Loading...

ESPECIAL BRASILEIRÃO SUB-17: São Paulo vai em busca do título que faltou em 2020

A nona matéria da série especial do DaBase.com.br sobre o Brasileirão Sub-17 traz o grande campeão da categoria em 2020. O São Paulo, atual detentor da Copa do Brasil e da Supercopa, vai em busca do único título que não conquistou no ano passado com uma geração selecionável e recordista.

São Paulo fez grandes campanhas em 2020 Foto: Rubens Chiri/ saopaulofc.net

O Tricolor viveu um ano marcante em 2020. Dono da melhor campanha geral na primeira fase do Brasileirão, com oito vitórias e apenas uma derrota, a equipe caiu nas semifinais do torneio, diante do Fluminense, nos pênaltis. Porém, o troco veio em dose dupla.

O time avançou à final da Copa do Brasil e reencontrou o algoz carioca, levando a melhor após uma virada com gol de pênalti no último lance do jogo de volta. Com isso, as duas equipes fizeram o tira-teima na Supercopa do Brasil, na qual o Tricolor voltou a vencer, desta vez na disputa de pênaltis.

A categoria já vem de anos brilhantes. O clube conquistou três das últimas cinco edições do Paulistão (2015, 2016 e 2019), ficando com o vice em 2018. Campeão da primeira edição da Copa do Brasil organizada pela CBF, em 2013, o São Paulo foi vice-campeão em 2019, ano em que caiu nas semifinais do Brasileirão. Além disso, a equipe foi bicampeã da Taça BH em 2016 e 2017.

O histórico não acomoda os profissionais a atual geração, que chega para 2021 com fome de Brasileirão. Quem garante é o técnico Menta, que falou com exclusividade ao DaBase.com.br e indicou um time ofensivo e focado em novas conquistas para manter a evolução dos atletas.

“Como sempre, teremos uma equipe muito ofensiva, que busca o gol a todo instante. Trabalhamos com um objetivo bem definido, que é formar o atleta para jogar na equipe principal do São Paulo e. dentro disso, precisamos alcançar níveis elevados de qualidade dos atletas. Então, em nosso entendimento, percebemos que quanto mais jovens de qualidades juntos, melhores são as equipes e por consequência ficamos mais próximos dos títulos”.

São Paulo conquistou Supercopa em 2020 Foto: Chico Ferreira/ São Paulo FC

O técnico conhece bem o atual elenco são-paulino. Com histórico dentro e fora de campo no Tricolor, Menta passou por todas as categorias em Cotia e esteve à frente de uma equipe recordista. Em 2019, o time sub-15 comandado por ele bateu a marca de 24 vitórias consecutivas no Paulistão, perdendo apenas para o Santos, algoz da eliminação das semifinais.

Daquela equipe, saiu a maioria dos atletas que vão liderar o time sub-17 neste ano. A geração 2004, que já teve grande espaço no último ano, conta com nomes como o goleiro Leandro, o zagueiro Ythallo, os meias Rodrigo e Mateus Amaral e os atacantes Caio e Kaiky.

Além das marcas em Cotia, vindas desde as categorias inferiores, esses atletas também vêm tomando a Granja Comary. Na última convocação da Seleção Brasileira Sub-17, o Tricolor foi o time com mais atletas chamados – quatro, mostrando o potencial da geração.

Apesar disso, Menta prega cuidado com a renovação, já que os atletas nascidos em 2005 sofreram com um ano sem competições devido á pandemia.

“Com relação a transição nesta geração específica, estamos muito atentos e planejando estratégias para que a falta de competições nos últimos anos não seja um limitador para esses atletas”, concluiu.

DESTAQUES

Leandro. Foto: Miguel Schincariol/ saopaulofc.netl

Leandro

O goleiro Leandro foi o grande destaque da temporada 2020 na categoria sub-17. O jovem de 16 anos fez doze partidas e brilhou com defesas difíceis e pênaltis defendidos, tanto no Brasileirão quanto na Copa do Brasil e na decisão da Supercopa. No clube desde 2019, quando chegou do Amparo, ele vem sendo convocado para a Seleção Brasileira e vai para o seu segundo ano na categoria como uma das garantias de boas defesas em 2021.

 

Mateus Amaral. Foto: Reprodução/ Instagram

Mateus Amaral

Outro jogador de Seleção Brasileira é o volante Mateus Amaral. O jogador de 16 anos se destacou na temporada 2020, principalmente na reta final dos torneios mata-mata, fazendo gol nas semifinais da Copa do Brasil, contra o Palmeiras. Ao todo, foram doze jogos – oito como titular – e dois gols anotados. Depois de jogar 27 vezes e marcar cinco gols pelo sub-15 em 2019, o jovem chega ao seu segundo ano de sub-17 para se firmar como referência no meio-campo.

Caio. Foto: Reprodução/ Instagram

Caio

Atacante com faro de gol, Caio se destacou nos momentos decisivos em 2020. O jogador de 17 anos fez 21 partidas – dez como titular. Vindo do banco, ele fez dois gols que garantiram a classificação são-paulina às semifinais do Brasileirão, contra o Corinthians, e na final da Copa do Brasil, além de marcar nas duas partidas das semifinais do Brasileirão. No clube desde o time sub-11 e com passagens pelas seleções de base, o jovem chega para 2021 como uma das principais promessas de Cotia.

TÉCNICO

Manta. Foto: Divulgação/ São Paulo FC

Menta

Jogador do clube na era vitoriosa dos anos 90, Menta treinou todas as categorias em Cotia. Profissional experiente na formação de atletas, ele esteve à frente da geração 2004, que quebrou recordes no sub-15 em 2019. O treinador assumiu o sub-17 no ano passado e conquistou dois títulos nacionais logo em seu primeiro ano, além de ter integrado a comissão técnica da equipe profissional na reta final de temporada.

Auxiliar Técnico: Mário Ramalho

Preparador Físico: Rodrigo Nader

Treinador de Goleiros: Márcio Augusto

ÚLTIMOS RESULTADOS

O São Paulo vem de anos dourados na categoria. O clube é o atual campeão da Copa do Brasil e da Supercopa, disputados em 2020, e do Paulistão, realizado em 2019. A equipe foi a líder geral da primeira fase do último Brasileirão, caindo nas semifinais para o campeão Fluminense – mesmo cenário de 2019, quando foi eliminado pelo Flamengo. O Tricolor ainda tem no currículo um bicampeonato estadual (2015 e 2016), da Taça BH (2016 e 2017) e os vices paulista (2018) e da Copa do Brasil (2019).

ESTREIA DEFINIDA

A CBF definiu nessa terça (09) os grupos e a tabela detalhada das primeiras rodadas do Brasileirão Sub-17. O Tricolor está no Grupo A, ao lado de América-MG, Atlético-GO, Bahia, Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio e Palmeiras.

A equipe estreia no dia 23 de março, terça-feira, às 15h, diante do Cruzeiro, no SESC Venda Nova, em Belo Horizonte.

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...