Loading...

Federação Gaúcha cancela competições de base em 2020

A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) informou na última sexta (09) o cancelamento das competições de base no estado em 2020. A entidade alegou a situação enfrentada pelo país no combate à pandemia do novo coronavírus como principal motivo.

FGF cancelou torneios de base. Foto: Divulgação/ FGF

Os torneios sub-15 e sub-17 (masculino), sub-14, sub-16 e sub-18 (feminino) não serão disputados nesta temporada. A FGF afirmou sua intenção de realizar os campeonatos em 2021 desde que a situação da pandemia esteja mais controlada.

Confira o comunicado na íntegra

A Federação Gaúcha de Futebol, na qualidade de entidade organizadora do desporto, vem pelo presente informar o cancelamento dos Campeonatos Estaduais de 2020 nas categorias Sub-15 e Sub-17 (Masculino) e Sub-14, Sub-16 e Sub-18 (Feminino), em virtude da situação fática em que o Brasil se encontra, em face da pandemia de coronavírus. 

Como já é notório, a FGF tem o compromisso de promover o futebol, porém evitando ou minorando qualquer risco de contágio no ambiente esportivo. Por isso, a presente decisão foi tomada, considerando o momento atual da pandemia de COVID-19 e a necessidade da observância das recomendações dos órgãos sanitários e do rígido protocolo de saúde exigidos pelas autoridades na área da saúde do governo do Estado, o qual reúne, dentre outras:

– Diretrizes operacionais;

–  Medidas de segurança e contingenciamento dos profissionais envolvidos nas partidas;

– Normas de distanciamento e higiene;

– Testagem de todos os envolvidos na partida;

– Confinamento;

– Limitações do número de atletas em ônibus da delegação e em hospedagens.

A tomada das medidas acima referidas resultaria em altos custos para as entidades envolvidas, impactando-as, sobremaneira, com gastos que tornam inviável a realização das mencionadas competições. 

Por oportuno cabe referir que com muitas adaptações, dificuldades e ajustes, o Campeonato Gaúcho de 2020 foi finalizado apenas no final do mês de agosto, sendo que a Divisão de Acesso 2020 e a Segunda Divisão 2020 foram declaradas igualmente inviáveis, após diversas reuniões da diretoria da FGF com os clubes participantes.

Diante de tal cenário, com a persistência da necessidade do cumprimento dos protocolos relacionados à Covid-19, lamentavelmente, a decisão ora comunicada se impõe.

A intenção é que para o ano de 2021 as competições sejam realizadas, contanto que o cenário sanitário no País, assim como no Estado, esteja normalizado.

Porto Alegre, 09 de outubro de 2020.

  FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL

Luciano Dahmer Hocsman

Presidente

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...