ESPECIAL BRASILEIRÃO SUB-17: Novato, Fortaleza tenta aplicar identidade de jogo desde a base

A 17ª matéria da série especial do DaBase.com.br sobre o Brasileirão Sub-17 traz um novato nas competições nacionais de base. O Fortaleza faz a sua estreia com um novo treinador e tentando colocar sua identidade de jogo em prática desde as categorias inferiores.

Tricolor vem de títulos estaduais antes de sua primeira participação nacional. Foto: Thais Pontes/ Fortaleza

O Leão do Pici nunca disputou um torneio nacional pela categoria sub-17. A novidade veio da entrada da equipe no Top 20 do Ranking Nacional de Clubes da CBF, fruto das campanhas recentes do time profissional, campeão da Série B e da Copa do Nordeste.

Na base, o clube fez da temporada 2020 uma de suas melhores no passado recente. Além de chegar à final da Copa do Nordeste Sub-20, a equipe sub-17 conquistou os dois principais torneios estaduais disputados entre 2020 e o início de 2021: o Cearense e a Copa Seromo.

No Campeonato Cearense, foram seis vitórias, um empate e uma derrota, com 19 gols marcados e apenas três sofridos – a melhor defesa do torneio. O equilíbrio entre defesa e ataque e a luta dentro de campo são marcas do time que, segundo o técnico Júnior Câmara, vêm do profissional para a base. Ele comentou sobre essa identidade em entrevista exclusiva ao DaBase.con.br.

“Esperamos muita dificuldade, mas com uma identidade muito clara, como a forma de jogar ligada à história do clube, uma identidade que o torcedor gosta. Um time que não desiste, se entrega, acredita, extremamente participativo em todas as fases do jogo, com e sem a bola, que sempre tenta a vitória, mas sem descuidar do momento defensivo”.

Depois dos bons resultados na virada do ano, que também garantiram o clube na Copa do Brasil Sub-17, o Fortaleza promoveu mudanças. Júnior Câmara, técnico com experiência no futsal e no futebol de base do Sport, foi contratado após passagem como auxiliar no time profissional do Vila Nova em 2020.

Fortaleza é o atual campeão cearense sub-17. Foto: Thais Pontes/ Fortaleza

O profissional conta que passou por um processo seletivo e destaca, apesar da ansiedade pelo momento único vivido pelo Tricolor, o trabalho a ser desenvolvido na base é a longo prazo.

“Passei por um processo seletivo, fiquei feliz por ter sido o escolhido. São duas coisas. É um momento histórico na vida do Fortaleza, pois pela primeira vez as categorias de base sub-17 e sub-20 vão participar do Brasileiro e da Copa do Brasil. Eu sei da responsabilidade, pois estou participando muito de um momento diferente. Tudo está sendo feito com muito planejamento, todos sabem que o Fortaleza tem como iniciante nessa competição, então nós temos os nossos objetivos. O trabalho é a médio e longo prazo, foi para isso que eu vim. Precisamos apresentar ao cenário brasileiro e a torcida, jogadores que tem potencial para o profissional”, disse.

O desenvolvimento da garotada do Fortaleza também passa pelo aproveitamento maior no profissional. Em 2020, o Leão foi apenas o 16ª clube que mais aproveitou a base no Brasileirão, cedendo 3.980 minutos aos jovens.

Por outro lado, o trabalho vem olhando para o futuro. O clube conquistou o Certificado de Clube Formador no ano passado e, com os últimos resultados, se manteve entre as principais equipes do Nordeste no Ranking DaBase, ocupando a quinta posição.

Com uma geração 2004 que ganhou seus primeiros minutos nas competições sub-17 em 2020, Júnior Câmara corre contra o tempo para colocar suas ideias em prática. O técnico ressaltou que a fome de aprendizado dos jovens é algo que pode sobressair nesta temporada.

“A primeira semana foi de avaliações, nesta segunda já observamos uma evolução, um entendimento, apesar do pouco tempo de treinamento. O que mais me chamou a atenção é a disposição para aprender, eles são como esponjas para absorver todo o conhecimento. Ficou notório como eles estão com vontade, fome de aprender”, encerrou.

DESTAQUES

Huadson. Foto: Reprodução/ Instagram

Huadson

O zagueiro Huadson chegou ao Fortaleza na última temporada e já vem chamando a atenção pela equipe sub-17. O jogador de 17 anos, que estava na Ponte Preta, foi um dos reservas mais utilizados durante o Cearense, com cinco partidas disputadas. Ele chega a 2021 como uma das apostas da forte defesa tricolor.

 

Pedro André. Foto: Reprodução/ Instagram

Pedro André

Pedro André foi um dos talismãs da equipe sub-17 tricolor em 2020. O meia de 16 anos, que está no Leão desde a última temporada, fez seis partidas no Campeonato Cearense. Vindo do banco em todos os jogos, ele marcou dois gols e foi decisivo  na conquista do título, podendo ser uma das referências em 2021.

 

Emyllio. Foto: Pedro Chaves/ Divulgação

Emyllio

Outro meia que ganhou seus primeiros minutos na categoria sub-17 em 2020 foi Emyllio. O jovem de 16 anos está no clube desde 2018 e já conhece a metodologia de trabalho desenvolvida no Tricolor. Apesar de ter feito apenas duas partidas no último Cearense, sendo uma como titular, ele pode ganhar mais espaço e se destacar em 2-021.

 

TÉCNICO

Júnior Câmara. Foto: Thais Pontes/ Fortaleza

Júnior Câmara

Com experiência nas quadras e nos gramados, Júnior Câmara chegou ao Fortaleza há algumas semanas. O técnico passou oito anos no Sport, onde acumulou conquistas trabalhando com o futsal masculino e feminino e como auxiliar da base. Ele estava no Vila Nova em 2020, onde era auxiliar do time profissional, antes de chegar ao Leão do Pici.

Auxiliar Técnico: Daniel Rocha

Preparador Físico: Heberth Estefany

Treinador de Goleiros: Mailson Lima

ÚLTIMOS RESULTADOS

Estreante em competições nacionais de base, o Fortaleza nunca disputou o Brasileirão, a Copa do Brasil ou a Taça BH nas edições sub-17. No âmbito regional, o clube vem de duas conquistas referentes à temporada de 2020: a Copa Seromo e o Campeonato Cearense. O título estadual, inclusive, não vinha desde 2014, somando dois vices em 2016 e 2019 e também da Copa Seromo em 2017.

ESTREIA DEFINIDA

A CBF definiu na última terça (09) os grupos e a tabela detalhada das primeiras rodadas do Brasileirão Sub-17. O Tricolor está no Grupo B, ao lado de Athletico-PR, Atlético-MG, Chapecoense, Corinthians, Fluminense, Internacional, Santos, Sport e Vasco.

A equipe estreia no dia 10 de abril, sábado, às 15h, diante do Fluminense, nas Laranjeiras, no Rio de Janeiro.

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...