Loading...

Preparando as próximas gerações, Grêmio quer aliar desempenho e resultado no Brasileirão sub-20

Faltando 21 dias para o começo do Brasileirão sub-20, o DaBase.com.br inicia uma série de matérias especiais sobre os participantes do torneio nacional. Para começar, veremos um clube que vem alinhando títulos e revelações através de uma metodologia bem-sucedida nos últimos anos: o Grêmio.

Grêmio vem do vice-campeonato da Copinha. Foto: Guilherme Rodrigues/ GR Press

O trabalho a longo prazo é uma das chaves do sucesso da base tricolor, vice-líder do Ranking DaBase nacional e melhor da Região Sul. Para o desenvolvimento de atletas desde as categorias menores, é necessário tempo e uma metodologia bem definida. No Grêmio, entre vários pontos, a utilização dos campeonatos como experiência para os meninos mais jovens é uma das bases do trabalho.

Como já explicou Francesco  Barletta , coordenador das categoria de base do clube, em entrevista ao DaBase.com.br, o Tricolor não vem disputando as últimas competições estaduais, optando por participar de torneios nacionais e internacionais onde os desafios são mais interessantes. Além disso, os times sempre são formados por atletas mais jovens em relação ao limite de idade. Quem valorizou essa prática foi o técnico César Lopes, que falo com exclusive ao DaBase.com.br.

“O Grêmio utiliza uma metodologia de desenvolvimento individual dos atletas. A parti do momento em que as demandas do sub-20 são atingidas, ele sobe ao sub-23., um novo estágio a ser percorrido antes do profissional”, explicou.

“Não exite uma idade padrão, e sim uma avaliação individual. Nessa avaliação, utilizamos um grupo mais jovem para o sub-20, preparando a safra para uma subida futura. Isso vem acontecendo há alguns anos e dando bastante resultado”

Esse procedimento revelou inúmeros atletas nos últimos anos. Walace, Luan, Everton, Pedro Rocha e Pepê foram alguns nomes que acumularam títulos pelo time profissional e passagens pela seleção brasileira.

Tricolor conquistou Copa Ipiranga em 2019. Foto: Rodrigo Fatturi/ Grêmio

Apesar disso, faltavam os títulos na categoria sub-20. O Tricolor foi bicampeão do Brasileirão em 2007 e 2008, mas depois ficou ausente das fases decisivas. A última vez que o time chegou às semifinais foi em 2013, quando o torneio ainda era organizado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF).

Em 2019, no entanto, a equipe reencontrou o caminho das conquistas. Sob o comando de César Lopes, o time foi campeão invicto da Copa Ipiranga, batendo o Vasco na final. Um mês depois, o Tricolor fez grande campanha na Copa São Paulo, perdendo a decisão diante do Internacional. Lopes rejeitou o rótulo de favorito, mas afirmou que o objetivo da equipe no Brasileirão deste ano é ser campeão, sem esquecer o desempenho e a formação.

“O Grêmio sempre entra para buscar o título. Claro que não a qualquer custo, temos um processo de formação bem consolidado. Então usamos esses torneios para dar rodagem e experiência aos atletas”, disse.

“Hoje o Grêmio tem um processo de formação de excelência, além de resultados de campo com projeção ao profissional. Mas no Brasileiro eu vejo um equilíbrio  muito grande entre as equipes, então vamos buscar um bom desempenho desde o início para que a gente conquiste o título”

Em 2020, o Tricolor vem com tudo para a competição. Sem torneios internacionais devido à pandemia do novo coronavírus, a equipe terá apenas o Brasileirão pela frente. Alguns atletas, como citado por César Lopes, podem subir ao time de transição no Brasileirão de Aspirantes, que começa em outubro, mesmo tendo idade para o sub-20, como os laterais Matheus Nunes e Vanderson, o zagueiro Heitor, o volante Victor Bobsin e os atacantes Rildo e Fabrício.

MOMENTO

Os elencos sub-20 e sub-19 gremistas se reapresentaram durante o mês de agosto de maneira separada. Após cinco meses sem atividades presenciais, os atletas passaram por testes de COVID-19 e seguem isolados na Residência Esportiva, em Eldorado do Sul. Eles vêm se preparando para o Brasileirão, única competição deste ano. A volta aos gramados está prevista para o dia 23 de setembro, diante do Corinthians, fora de casa.

