueiro Josué, o volante José Welison e o goleiro Gustavo, seguem no Vitória. O caso mais curioso talvez seja o lateral-esquerdo natural de Ipiaú, Iuri, que depois das passagens por times de menor expressão como Botafogo-BA, Bahia de Feira-BA e Operário Ferroviário-PR, decidiu, em 2015, abandonar a carreira no futebol, devido a diversas contusões, e hoje aos 24 anos atua como pastor evangélico.

Vitória na Copa do Brasil Sub-20

Na edição seguinte da competição, o Vitória não conseguiu obter o rendimento apresentado em 2012, sendo eliminado pelo Remo-PA, ainda na 1ª fase. O Leão retornou para a Copa do Brasil motivado em 2014, e marcou presença na final do certame, dessa vez contra o Inter-RS, mas não repetiu o feito de 2012, tendo que se conformar com o vice campeonato. Em 2015, o Rubro-Negro foi eliminado pelo mesmo Atlético Mineiro que havia derrotado três anos antes, por dois resultados de 1×0.

Nesta quarta-feira (28), às 15h, o Vitória estreia pela edição 2016 da Copa do Brasil Sub-20 contra o CRB, no estádio Rei Pelé, em Maceió. O time vai em busca, mais uma vez do sonhado bi campeonato. Enquanto a Copa do Brasil não começa para o Leão, confira por onde andam os membros da equipe campeã de 2012:

  1. Gustavo – Segue integrando o plantel do Vitória desde a conquista da Copa do Brasil Sub-20 2012. Atualmente atua pela equipe Sub-23 do clube.
  2. Agdon – O atleta não teve o contrato renovado em 2013 e depois de uma breve passagem pelo Santa Rita, transferiu-se para o Sporting Braga de Portugal. Atualmente joga o Campeonato Português pelo Merelinense.
  3. Matheus Salustiano – Ainda possui vínculo com o Vitória, mas está emprestado ao Confiança-SE. Disputa a série C com o clube.
  4. Iuri – Depois de uma sequência de lesões, decidiu encerrar a carreira e se dedicar à função de pastor evangélico.
  5. Josué – Segue sob contrato com o Vitória, mas com poucas oportunidades no elenco profissional.
  6. Mansur – Foi promovido à equipe profissional, em seguida foi emprestado ao Atlético-MG até o fim do contrato. Atualmente defende o Sport-PE.
  7. Clayton – Disputou apenas uma partida junto ao elenco profissional do Vitória. Hoje, atua pelo São José-SP.
  8. José Welison – Um dos jogadores com melhor aproveitamento profissional pelo Vitória. Contabiliza 22 jogos pelo Leão em 2016.
  9. Juan – Não chegou a ser aproveitado na equipe profissional. Dispensado, atualmente atua pelo Tapajós-PA.
  10. Gabriel Soares – O jogador ainda tem vínculo com o Vitória, mas está emprestado ao Real Linense, time da terceira divisão da Espanha.
  11. Arthur Maia – Com passagens pelo Flamengo e futebol japonês, ainda possui contrato com Vitória e está emprestado à Chapecoense.
  12. Alan Pinheiro – Chegou a ser aproveitado na equipe profissional do Leão e teve uma rápida passagem pelo ASA-AL. Desde 2015 está emprestado ao Tokyo Verdy, da segunda divisão japonesa.
  13. Guilherme – Lateral ainda possui vínculo com o Vitória, mas atualmente defenden o URT-MG e disputa a série D.
  14. Mauri – Assim como o colega de equipe Gabriel Soares, foi emprestado ao Real Linense, time da terceira divisão da Espanha.
  15. Magal – Considerado uma das grandes promessas da conquista da Copa do Brasil, foi dispensado. Atua pelo Teixeira de Freitas, da 2ª divisão baiana.
  16. Marcone – Artilheiro Rubro Negro, na campanha do, defende junto a Magal, o Teixeira de Freitas na 2ª divisão do Baiano.
  17. Wonbum Lee – A última atuação do coreano em terras brasileiras foi pelo Tupi-MG.
  18. Nathan – Não chegou a ser promovido ao elenco profissional do Vitória. Atualmente joga pelo Fortaleza, na série C.
  19. Dimas – Promovido ao profissional ainda em 2012, foi emprestado ao Botafogo-BA, no ano seguinte. Passou por clubes como ABC e Confiança, e atualmente defende o Fluminese de Feira-BA.

Carlos Amadeu  – Ocupou o cargo de técnico da base rubro-negra até 2015, quando foi contratado pela CBF para ser técnico da seleção brasileira sub-17. Atualmente se prepara junto à equipe Canarinho para disputar a Copa BRICS.

Hoje na seleção brasileira sub-17, Amadeu comandou o Vitória no título de 2012 (Foto: CBF/Divulgação)
Hoje na seleção brasileira sub-17, Amadeu comandou o Vitória no título de 2012 (Foto: CBF/Divulgação)

Salvar

Salvar

Salvar

Deixe sua opinião

Loading...