Gestão da base assume Novo Hamburgo e aposta em modelo de avaliações

O Novo Hamburgo fechou 2022 com um saldo positivo nas categorias de base. Entre parcerias com grandes clubes, negociações de atletas e resultados expressivos em campo, o clube pretende manter o desempenho em 2023, agora sob nova gestão.

Jerônimo Freitas assumiu o comando do ECNH. Foto: Divulgação/ ECNH

Jerônimo Freitas, então gestor da Vale World, empresa que comanda as categorias de base do Noia, assumiu a presidência do clube neste mês. Com mandato válido até o fim de 2024, ele falou com exclusividade ao DaBase.com.br e expressou o desejo de aproximar cada vez mais os departamentos do clube.

“Desde que assumimos a base do Esporte Clube Novo Hamburgo, buscamos sempre aproximar os departamentos. Todo nosso trabalho na base é voltado a preparar nossos atletas para estarem aptos ao profissional”, explicou.

A satisfação com o trabalho realizado em 2022 pode ser explicada pelo desempenho em campo. Além de diversas negociações e parcerias fortalecidas com grandes equipes do país, o ECNH foi vice-campeão do EFIPAN, da Liga Serrana – decidida apenas nos pênaltis – e do BG Prime Sul Brasileiro, competições de referência na região, bem como somou boas participações na Copa Brasileirinho das categorias sub-14, sub-15 e sub-17, em Belo Horizonte.

Segundo Jerônimo, a meta é manter e evoluir esses resultados, unindo desempenho esportivo e negociações frutíferas ao clube.

“Para 2023 seguiremos na mesma linha, procurando grandes competições para visibilizar ainda mais nossos atletas. Como citei antes, o balanço é extremamente positivo, pois conseguimos alcançar além de bons resultados uma ótima relação com diversos clubes de ponta do futebol brasileiro” – Jerônimo Freitas

Novo Hamburgo promove avaliações mensais. Foto: Divulgação/ ECNH

Um dos segredos desse projeto, segundo os dirigentes do Novo Hamburgo, está no processo de captação de atletas. Diferentemente do modelo mais tradicional, adotado por muitos clubes, o Noia não realiza peneiras, mas sim avaliações semanais, nas quais é possível avaliar e potencializar o desempenho dos atletas.

“No Esporte Clube Novo Hamburgo, não usamos a expressão peneira, trabalhamos com método de avaliação de duas semanas. As inscrições são feitas pelo departamento de captação, recebemos atletas de todo o Brasil. A ideia de duas semana vem para que o atleta tenha tempo de mostrar o que tem de melhor. Normalmente nas peneiras os meninos ficam nervosos e acabam sentindo o momento, por isso damos mais tempo para eles se sentirem melhores” – Jerônimo Freitas.

O resultado dessa metodologia é visto em todas as categorias do clube. Jerônimo Freitas conta que os atletas aprovados passam por uma etapa de transição até serem aproveitados em sua categoria, chegando aao time profissional.

“Hoje, temos atletas no departamento profissional que surgiram das nossas avaliações. Temos um rodízio grande de atletas, por isso. normalmente em nossas avaliações, os atletas são encaminhados aos plantéis de transição sub-15, sub-17 e sub-20, depois disso trabalhando com o grupo cada atleta evoluindo conforme o trabalho”, concluiu.

O Novo Hamburgo iniciará as avaliações de 2023 já no segundo semestre de janeiro, realizando novos períodos de testes a cada mês. Para mais informações, entre em contato através do perfil @lucasmmartin no Instagram ou pelo telefone (51) 99531-8012.

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...