DESTAQUES

Foto: Reprodução/ Instagram

O goleiro Adriel, de 19 anos, tem histórico nas seleções de base e é considerado um paredão na base tricolor. Natural de Ilhéus, na Bahia, ele chegou ao clube em 2018 após começar a carreira no Tocantins. Titular na Copa São Paulo, o jovem fez parte da melhor defesa do torneio ao lado do Inter, sofrendo apenas quatro gols.

 

 

Foto: Divulgação/ Grêmio

Aos 18 anos, Pedro Lucas é uma das grandes promessas do Brasileirão sub-20. Ele foi campeão mundial sub-17 com a seleção brasileira no ano passado, assumindo a titularidade após a lesão de Talles Magno. Meia clássico, o camisa 10 se destaca pela habilidade, passes e finalizações, sendo uma das principais apostas para o futuro do Grêmio.

 

 

Foto: Reprodução/ Instagram

Elias é um dos principais artilheiros da equipe. O atacante, que completará 19 anos em novembro, marcou seis gols na Copa São Paulo deste ano, sendo um dos vice-artilheiros da competição, além de outros sete em 16 partidas no ano passado. Forte, o jovem costuma atuar pelos lados e tem na velocidade e finalização suas principais qualidades.

VAI FAZER FALTA?

Foto: Alexandre Loureiro/ CBF

Diego Rosa ainda treina com o time de transição tricolor, mas já tem data para deixar o Brasil:12 de outubro, quando completa 18 anos. O meia foi vendido ao Grupo City, que administra, entre outras equipes, o Manchester City. O jogador deve ser emprestado a algum clube europeu para ganhar experiência. Diego também foi campeão mundial sub-17 com a seleção brasileira em 2019, com dois gols no torneio.

 

COMISSÃO TÉCNICA

Foto: Kaliandra Alves Dias

César Lopes construiu toda a sua carreira ao Grêmio. Desde 2007 nas equipes competitivas, ele passou por todas as categorias até chegar ao sub-20. Em 2019, o treinador comandou o time sub-20 na conquista da Copa Ipiranga de forma invicta Para o Brasileirão, Lopes terá a seguinte comissão técnica:

 

Supervisor: Rodrigo Klein

Auxiliar Técnico: João Antonio

Preparador Físico: Bruno Verri

Treinador de Goleiros: Humberto Flores

Massagista: Rafael Oliveira

Roupeiro: Cleber Gomes

CALENDÁRIO

Fora da Copa do Brasil e sem torneios internacionais devido à pandemia do novo coronavírus, o time sub-20 do Grêmio terá apenas o Brasileirão pela frente. Ainda não há confirmação sobre a realização do estadual ou da Copa Ipiranga. Parte do elenco deve integrar a equipe de transição no Brasileirão de Aspirantes.

Jogos do Grêmio no Brasileirão:

1ª rodada – 23/09 – Corinthians x Grêmio

2ª rodada – 27/09 – Grêmio x Botafogo

3ª rodada – 30/09 – Athletico-PR x Grêmio

4ª rodada – 04/10 – Grêmio x Flamengo

5ª rodada – 11/10 – Grêmio x Fluminense

6ª rodada – 14/10 – Atlético-MG x Grêmio

7ª rodada – 18/10 – Grêmio x Bahia

8ª rodada – 25/10 – Santos x Grêmio

9ª rodada – 01/11 – Grêmio x Chapecoense

10ª rodada – 04/11 – Internacional x Grêmio

11ª rodada – 08/11 – Vasco x Grêmio

12ª rodada – 14/11 – Grêmio x América-MG

13ª rodada – 22/11 – Grêmio x Ceará

14ª rodada – 25/11 – Goiás x Grêmio

15ª rodada – 29/11 – Grêmio x São Paulo

16ª rodada – 02/11 – Palmeiras x Grêmio

17ª rodada – 06/11 – Grêmio x Cruzeiro

18ª rodada – 13/11 – Vitória x Grêmio

19ª rodada – 20/11 – Grêmio x Sport Recife

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...