Loading...

Palmeiras é quem mais tem pontos no Ranking DaBase, contabilizando apenas convocações

Único site do país com cobertura nacional e internacional sobre futebol de base, o DaBase.com.br apresenta o mais completo ranking das categorias de base dos clubes brasileiros desde 2016.

Gustavo Garcia, Henri, Renan e Gabriel Veron foram convocados para o Mundial Sub-17 (Foto: Divulgação/SE Palmeiras)

 

Agora em 2022 o levantamento apresenta algumas modificações, com pontuações mais elevadas. Além disso, visando o fortalecimento das categorias de base e a formação de atletas, excluiu-se os torneios internacionais que não sejam Copa Libertadores, Fiesta Sudamericana e Torneio Desenvolvimento CBF-Conmebol, reconhecidos pela entidade máxima do futebol da América do Sul. Além disso estão fora também os certames estaduais e nacionais com um número excessivo de escolinhas, seleções locais e clubes amadores. Por outro lado, passa a pontuar aos clubes cada atleta convocado para as seleções (não só brasileiras) de base participantes das seguintes competições: Mundial, Olimpíadas, Pré-Olímpico e Sul-Americano.

Levando-se em conta apenas esta novidade (as convocações), o Palmeiras, líder do ranking geral, é também a agremiação com o maior número de pontos, totalizando 141. São Paulo, com 110, e Flamengo, com 106, completam o pódio. Destaque para o Santos, que no Ranking DaBase está fora do Top-20, mas aqui é o quarto colocado.

Ao todo 23 clubes pontuaram nessa categoria, sendo sete paulistas, quatro cariocas, três gaúchos, dois mineiros, dois paranaenses, dois baianos, um catarinense, um goiano e um pernambucano. Confira (os critérios de pontuação estão disponíveis aqui):

POSIÇÃO CLUBE PONTOS
Palmeiras-SP 141
São Paulo-SP 110
Flamengo-RJ 106
Santos-SP 79
Athletico-PR 63
Atlético-MG 62
Grêmio-RS 61
Corinthians-SP 51
Vasco da Gama-RJ 50
10º Fluminense-RJ 36
11º Internacional-RS 29
12º Coritiba-PR 22
13º Cruzeiro-MG e Vitória-BA 18
15º Desportivo Brasil-SP 9
16º Botafogo-RJ e Ponte Preta-SP 6
18º Red Bull Bragantino-SP 5
19º Sport Recife-PE, Avaí-SC, Bahia-BA, Goiás-GO e Juventude-RS 3

Deixe sua opinião

É futebol de base? Então nada escapa dos meus olhos, seja no Brasil ou no exterior.
Loading...