Legião inicia Candango Sub-17 com elenco rodado e histórico positivo

O terceiro estadual de base do ano no Distrito Federal começa neste fim de semana. O Candango Sub-17 preenche o calendário do segundo semestre do Legião, que promete repetir as boas campanhas e seguir integrando a base ao grupo principal.

São 16 times participantes divididos em duas chaves. O Leão está no Grupo B, ao lado de Brasília, Galáticos, Guaraense, Luziânia, SESP/Samambaense, Santa Maria e União. Já o Grupo A conta com Capital, Ceilandense, Gama, Gaminha, Maringá, Real Brasília, Sobradinho e Valparaíso.
Na primeira fase, as equipes se enfrentarão em turno único dentro dos grupos e os quatro primeiros colocados de cada chave vão ao mata-mata. Enquanto que as quartas de final e as semifinais serão disputadas em jogos de ida e volta, a decisão será realizada em duelo único, sempre com definição nos pênaltis em caso de resultados iguais ou empate no tempo normal da decisão.
O Legião estreia neste sábado (13), às 15h30, diante do SESP/Samambaense, no Estádio Rorizão. O clube ainda enfrenta, na sequência: Guaraense, União, Santa Maria, Brasília, Galáticos e Luziânia.
O histórico do Leão no torneio mostra que o time é um dos candidatos ao título. O Legião chegou entre os quatro melhores nas últimas quatro edições, parando nas semifinais em 2017 e 2018 e ficando com o vice-campeonato em 2019 e 2021.
No ano passado, foram nove vitórias, quatro empates e quatro derrotas, 14 gols marcados e apenas cinco sofridos. O time ainda consagrou Paulo Victor como artilheiro do torneio, com oito gols. Na decisão, o Leão foi derrotado pelo Real Brasília, por 2 a 0.
Destaques

Vitor Barros
Zagueiro
Nascidos em 2006
16 anos

Leyandro
Lateral-esquerdo
Nascido em 2006
16 anos

Guilherme
Meia
Nascido em 2005
17 anos

Erik
Atacante
Nascido em 2005
17 anos

Vicktor Vinícius
Atacante
Nascido em 2005
16 anos
Palavra do professor

“Foi dada a missão de lançar os mais jovens na competição e na medida do possível é o que estou tentando fazer. É algo digno de muita coragem! Apesar do intuito da competição ser a formação, não há nada mais gratificante do que vencer” –Marcus Vinícius Rodrigues, técnico dos times sub-17 e sub-23 do Legião.
Integração com o profissional
O Legião vem disputando a Segunda Divisão do Campeonato Candango com alguns dos atletas que fazem parte da categoria sub-17.
Segundo números do Ogol, a média de idade dos 26 jovens que compõem o elenco é entre 17 e 18 anos.
Além disso, a equipe tem uma característica marcante: formar atletas altos. A média de altura dos jogadores é de 1,83m.