Loading...

FPF confirma realização do Paulista Feminino sub-17

Apesar de a pandemia do novo coronavírus ter interrompido as atividades do futebol feminino de base, o ano de 2020 terá competições. Além dos torneios nacionais, o Paulista sub-17 foi confirmado nessa terça (22) pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

Reunião marcou confirmação do torneio para 2020 Foto: Divulgação/ FPF

A entidade ainda não confirmou os detalhes, mas o campeonato deve ter menos datas e clubes participantes. Coordenadora do futebol feminino da FPF, Ana Lorena Marche destacou a importância do torneio, o primeiro de base do país.

“É um campeonato muito importante para as atletas. Grandes jogadoras saíram dele para seleções, clubes, jogando no profissional. (O torneio) É fundamental para que a gente continue formando atletas, já que, hoje em dia, ele é o mais importante para isso. Mesmo tendo algumas mudanças no formato, não dá para não ter a disputa. Muitas atletas estão no último ano de base, então precisam aproveitar esse momento”, disse em entrevista ao site oficial da FPF.

“Esse campeonato é primordial. Você vê que a menina que passou por essa formação chega muito mais completa, mesmo não sendo ainda o ideal de base. Você já começa a criar etapas de formação, coisa que não tinha há cinco anos. Esse foco é bom para ter treino próprio para a idade e corpo dela, competindo com meninas da mesma idade. Vai dar minutagem de jogo, que é tão importante, chegando mais preparadas no profissional”

A dirigente, que assumiu o cargo há poucas semanas, após a saída de Aline Pellegrino para a CBF. Ela também comentou sobre a expansão do futebol feminino de base no estado e a intenção de realizar competições em outras categorias.

“Temos sempre que pensar no Paulistão [profissional], mas o olhar para a base vai ser fundamental. A gente já havia pensado no Sub-15, mas não vai conseguir sair esse ano por causa da pandemia, mas já deve acontecer ano que vem. Consolidar cada vez mais o Sub-17 e também olhar ainda mais para o Festival Sub-14, pensando em diminuir a idade sempre, para que cada vez mais meninas tenham a oportunidade de jogar”, comentou.

Realizado há três anos, o Paulista Feminino sub-17 tem um dono: o São Paulo, tricampeão do torneio. Para 2020, a FPF conversará com os clubes e enviará a solicitação ao Governo do Estado de São Paulo para a aprovação dos protocolos de segurança.

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...