Loading...

Porto-POR deve contratar ex-jogador do Vasco da Gama

Em 2018, o meia Evander foi emprestado pelo Vasco da Gama ao Midtjylland, da Dinamarca, por um ano com opção de compra estipulada em 18 milhões de coroas dinamarquesas (à época algo em torno de 10,5 milhões de reais). No entanto, depois de seis meses, o clube europeu informou que havia assinado um contrato de cinco anos com o brasileiro. Como optou por exercer a cláusula antes do previsto, conseguiu reduzir o valor e o Vasco teria recebido aproximadamente R$ 8 milhões e ficou com direito a 14% de uma futura venda do jogador.
Evander defende clube dinamarquês desde 2018 (Foto: Divulgação/Midtjylland)
Evander, atualmente com 20 anos de idade, é o camisa 10 da equipe dinamarquesa, titular absoluto e com destaque em várias partidas. Isso chamou a atenção do Porto, de Portugal, segundo o diário A Bola. Avaliado em 4,5 milhões de euros, de acordo com o site especializado em Mercado da Bola Transfermarket, o Midtjylland teria pedido pelo jogador oito milhões de euros, o que assustou os portugueses nesse primeiro momento, ainda mais em tempos de pandemia do novo coronavírus (COVID-19).
Caso aconteça a venda, o Vasco da Gama, mergulhado numa grave crise financeira, teria direito a receber apenas o valor do mecanismo de solidariedade da FIFA (3% da futura venda, de acordo com as normas estipuladas no documento). Isso porque o balanço de 2019 divulgado pelo Gigante da Colina traz um dado na parte de “participações em direitos econômicos sobre os atletas profissionais de futebol”: o clube carioca não tem mais porcentagem sobre o meia, cria das categorias de base, onde chegou ainda criança. Os 14% aos quais o Cruzmaltino ainda tinha direito foram negociados no decorrer da última temporada com o próprio clube dinamarquês, sem especificar o momento em que essa transação foi feita. A negociação, que teria envolvido os 53% iniciais e mais os 14%, foi de R$ 10.753.000,00, de acordo com o balanço.

Deixe sua opinião

É futebol de base? Então nada escapa dos meus olhos, seja no Brasil ou no exterior.
Loading...