Loading...

Focado no Brasileirão sub-20, Goiás vai em busca da classificação ao mata-mata

Faltando 17 dias para o início do Brasileirão sub-20, o DaBase.com.br faz a quinta matéria especial de uma série sobre os participantes do torneio nacional. Hoje, veremos um clube que quer aproveitar seu potencial revelador e o domínio local para surpreender em sua volta ao torneio: o Goiás.

Goiás quer a classificação ao mata-mata do Brasileirão. Foto: Divulgação/ Goiás

O Esmeraldino ficou fora das últimas duas edições do Brasileirão, mas aproveitou o período para se consolidar no estado. Líder do Ranking DaBase em Goiás e na Região Centro-Oeste, o clube venceu cinco dos últimos seis torneios estaduais sub-20, sendo o atual tricampeão goiano e bicampeão da Copa Goiás.

O desafio agora é mostrar esse potencial no cenário nacional. A equipe teve como grande momento da categoria o vice-campeonato da Copa São Paulo de 2013, quando perdeu a final para o Santos. Depois disso, a melhor campanha no torneio foi em 2018 e neste ano, quando chegou às oitavas de final.

No Brasileirão, o Esmeraldino teve como melhor resultado a semifinal de 2006, quando o torneio ainda era organizado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF).

Os resultados recentes no estado e na última edição da Copinha animam Augusto César. O treinador, que foi campeão mundial pelo Corinthians como jogador e era o comandante da equipe goiana na Copinha de 2013, falou com exclusividade ao DaBase.com.br e mostrou confiança no time.

“O Goiás está muito forte, nossa equipe conquistou tudo nos últimos três anos no estado. Mas o Brasileiro é diferente, vamos enfrentar times de investimento muito alto. Podemos fazer  um bom trabalho, estamos treinando forte nesses 35 dias e esperamos surpreender muita gente”

Goiás conquistou o bi da Copa Goiás em 2019. Foto: Divulgação/ Goiás

Para 2020, o Goiás terá as duas principais competições nacionais. Além do Brasileirão, o clube disputará a Copa do Brasil, na qual estreia no dia 7 de outubro, contra o União Rondonópolis-MT, em casa, pela primeira fase. Focado no torneio, Augusto aponta quais são os objetivos da equipe.

“Estamos fazendo uma preparação muito boa. Nosso primeiro objetivo é classificar. Sabemos das dificuldades, mas fizemos uma boa Copinha, o grupo é quase o mesmo com algumas contratações, então vamos aproveitar nossa experiência. Outro objetivo é colocar algum atleta do Goiás na seleção. Se fizermos uma boa campanha, vamos conquistar isso. É importante para nós e para o clube”, destacou.

Possíveis revelações do Goiás no Brasileirão sub-20 não serão surpresa para ninguém. Isso porque o clube carrega uma enorme tradição de formar atletas, desde nomes como Túlio Maravilha, Fernandão, Danilo e, mais recentemente, o zagueiro Rafael Tolói, o meia Thiago Mendes e o atacante Erik. O último, inclusive, foi um dos destaques do time na Copa São Paulo de 2013.

O trabalho de base no clube, que conta com uma grande estrutura no CT Edmo Pinheiro, já foi explicado por Flávio Augusto, coordenador das categorias menores, em entrevista ao DaBase.com.br. Mesclando a experiência técnica com o olhar apurado de ex-atletas, como o técnico Augusto César, o clube acredita nos jovens e dá espaço a eles. É o que explica o treinador.

“O Goiás tem tradição em revelar atletas e o profissional dá oportunidades a eles. Com esse campeonato, vamos aumentar nossa qualidade, nosso potencial. Com as dificuldades que vamos enfrentar, esperamos que os atletas ganhem experiência, rodagem m jogos fortes. Nosso objetivo é classificar, para termos mais jogos, quem sabe brigar por algo maior”,

MOMENTO

O Goiás retomou os treinos da categoria no início de agosto. Os atletas foram confinados no CT, onde estão totalmente isolados e seguem uma série de protocolos de segurança referentes à pandemia do novo coronavírus. Neste fim de semana, a equipe venceu a Aparecidense por 2 a 1 em amistoso preparatório. Focado nas competições nacionais, o Esmeraldino volta aos gramados de forma oficial no dia 23 de setembro, quando recebe o vice-campeão brasileiro da categoria, Palmeiras, pela abertura do Brasileirão.

