Federação Gaúcha cancela competições de base em 2020
A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) informou na última sexta (09) o cancelamento das competições de base no estado em 2020. A entidade alegou a situação enfrentada pelo país no combate à pandemia do novo coronavírus como principal motivo.
Os torneios sub-15 e sub-17 (masculino), sub-14, sub-16 e sub-18 (feminino) não serão disputados nesta temporada. A FGF afirmou sua intenção de realizar os campeonatos em 2021 desde que a situação da pandemia esteja mais controlada.
Confira o comunicado na íntegra
A Federação Gaúcha de Futebol, na qualidade de entidade organizadora do desporto, vem pelo presente informar o cancelamento dos Campeonatos Estaduais de 2020 nas categorias Sub-15 e Sub-17 (Masculino) e Sub-14, Sub-16 e Sub-18 (Feminino), em virtude da situação fática em que o Brasil se encontra, em face da pandemia de coronavírus.
Como já é notório, a FGF tem o compromisso de promover o futebol, porém evitando ou minorando qualquer risco de contágio no ambiente esportivo. Por isso, a presente decisão foi tomada, considerando o momento atual da pandemia de COVID-19 e a necessidade da observância das recomendações dos órgãos sanitários e do rígido protocolo de saúde exigidos pelas autoridades na área da saúde do governo do Estado, o qual reúne, dentre outras:
– Diretrizes operacionais;
– Medidas de segurança e contingenciamento dos profissionais envolvidos nas partidas;
– Normas de distanciamento e higiene;
– Testagem de todos os envolvidos na partida;
– Confinamento;
– Limitações do número de atletas em ônibus da delegação e em hospedagens.
A tomada das medidas acima referidas resultaria em altos custos para as entidades envolvidas, impactando-as, sobremaneira, com gastos que tornam inviável a realização das mencionadas competições.
Por oportuno cabe referir que com muitas adaptações, dificuldades e ajustes, o Campeonato Gaúcho de 2020 foi finalizado apenas no final do mês de agosto, sendo que a Divisão de Acesso 2020 e a Segunda Divisão 2020 foram declaradas igualmente inviáveis, após diversas reuniões da diretoria da FGF com os clubes participantes.
Diante de tal cenário, com a persistência da necessidade do cumprimento dos protocolos relacionados à Covid-19, lamentavelmente, a decisão ora comunicada se impõe.
A intenção é que para o ano de 2021 as competições sejam realizadas, contanto que o cenário sanitário no País, assim como no Estado, esteja normalizado.
Porto Alegre, 09 de outubro de 2020.
FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL
Luciano Dahmer Hocsman
Presidente