Loading...

ESPECIAL BRASILEIRÃO SUB-17: Santos vai em busca de melhor campanha e novas joias

A terceira matéria da série especial do DaBase.com.br sobre o Brasileirão Sub-17 traz o clube que mais utilizou as categorias de base no Brasileirão, porém que tenta melhorar os resultados nas competições. O Santos vem em busca de novas promessas com um time jovem e renovado.

Santos vem de eliminações na primeira fase do Brasileirão Sub-17. Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/ Santos FC

Apesar das revelações, o Peixe não tem tido grandes resultados nas competições de base nos últimos anos. Na categoria sub-17, entre aos torneis oficiais, o clube venceu apenas o Paulistão de 2014, ficando com o vice no ano seguinte e chegando às semifinais pela última vez em 2016.

No Brasileirão, o Peixe caiu na primeira fase das duas edições já realizadas. vencendo apenas um de seus nove jogos em 2019 e somando nove dos 27 pontos disputados no ano passado. Além disso, o Alvinegro tem, no histórico recente, semifinais da Copa do Brasil e as quartas de final da Taça BH, em 2018.

Em 2021, um dos objetivos é melhorar esse desempenho. Em entrevista exclusiva ao DaBase.com.br, o técnico Élder Campos falou sobre o que esperar da equipe no Brasileirão deste ano.

“Acredito que teremos uma equipe bem competitiva, com atletas que já vivenciaram a competição. Estamos empenhados em buscar uma melhor colocação em relação ao ano anterior”, disse.

Em estudo feito pelo DaBase.com.br, o Santos foi apontado como o time que mais aproveitou suas categorias de base no Brasileirão, com 24 jogadores usados e mais de 15 mil minutos concedidos. Com tantos jovens na equipe profissional, muitas vezes os times na base são compostos por jogadores mais jovens que o limite da categoria.

Peixe está em preparação com atletas jovens. Foto: Divulgação/ Santos FC

Na visão de Élder, essa metodologia contribui para a formação e a preparação dos atletas para as próximas categorias e a equipe principal.

“Acredito que dar minutagem aos atletas mais jovens, buscando a preparação e formação dos mesmos, contribui muita para seu desenvolvimento, podendo servir o sub-20 e até o profissional em um futuro próximo”.

Com o calendário apertado, o Santos decidiu aproveitar ainda mais a base no início do Paulistão. Desse modo, destaques que ainda tem idade para o sub-17 já figuram entre os titulares no Estadual – casos do zagueiro Kayky e o atacante Ângelo, ambos com convocações para as seleções de base.

Para a temporada de 2021, o clube deve manter a prática. Com novos profissionais no comando da base e o maior tempo de trabalho para Élder Campos, que chegou ao clube durante o Brasileirão do ano passado, a ideia é seguir aproveitando os jovens nascidos em 2005 e até 2006, que começaram a transição em 2020.

“Nossa transição foi feita no ano passado. Mesmo com a pandemia, os atletas nascidos em 2005 e alguns 2006 foram promovidos e procuramos dar minutos de jogo a todos. Sendo assim, tiveram a oportunidade de jogar e vivenciar uma competição difícil, com as melhores equipes do futebol nacional”, concluiu o treinador.

DESTAQUES

Matheus Lima. Foto: Reprodução/ Instagram

Matheus Lima

Precoce e promissor. O meia Matheus Lima surge como um dos principais candidatos a joia da Vila. O jovem foi promovido ao time sub-17 no ano passado, com apenas 14 anos, e já somou sete partidas no Brasileirão. Com histórico de artilharia e golaços no Peixe, que vem desde o futsal, ele tem contrato de formação e já é disputado por clubes europeus. Com 15 anos completados em 2021, ele pode ser uma das apostas santistas nesta temporada.

Felipe Freitas. Foto: Reprodução/ Instagram

Felipe Freitas

Outro que tem passagens pelas seleções de base e se pulou etapas é o atacante Felipe Freitas. Ele fez sua primeira temporada no time sub-17 em 2020, quando tinha 15 anos, e foi titular em oito jogos do Brasileirão. Parte da geração vice-campeã paulista sub-15 em 2019, quando marcou cinco gols, o atacante completou 16 anos em 2021 e deve seguir como um dos principais atletas do time.

 

Alison. Foto: Divulgação/ Santos FC

Alison

Com números expressivos na base, o atacante Alison vai para o seu segundo ano no time sub-17 consolidado. O jogador de 17 anos foi o artilheiro do Peixe no Paulistão Sub-15 de 2019, com 21 gols, e chegou à equipe juvenil em 2020 como titular. Foram nove partidas e uma bola na rede no Brasileirão, se firmando como uma das referências da equipe para esta temporada.

 

TÉCNICO

Élder Campos. Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/ Santos FC

Élder Campos

Ex-volante do clube nos anos 90, Élder Campos retornou à Vila Belmiro no decorrer do Brasileirão de 2020. Campeão da Copa Conmebol e do Torneio Rio São Paulo como atleta, ele iniciou sua trajetória fora das quatro linhas na Portuguesa Santista, passando por todas as categorias. Neste ano, ele inicia sua primeira temporada completa à frente do Santos.

Auxiliar Técnico: Raphael Bahia

Preparador Físico: Fernando Fernandez

Treinador de Goleiros: Rafael Kiyasu

ÚLTIMOS RESULTADOS

O Santos vem de resultados ruins nas últimas competições sub-17. No Brasileirão, a equipe caiu na primeira fase do torneio nas duas últimas edições. O último título em grandes torneios foi em 2014, com a conquista do Paulistão. Desde então, o time foi vice estadual em 2015, semifinalista em 2016 – ano em que chegou às quartas de final da Copa do Brasil -, além de parar nas semifinais do torneio nacional e nas quartas da Taça BH em 2018.

A CBF ainda não divulgou a tabela do Brasileirão Sub-17 de 2021. O torneio está previsto para o dia 23 de março.

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...