Palmeiras anuncia plano de competições internacionais para a base em 2016

A temporada de 2016 será recheada de torneios internacionais para as categorias de base do Palmeiras. Somente neste mês de março, as equipes Sub-20 e Sub-17 iniciarão o ano em amistosos contra a Inter de Milão e contra o Real Madrid, respectivamente, na Itália e na Espanha. As experiências fora do Brasil fazem parte da rotina na base e agregam benefícios tanto para os jogadores quanto para o clube, que expande sua marca a outros mercados.

Além do amistoso na Itália, o Sub-20 do Palmeiras viaja na sequência à Suíça, onde participará pela segunda vez do Torneio de Bellinzona – vencido pelo Verdão em 2007. Já o Sub-17, ainda na Espanha, participará do 32º Torneio Internacional da Real Sociedad, com a presença de grandes clubes europeus – no meio do ano, retorna ao país europeu para disputar o Mundial de Clubes Sub-17, principal torneio da categoria, pela primeira vez na história.

Meninos do Porco vão rodar o mundo em 2016
Meninos do Porco vão rodar o mundo em 2016

“Nós viajamos às competições internacionais pela experiência que isso dá aos atletas. Eles observam times com mudanças de sistemas táticos, a forma como os jogadores se comportam lá fora. Quando vivenciarem esse tipo de situação no Profissional, até mesmo em jogos de Libertadores, já estarão preparados. Pelo lado pessoal, também trabalhamos para formar bons cidadãos, e é importante eles terem contato com outras culturas, conhecerem o mundo fora do Brasil”, explicou João Paulo Sampaio, gerente das categorias de base do Palmeiras.

Para o Verdão, a visibilidade adquirida também é vantajosa. Participando dos principais torneios do mundo na base, a instituição reforça sua marca internacionalmente e pode explorar novos mercados. Mesmo com os compromissos fora do Brasil, o clube ainda cumprirá todos os seus jogos pelo calendário nacional, que começa com a Copa do Brasil Sub-17, em abril.

“Com a credibilidade que o Palmeiras adquiriu no mercado nos últimos anos, estamos recebendo muitos convites. O Mundial Sub-17, que iremos pela primeira vez neste ano, é um bom exemplo. É um torneio que todos os clubes do mundo gostariam de participar”, completou João Paulo Sampaio.

Em janeiro, a equipe Juvenil do Verdão passou por uma experiência internacional ao disputar a Copa Chivas, no México. No ano passado, o Sub-20 disputou um torneio em Dusseldorf, na Alemanha, enquanto o Sub-17 viajou a Dallas, nos Estados Unidos, para a Generation Adidas Cup. Em 2014, o Sub-17 foi campeão da Aspire Tri-Series, no Qatar, e o Sub-14 foi vice-campeão da Tokyo International Youth Football Tournament, em Tóquio, no Japão.

Deixe sua opinião

Loading...