DESTAQUES

Foto: Reprodução/ Instagram

O meia Henrique Lordelo fez toda a sua base no Flamengo, clube pelo qual atuou até o ano passado. Contratado e observado pelo time principal, o jovem de 20 anos se juntou ao elenco sub-20 e assumiu a titularidade na Copa São Paulo deste ano, onde fez cinco jogos. O camisa 5 ficou fora apenas de uma partida, suspenso, justamente na eliminação da equipe, contra o Vasco.

 

 

Foto: Reprodução/ Instagram

Pedro Marinho foi titular em todos os seis jogos do Goiás na Copa São Paulo. Atacante que atua pelos lados, ele começou sua carreira no rival Atlético-GO, clube que defendeu até o ano passado. O jogador de 20 anos fez três jogos no Brasileirão de Aspirantes de 2019 e ganhou espaço como titular no time sub-20 esmeraldino neste ano.

 

 

Foto: Reprodução/ Instagram

Responsável pelos gols do Goiás, João Marcos é uma das principais esperanças da equipe. O jogador de 20 anos e 1,80m de altura começou na base do Vila Nova, mas assim como seu parceiro de ataque, trocou de clube em Goiânia. Artilheiro esmeraldino na Copa Goiás sub-20 de 2019, com seis gols, ele assumiu a titularidade absoluto nesta temporada e foi o autor de quatro dos  sete gols do time na Copa São Paulo.

NOVIDADE

Foto: Reprodução/ Instagram

Lucas Emanuel foi contratado pelo Goiás no início do ano, mas a pandemia impediu que o atacante de 20 anos começasse sua trajetória no clube. Ele se destacou com a camisa do Aparecida, vice-campeão da Copa Goiás no ano passado, perdendo a final justamente para o Goiás. Artilheiro do time com seis gols, o jovem também balançou as redes no amistoso deste fim de semana, contra a Aparecidense, após sair do banco de reservas, mostrando fato de gol.

COMISSÃO TÉCNICA

Foto: Divulgação/ Goiás

Augusto César está no Goiás desde 2017, onde conquistou os últimos quatro títulos estaduais que disputou. O histórico do treinador, no entanto, vem dos anos 90, quando jogou por cinco temporadas no clube. Campeão mundial com o Corinthians em 2000, o lateral-esquerdo se tornou técnico e foi vice-campeão da Copa São Paulo pelo clube em 2013, além de passar também pela equipe profissional, como interino. No Brasileirão, Augusto terá a seguinte comissão técnica:

 Auxiliar Técnico: Glauber Ramos

Preparador Físico: Leandro Campos

Treinador de Goleiros: Edimar Torquato

Massagista: Casinha

Roupeiro: Wanderson Vaz

CALENDÁRIO

Novidade na temporada do Goiás, o Brasileirão será uma das competições do Esmeraldino sub-20 em 2020. O clube também disputará a Copa do Brasil da categoria a partir de 7 de outubro, quando recebe o União Rondonópolis-MT, pela primeira fase. Atual campeão goiano, no entanto, o clube não defenderá o título estadual. O Goiás abriu mão da disputa do Torneio FGF sub-20, que substituirá as demais competições de base no estado, por entender que os protocolos adotados não serão cumpridos pelos times menores e devido ao baixo nível técnico do torneio..

Jogos do Goiás no Brasileirão:

1ª rodada – 23/09 – Goiás x Palmeiras

2ª rodada – 27/09 – Ceará x Goiás

3ª rodada – 30/09 – Internacional x Goiás

4ª rodada – 04/10 – Goiás x Cruzeiro

5ª rodada – 11/10 – Vasco x Goiás

6ª rodada – 14/10 – Athletico-PR x Goiás

7ª rodada – 18/10 – Goiás x Flamengo

8ª rodada – 25/10 – Corinthians x Goiás

9ª rodada – 01/11 – Goiás x São Paulo

10ª rodada – 04/11 – Goiás x América-MG

11ª rodada – 08/11 – Sport x Goiás

12ª rodada – 14/11 – Fluminense x Goiás

13ª rodada – 22/11 – Goiás x Botafogo

14ª rodada – 25/11 –Goiás x Grêmio

15ª rodada – 29/11 – Atlético-MG x Goiás

16ª rodada – 02/11 – Goiás x Vitória

17ª rodada – 06/11 – Bahia x Goiás

18ª rodada – 13/11 – Goiás x Chapecoense

19ª rodada – 20/11 – Santos x Goiás

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...