Federação Paulista adota mudanças para ajudar sub-11

O ano de 2016 ficará marcado por ter tido o primeiro Campeonato Paulista Sub-11 adaptado às orientações da FIFA para torneios envolvendo garotos desta faixa etária.

Campos menores e balizas reduzidas fazem parte de um estudo da entidade máxima do futebol que visa desenvolver melhor os jogadores mirins e deixar os duelos mais técnicos.

A Federação Paulista de Futebol (FPF) adotou pela primeira vez as mudanças no seu Estadual da categoria. Assim, o campo deixou de ter 105m x 68m e passou para 72m x 50m. Já as balizas foram reduzidas de 7,32m x 2,44m para 5m x 2,20m.

3327144660-campeao-paulista-em-90-mauro-silva-e-o-novo-vice-presidente-de-integracao-com-atletas-da-fpf
Ex-jogador, Mauro Silva trabalha na FPF (Foto: Reprodução)

“Na Europa, torneios para garotos de nove, dez e 11 anos são disputados com essas mudanças, seguindo uma orientação da Fifa, pois é uma forma de aumentar a participação dos garotos. Eles atacam defendem, fazem um pouco de tudo. Isso ajuda tecnicamente o garoto, que terá uma vivência mais intensa, e deixa o jogo mais lúdico. Esse é o resultado mais nítido. As partidas passaram a ter mais toque de bola, forçando os jogadores a tomarem mais decisões, terem mais atenção ao jogo. Há um estudo da Fifa com detalhes e conclusões bem técnicas. Há muito mais toques, muito mais gols, mais transições e mais aprendizado, afinal os jogadores conhecem um pouco de todas as posições”, disse à ESPN o ex-jogador Mauro Silva, que faz parte do Departamento de Integração com Atletas da FPF.

Mauro Silva admitiu que a mudança neste ano foi parcial. Portanto, a FPF fará novas mudanças em 2017: diminuirá o número de jogadores para nove (um goleiro e oito na linha), permitirá número ilimitado de substituições e a entrada novamente no jogo de quem já saiu. Veja o vídeo em https://www.youtube.com/watch?v=kSjL4Jiwt34.

Deixe sua opinião

Loading...